(Review 168) - Heartless

em 22 de diciembre de 2017

Heartless
Marissa Meyer

V&R Editoras (Argentina) / Editorial Hidra

512 Páginas
 Retelling / Fantasia / Romance / Juvenil

Goodreads /Amazon / Book Depository / Skoob
★★★
*** Para leer esta reseña en Español, haz click AQUI
Catherine é uma das donzelas mais desejadas do País das Maravilhas e a favorita do ainda solteiro Rei de Copas. No entanto, ela tem outros interesses: seu maior desejo é abrir uma doceria junto à sua melhor amiga e surpreender o Reino com seus deliciosos manjares. Mas a sua mãe tem uma opinião bem diferente e acha tudo isso uma insensatez para a vida de uma jovem com potencial para ser a futura Rainha de Copas. Durante o baile de gala em que poderia inclusive receber a proposta de casamento do rei, Catherine conhece Jest, o atraente e misterioso bobo da corte. Pela primeira vez ela sentirá a força da atração. Correndo o risco de ofender ao rei e enfurecer aos seus pais, Cath e Jest iniciam uma relação secreta. Catherine está decidida a escolher seus próprios caminhos, e isso inclui amar quem deseja. 
 Resenha:
Heartless é um livro que desejava ler ainda este mês. Desde que foi publicado li sempre diversas opiniões positivas no Goodreads e, o fato de tratar-se de uma história autoconclusiva, escrita pela talentosa Marissa Meyer me deixava ainda mais intrigada. Alie-se à isso o detalhe de que é um retelling da história da infame Rainha de Copas (Reina de Corazones) do clássico de Alice no país das maravilhas, minha curiosidade multiplicava. Entretando, talvez justamente por ansiar demais, terminei o livro frustrada, pois embora tenha sido um bom livro, não foi para nada a obra magnifica que esperava encontrar. 

Primeiramente achei Heartless um livro bastante denso. A história demora pra engrenar e até certa parte a história me pareceu cansativa, eu não conseguia ter interesse em seguir lendo. Junto à isso, a personagem principal Catherine tampoco coopera para que a leitura se faça interessante. Catherine, aquela que futuramente se fará conhecida pela frase: "Cortem-lhe a cabeça" me pareceu uma jovem bastante sem graça. É uma protagonista sem magia, com pouco carisma, até mesmo tola. Seu comportamento submisso e passivo me exasperava, faltou mais atitude em Cath, ela foi demasiado volúvel, frágil, deixando-se levar. Esperava por alguém mais determinado, disposto a sacrificar-se por esse grande amor que acreditava sentir, mas me desapontei porque Catherine atua de maneira tão covarde que inclusive me pareceu dificil crer no amor que ela dizia sentir por Jest.
Apesar da autora conseguir conectar de maneira inteligente a trama original do clássico com sua história, Catherine foi dificil de compreender. Na verdade, entender porque ela se tornará uma monarca arbitrária, louca e prepotente foi fácil, dificil mesmo foi crer em suas motivações, em suas atitudes, pois é um personagem que se contradiz à todo o instante e que vacila mesmo diante das situacões mais banais. Catherine não é vitima. Se ela sofre ou é oprimida considero que é por eleição própia, mais que tudo. Catherine jamais diz não, ela não reage, permite que os outros decidam por ela, inclusive nos momentos em que sua vida e destino parecem pender por um fio. E justamente por conta dessa insegurança, ela paga o preço mais alto, condenando-se à tornar-se o odiado personagem que conhecemos no clássico de Alice. Em resumidas contas, Catherine é uma protagonista apática, sofrivel, uma boneca de porcelana que precisa ser guiada e manejada por outros, incapaz de reagir. E isso me tirou do sério no personagem. 

O ponto alto do livro acaba sendo os outros personagens que agregam à história toda a magia que Catherine não é capaz de manter. O Chapeleiro Maluco, a Lebre, o Gato Cheshire, Jest o bobo da corte, o próprio Rei de Copas e o Coelho agregam emoção à história e resultam ser personagens mais interessantes do que a protagonista vazia. A trama se salva justamente por conta das histórias paralelas, pois o leitor à todo o momento sente a curiodade natural em desvendar os perigos que ameaçam o Reino de Corações, através da figura sinistra do Jabberwocky, um monstro ameaçador que parece haver surgido do nada e carrega consigo um mistério dificil de desvendar. Além disso, a ambientação magnifica que a autora consegue trazer é todo um acerto. Marissa Meyer realmente consegue fazer o leitor visualizar o mágico Reino de Corações com todas as suas esquisitices e peculiaridades, a autora é ótima em suas descrições, bastante precisa sem tornar-se repetitiva ou pesada. 

A narração como disse anteriormente, me pareceu lenta, densa, bastante diferente de sua outra famosa obra, a tetralogia As Cronicas Lunares
Heartless demora pra tomar folego, tudo parece acontecer na velocidade de um conta gotas e em virtude desse ritmo mais pausado, da história sem ação e da protagonista sem carisma demorei bastante em conseguir finalizar o livro (planejava termina-lo antes do final de Novembro mas se tornou impossivel pois lia alguns capitulos e logo me cansava).

Enfim, viva as diferenças! Heartless é um livro que possui uma pontuação bastante alta no Goodreads e que tem agradado grande parte dos leitores portanto, eu sou a exceção! De modo que, se esse livro está na tua TBR e te apetece ler uma versão alternativa sobre a Rainha de Copas antes da chegada da Alice, não desanime por causa dessa resenha. Não foi o meu livro do ano, admito, mas isso não impede que seja o seu. 


Imagen relacionada

Resultado de imagen para marissa meyerMarissa Meyer (Tacoma, Washington) escritora americana, frequentou a Pacific Lutheran University, onde se formou em escrita criativa. Durante cinco anos trabalhou como editora de livros e escreveu vários relatos de ficção baseados no mangá de Sailor Moon com o pseudonimo de Alicia Blade.
Ficou conhecida já em seu livro de estréia, Cinder, a primera parte de Cronicas Lunares, uma série de livros que mistura romance juvenil com um futuro distópico. 

Web Page Oficial: http://www.marissameyer.com/

Twitter: Marissa Meyer 






Beijokas!!!

Nos Lemos...


Alice

22 comentarios:

  1. Oi, Alice.
    EM relação a mudança do blog, fico feliz que tenha gostado. Infelizmente minha família não tem me apoiado tanto porque eu mudei, disseram várias coisas, que o nome antigo era melhor, mesmo sem ver meus motivos, enfim.. me deixaram bem desanimada com a questão do nome que escolhi, fiquei me questionando se era o certo e se eu realmente tinha gostado, mas agora já foi então não dá pra chorar mais.

    Em relação ao livro, eu sempre quis entender melhor O País das Maravilhas, mas eu nunca gostei muito de Alice, acho uma história superestimada demais e todas as releituras possíveis que existem eu acabo não lendo, mas é uma pena que a protagonista seja tão sem graça, a gente tá tão acostumada com protagonistas empoderadas que essas assim não atraem nossa atenção. Eu amei a Cinder da Marissa Meyer, pena que não colou com Alice.
    Beijos
    Suddenly Things

    ResponderEliminar
  2. Oi Alice.
    Eu adoro adaptações do clássico. Não sou muito fã do original, apesar de amar s personagens e o ambiente que o autor criou, mas a Alice que atrapalha ahahaha. Não consigo gostar dela de jeito nenhum, por isso sempre me jogo nas adaptações que surgem. E esta eu não conhecia. =D
    Mas é uma pena que vc tenha achado a protagonista chata =/

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
  3. Apesar de você não ter gostado tanto, fiquei bastante curioso com essa história devido às suas referências do universo de Alice, já anotei a dica! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  4. Oii Alice, amei a sua resenha , e fiquei interessada no livro, gostei da sinopse além disso essa capa tá linda né
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice!
    Eu gostei da resenha, porém ultimamente eu li dois livros com esse mesmo universo de Alice no Pais das Maravilhas, e acabei ficando enjoada...
    Mas, eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, e espero gostar da leitura, porque essa obra que você expressou sua opinião eu gostei.


    ░ Beijoss, Enjoy Books

    ResponderEliminar
  6. Oi, tudo bom? ❤
    AAAAAAAAA, eu não acredito que este livro seja. tão. chato. assim!!!!!! SOCORRO, todo mundo criou tantas expectativas com ele, inclusive eu que queria muito lê-lo, e essa história de Alice no País das Maravilhas me encanta tantoo! www.residiu.tk

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. MEU COMENTÁRIO CORTOU! AAAAAAAA. Voltando, outras pessoas comentaram a respeito, e realmente esse livro só ganha pela capa e edição, MEU DEUS EU TO ATE AGORA BABANDO NELE :( Eu li ele as primeiras páginas, achei asssim... HM, TALVEZ SEJA LEGAL... mas fui lendo e cansei kkkkkkkkkk

      Eliminar
  7. Olá!
    Eu não tive contato ainda com a escrita da autora, mas já ouvi muito sobre As crônicas lunares. Não sei optaria pela leitura, já que o gênero não me atrai tanto pra leitura, mas quem sabe em algum momento possa vir a mudar. Sobretudo, gostei bastante de conhecer mais dessa obra através das suas considerações.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  8. Oi Alice!
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho vontade. Pena que com esse não funcionou muito bem.

    Feliz natal! :)
    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
  9. Oi Alice, tem váriso livros que todo mundo ama menos eu, o contrário tb heheheheehe uma pena ter sido um tanto frustrante, mas eu curti a sinopse!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  10. Ahhh..Que pena que a leitura não promete tanto como a sinopse, que parece bem interessante!
    Não conhecia o livro, talvez um dia dê uma chance à ele!


    Um super beijo

    Livros em Contexto

    ResponderEliminar
  11. Que pena que a leitura não te agradou muito. Gosto muito da autora e li algumas opiniões bem positivas, mas claro, todo mundo tem uma experiência diferente com a leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderEliminar
  12. Oii
    Confesso que adoro o mundo de fantasia da Alice no país das maravilhas e da Rainha de Copas, acredito que esse livro deve ser muito bom, uma pena que você não curtiu tanto. ADorei saber sua opinião sobre a obra, adorei o post.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderEliminar
  13. Olá, tudo bem?

    Eu curto bastante livros de literatura fantástica e esse livro em especial eu não conhecia. É uma pena que a leitura não tenha te conquistado, tenho curiosidade e vontade de conhecer a escrita da autora e espero ter a oportunidade de ler suas obras.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  14. Olá, legal que o livro consegue fazer o leitor visualizar bem os cenários e se interessar pelas tramas paralelas, mas pena que a personagem principal não lhe agradou. A premissa dessa releitura é bem interessante.

    ResponderEliminar
  15. muito legal esse livro, diferente ver um principe que quer abrir uma doceria, ja gostei!
    vou inclur na minha lista

    ResponderEliminar
  16. Olá, tudo bem? Nossa, é uma pena que você não tenha curtido a estória tanto quanto esperava... Fiquei interessada na obra, só não sei se leria neste momento.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  17. Gosto da ideia do livro, mas desanimo com livros densos, ainda mais com personagens que não me identifico, assim como Catherine, já não gostei dela pelas coisas que disse.
    Talvez eu devesse ler, pois posso estar perdendo uma grande história, mas as vezes prefiro não me arriscar e passo a dica rsrs, mas uma pena a leitura não ter te agradado tanto.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. oi. nunca havia visto o livro e já estou sedenta de vontade com a obra. 'Catherine não é vitima' como assim? se na própria sinopse diz que mãe tem outras aspirações para ela, o que uma mãe diz para uma filha tem consequências fortes em suas decisões como adulta por muito tempo, até que se consiga quebrar esse ciclo. No entanto, eu não li o livro, como disse, só estou na vontade, pois gostei da proposta, talvez, ao ler, tenha a mesma sensação que você.

    ResponderEliminar
  19. Não sei se conseguiria ler, este lance de uma narrativa tão lenta e a personagem sem carisma acabam frustando minhas pretensões.
    Bjs, Rose

    ResponderEliminar
  20. Olá!

    Não conhecia o livro, mas não me chama tanto a atenção, só gostei da capa mesmo, bem bonita.

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    Não conhecia ainda essa releitura, mas devo admitir que a história de Alice No País das Maravilhas de longe é que eu menos gosto, por isso acabo passando longe de releituras como essa. Uma pena que a protagonista foi fraca também. Gostei das considerações que você fez, mas infelizmente eu não leria.

    beijinhos!

    ResponderEliminar