28 de septiembre de 2017

(Review 154) - A ascensão do mal

The wicked will rise
Danielle Paige

Roca Editorial / Rocco 


2/4 da saga Dorothy tem que morrer
1. Dorothy tem que morrer
2. A ascensão do mal
3. Yellow brick war
4. The end of Oz

3504 Páginas
 Fantasia / Romance / Juvenil  
Goodreads /Amazon / Casa del Libro / Skoob   

** Para leer esta reseña en español, haz click AQUI
Meu nome é Amy Gumm - e eu sou a outra garota do Kansas. Depois que um tornado destruiu o estacionamento de trailers onde eu morava, acabei indo parar em Oz. Mas não era a Oz que eu conhecia dos livros e filmes. Dorothy tinha retornado, mas agora era uma ditadora implacável. Glinda não podia mais ser chamada de Bruxa Boa. E as bruxas do mal que sobraram? Uniram forças para criar a Ordem Revolucionária dos Malvados e queriam me recrutar. Minha missão? Matar Dorothy. Só que minha tarefa de assassina não saiu conforme o planejado. Dorothy ainda está viva. A Ordem desapareceu. E o lar que tanto queria deixar para trás pode estar em perigo. De algum jeito, numa terra distorcida e dividida, preciso encontrar a Ordem, proteger a verdadeira soberana de Oz, derrotar Dorothy e seus capangas - e tentar descobrir o que realmente estou fazendo aqui. Mas num lugar onde a linha entre o bem e o mal se desloca de acordo com a rajada do vento, em quem afinal eu posso confiar? E quem é realmente do mal? 
 Resenha:

Segunda parte de Dorothy tem que morrer!, A ascensão do mal foi uma sequência que levava pendente na estante para ler há meses praticamente (por aqui a tetralogia inteira já foi publicada) e, levando-se em conta de como curti a primeira parte, obviamente tinha umas expectativas grandes para essa segunda parte. No entanto, infelizmente, A ascensão do mal não manteve a intensidade da primeira parte e perdeu bastante do seu toque formidável. O ritmo decai, a história parece travar em um determinado ponto e a verdade é que não me prendeu tanto. Pode ser que eu não estivesse no momento para ler fantasias, acontece esse tipo de coisa. Porém, avaliando num contexto geral, acho que foi precisamente a insistência da autora em tentar inserir um romance super desnecessário (além de ser exageradamente brega e precipitado) o que me desanimou de vez com a história. 

A trama em si não está tão mal. A ambientação de Oz é certamente o grande acerto. Me encanta as descriçoes precisas utilizadas pela autora e como consegue nos fazer visualizar esse mundo macabro de Oz quase que instantaneamente. Muitos mistérios se revelam em A ascensão do mal e outros quantos mistérios surgem, chegando até o ponto em que nada fica como parecia ser de início. Eu adoro essa enorme capacidade que Danielle Paige tem de dar um giro de 180º na história e deixar o leitor boquiaberto. Acho que aí se explica a necessidade que ainda sinto de continuar com a série e descobrir logo o que nos deparará a terceira parte, Yellow brick war (ainda sem título em português).

A protagonista Amy Gunn nesta segunda parte também parece retroceder um pouco. Eu amei como ela estava valentona na primeira parte, a rapidez com que sacava as coisas sem demasiadas explicaçoes. Nesta segunda parte Amy parece ficar andando em circulos, confusa, com ares de tonta por causa dessa paixonite instantanea que não convence em nada... Ao meu ver em muitos momentos Amy atuou como uma simples marionete e eu realmente não suporto isso. Há capitulos em que Amy me lembrou aqueles garotos que trabalham para mandar recados e cumprir cronogramas já estabelecidos (office boy seria o termo certo?) e, resulta absurdo ver a personagem dessa maneira pois Amy está ficando mais poderosa, logo, deveria se sentir mais capaz de enfrentar o que quer que se apresentasse adiante dela... Enfim, dificil explicar....
Os viloes da primeira parte (que são exatamente o charme da saga) ficaram totalmente apagados, relegados a papéis bem secundários nesta segunda parte. O Leão, o Espantalho e a Bruxa Glinda por exemplo são praticamente ausentes, e até mesmo Dorothy, a perversa do Kansas, só adquire algo de protagonismo nos capítulos finais. As bruxas da Ordem dos Malvados tampoco aparecem muito e, até aqui, seguem sendo um mistério. Creio eu que essa segunda parte acaba ficando de recheio mesmo, só pra forçar o leitor a conhecer com maior profundidade o lado mais obscuro da Amy e o chato do Nox, um personagem que não consegue me ganhar de jeito nenhum. 

Resumindo, A ascensão do mal é uma segunda parte inferior a sua antecessora. Os viloes super interessantes foram lançados a um segundo plano, e apenas Amy ganha importancia na trama (no entanto retrocede em carisma e personalidade). 
Apesar de tudo, a saga é original, te deixa com uma pitada de curiosidade para seguir lendo e conhecendo até onde vai a história e nos apresenta uma ambientação fascinante, rica em detalhes. Há muitos mistérios abertos ainda por revelar-se e me encantaria conhecer mais de certos personagens como Glinda e Ozma, por exemplo. 
Para quem gosta de retellings e histórias muito fantásticas, Dorothy debe morrer! é uma ótima dica, pois apresenta uma história carregada de magia em um mundo de Oz muito diferente daquele que conhecíamos pelas histórias da nossa infancia.

33260012


Imagen relacionada

Resultado de imagen para danielle page authorDanielle Paige é formada pela Universidade de Columbia e é também a autora da série Dorothy tem que morrer! (Dorothy must to die). Antes de brilhar na literatura juvenil, Danielle trabalhou na industria televisiva, onde recebeu um prêmio do Writers Guild of America Award. Danielle também foi indicada à outros prêmios como o Daytime Emmys. Atualmente, a autora vive na cidade de Nueva York.
Web Page Oficial: http://daniellepaigebooks.com/

Twitter: Danielle Paige



Beijos...

Nos Lemos...


Alice

12 comentarios:

  1. Oi Alice, tudo bem?

    Não conheço a série, mas que pena que a continuação não foi melhor que o antecessor, mas acho que isso é até comum rsrsrrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  2. Oie Alice =)

    É tão triste quando uma série que acompanhamos decai de forma tão drástica =( Eu sempre fico na dúvida se continuo acompanhando a sério ou não depois disso.

    Não conhecia essa série, e no momento não me recordo se ela já foi lançada aqui no Brasil. A premissa me pareceu interessante, mas fiquei um pouco com o pé atrás por causa da falhas que você apontou.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderEliminar
  3. Oie Alice,

    Essa capa é linda e tenho muita vontade de ler a série, mas que pena que não foi o que você esperava. Vou passar pra outra.

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Olá, Alice.
    Acho que por aqui só saiu o primeiro. Que pena que o segundo livro deixou a desejar. Eu não entendo porque tem autores que tem que ficar insistindo em colocar romances nas histórias quando está visível que ele não cabe ali. E ainda por cima o que tinha de bom no primeiro ficou em segundo plano. É uma pena.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice,
    Eu ainda preciso ler a primeira parte, me deixou curiosa por algumas resenhas que li, nem imaginava que já tinham mais três livros.
    Uma pena que nesse segundo deu uma escorregada, mas né, a maldição do segundo livro não para kkkk e amei sobre o que você disse sobre a descrição de Oz, já me deixou mais curiosa. Ótima resenha e amei seu novo layout!

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
  6. Oi, Alice!

    Que pena que o livro decaiu um pouco se comparado aos demais, e a protagonista retrocedeu também. Mas a premissa da série parece ser interessante, acho que eu leria!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice,
    Pelo título, confesso que fugiria da leitura.
    Mas amei o fato de ser uma releitura do Mágico de Oz, é diferente.
    Uma pena que não vale tanto a pena...
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Olá Alice!
    Seu blog é lindo! Obrigada pela visita na minha página e estarei aqui sempre para conferir as novidades! Não conhecia essa série, porém eu gosto mais de livros únicos... apesar de que essa parece ser bem interessante :)
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderEliminar
  9. Olá, que história interessante. Não conheci e achei que a premissa me chamou atenção. Vou dá uma pesquisada nos livros.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Oi
    pena que não curtiu tanto esse, cnfesso que a sinopse lembrou uma série que assisti e já foi cancelada, mas fiquei curiosa com ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  11. Não conheço a série, muito menos a autora, mas fico triste pelo segundo livro não conseguir manter a qualidade. Infelizmente, acontece com muitas séries do autor se perder em alguns dos livros, principalmente por causa do romance que deseja inserir na história.
    Enfim, fico triste por não ter superado as suas expectativas. Eu não me interessei tanto, então não pretendo lê-lo por agora.
    Magia é Sonhar

    ResponderEliminar
  12. Gostei da resenha Alice. Não conhecia a trilogia, mas achei a proposta bem interessante. Infelizmente é uma pena que este segundo livro não tenha te agradado completamente. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar