13 de enero de 2018

(Review 169) - Três Coroas Negras

Three Dark Crows
Kendare Blake

Globo Alt / Océano Gran Travesía / Del Nuevo Extremo 

304 Páginas
 Fantasia / Romance / Juvenil

Goodreads / Amazon / Casa del LibroSkoob
★★★
*** Para leer esta reseña en Español, haz click AQUI
A cada geração na ilha Fennbirn nascem rainhas trigêmeas: três herdeiras da coroa, cada uma com um poder mágico especial. Mirabella é uma elemental, capaz de produzir chamas e tempestades com um estalar de dedos. Katharine é uma envenenadora, com o poder de manipular os venenos mais mortais. E Arsinoe é uma naturalista, que tem a capacidade de fazer florescer a rosa mais vermelha e também controlar o mais feroz dos leões. Mas para coroar-se rainha, não basta ter nascido na família real. Cada irmã deve lutar por esse posto, no que não é apenas um jogo de ganhar ou perder: é uma batalha de vida ou morte. Na noite em que completam dezesseis anos, a batalha começa. 
 Resenha:


30240773Essa foi minha primeira experiência com a escrita da autora Kendare Blake. Sua bilogia anterior, Anna vestida de sangue, possui resenhas mistas, alguns amaram outros se sentiram desapontados, especialmente com a segunda parte da história. Com Três Coroas Negras desde o inicio tentei ir sem criar expectativas, na verdade tinha o pé atrás com a saga, pois esse livro foi escrito inicialmente com o propósito de ser uma bilogia. Com o sucesso da trama a autora resolveu extender a historia para uma tetralogia. Esse é o tipo de coisa que sempre me deixa frustrada. Não termino por entender pra quê esticar tanto a história. Na maioria das vezes o intento acaba falhando (perguntem a Kiera Cass que tal a acolhida da quarta e quinta partes de A Seleção) e o que poderia ser uma história memorável termina por ser uma trama maçante, repetitiva e até mesmo incoerente.

A premissa é bem legal. Três irmãs destinadas à se tornarem rainhas, porém, apenas uma deverá governar. As outras duas serão assassinadas pela grande vencedora. Cada uma delas recebeu um dom.
Mirabella é uma elemental. Ela consegue controlar forças da natureza, os elementos do fogo, ar, água e terra. Mirabella consegue dançar ao redor do fogo sem queimar-se, ela pode invocar um raio e destruir um lugar inteiro, ela pode manejar o fluxo das águas do mar. 
Arsinoe é uma naturalista. Ela entende, fala e se conecta aos animais. O naturalista inclusive tem um familiar. Familiar é um animal intimamente conectado ao naturalista. Os pensamentos, as atitudes e as sensações são compartilhadas e quanto maior e mais selvagem o animal, maior o poder do naturalista.
Katharine é uma envenenadora. Ela resiste à qualquer veneno. São sua especialidade. Trabalhar com venenos é seu dom, eles são sua fonte de energia, seu alimento e sua forma de defesa. 
Por duzentos anos os envenenadores assumiram o poder de todo o reino. Eles comandam o Concílio e decidem tudo com mão de ferro. Mas agora, o Templo das Sacerdotisas, a força religiosa do reino, decidiu escolher um lado, e estão dispostos à alçar a poderosa Mirabella ao trono. Por outro lado, os naturalistas tampoco ficam atrás, e também tem planos. Arsinoe pode contar com a ajuda de sua guardiã, a poderosa Jules, que não apenas está disposta a protegê-la como também está disposta à ajudá-la a vencer Katharine e Mirabella.

"Três bruxas de negro num vale vêm ao mundo,
Pequenas doces trigêmeas
Nutrem um ódio profundo

Três bruxas de negro, lindas de se ver
Duas a serem devoradas, 
e uma Rainha por ser".

A narrativa em terceira pessoa foi uma ótima escolha nessa trama. Acho que ficou mais fácil entender os passos de cada personagem. A escrita de Kendare Blake é linear, pausada, é o tipo do livro que durante os primeiros capítulos resultará inclusive cansativo. Não é o tipico livro de fantasia carregado de ação e movimentações mirabolantes, a história vai indo em ritmo mais lento mesmo, vamos conhecendo a rotina de cada uma das três rainhas, tendo acesso não apenas às suas personalidades mas também aos que estão ao seu redor, os poderosos incumbidos de guiá-las.

34757803Foi um pouco complicado entender a história. Kendare Blake desaproveitou a ambientação. Acho que a autora poderia ter mostrado ao leitor maiores detalhes sobre o lugar onde a história ocorre, ficamos praticamente à cegas com relação à isso. Além disso, ao meu ver, são muitos personagens inseridos de uma vez na trama e o leitor demora pra identificar quem é quem na história. A impressão que temos é a de que muitos foram introduzidos na trama precipitadamente (como é o caso da tia Caragh, que é citada em vários momentos porém o leitor carece de informações sobre ela), enquanto outros por mais que apareçam, são tão irrevelantes que o leitor facilmente os esquece.

Das quatro histórias de amor apresentadas na trama, nenhuma delas me convenceu completamente. Me pareceu tudo muito instantaneo, superficial e até mesmo encenado. Nenhum dos romances me pareceu genuino e sinceramente acho que foram desnecessários. 

Quanto às três protagonistas, Mirabella foi a minha favorita (#TeamMirabella). Embora no começo ela aparentasse ser uma garota fria e arrogante, ao longo da trama revelou-se como a mais coerente das irmãs, a mais realista. 
Katharine me pareceu demasiado pura, inocente, ingênua. Tratando-se de uma garota que cresceu no circulo de maior poder, lidando com venenos e personagens de caráter forte, acho que Katharine merecia ter sido retratada como uma pessoa diferente. Ela carece de carisma nesta primeira parte.
Arsinoe me pareceu insuportável, um personagem detestável na minha opinião. A autora tenta passar a imagem da garota simples, rebelde. Aquela que cresceu livre. Mas ao longo do livro me pareceu uma menina vingativa, rancorosa e egoísta, em suma, odiosa. Além disso, o personagem acaba sendo eclipsado por Jules, sua guardiã, que termina por ser mais interessante  que a rainha naturalista e nos capitulos focados em Arsinoe o leitor fica com a sensação de ter conhecido Jules muito mais intimamente do que a própria Arsinoe.

O final é bem conduzido. Apesar de não ser um livro carregado de ação, os eventos finais são intrigantes o suficiente para manter no leitor a curiosidade em seguir com a série e saber oque ocorrerá com cada um dos personagens, especialmente Katharine.

Em resumo, Três Coroas Negras é o tipo do livro que recomendaria à qualquer leitor iniciar sem grandes expectativas, esperando apenas ser surpreendido em algum momento. Sua narrativa densa, pausada, pode resultar frustrante para alguns leitores que buscam um livro de reviravoltas, porém, num contexto geral a história é interessante e tem bastante potencial para se converter em uma saga original. Meu único porém é saber se Kendare Blake realmente conseguirá manter o nível da história em mais 3 livros ou se acabará perdendo o fio em algum momento. Já veremos que surpresas nos reserva sua continuação, Um Trono Negro, já publicada no Brasil pela Globo Alt.

36398384

Imagen relacionada

Resultado de imagen para kendare blakeKendare Blake nasceu na Coreia do Sul e foi criada nos Estados Unidos, onde se formou em Administração de Empresas. Mais tarde, ela completou um mestrado em Escrita Criativa pela Universidade de Middlesex (Londres) e, desde então, suas histórias têm aparecido em várias publicações. Em 2011, ela estreou com o romance jovem adulto Sleepwalk Society mas certamente o livro que marcou um antes e um depois na carreira foi Anna Dressed in Blood, juntamente com a sua sequencia, The Girl from Hell.

Web Page oficial: http://kendareblake.com/

Twitter: Kendare Blake



Beijokas!!!

Nos Lemos...


Alice

27 comentarios:

  1. Oi Alice,

    Não tinha percebido que era da autora de Ana Vestida de Sangue.
    A trama em si me chama atenção, mas sem muitas expectativas para leitura.
    Pretendo dar uma chance futuramente.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderEliminar
  2. Oiie, tudo bom? Amei o post, gostei mais de " As três coroas negras" é o tipo de livro que eu adoro ler, principalmente por ser um romance que tem princessas e todas essas coisas juvenis. Ameeei ^^

    ResponderEliminar
  3. Oi Alice...
    Parabéns pela resenha! Você conseguiu mostrar todos os pontos positivos e negativos, sem deixar spoiler. Achei interessante a premissa, mas depois de ler a resenha, prefiro não colocar a série na minha meta de leitura. Ando com o tempo muito corrido e se pego livros maçantes, não vou conseguir concluir a leitura.

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice! As capas originais são bem bonitas. Não ando lendo muito fantasia, mas gosto quando tem uma boa ambientação, uma pena que não foi bem o caso, mas eu espero que vc curta mais os próximos livros!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  5. Confesso que não é o tipo de leitura que eu faça mais. Já li muita fantasia e distopia na vida, hoje eu já não me animo mais. Porem, obrigada pela dica. Está ótima sua resenha.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Oi Alice, tudo bom?
    Eu quebrei muito a cara com esse livro. A autora enrola 200 páginas com coisas desnecessárias em vez de focar na construção de mundo e desenvolvimento das personagens. Ai nas últimas 50 pgs corre com tudo e eu fiquei ??????????? com a brusquidão das cenas.
    SEM FALAR NAQUELES ROMANCES FULECOS QUE AAAAAAAAAAAA. Os homens desse livro, tudo um bando de embuste. Não aguento. Torram minha paciência.
    O fato de ela ter estendido pra uma série me desanimou ainda mais. Provavelmente não vou ler os outros :/
    Gostei bastante da resenha, concordo com todos os teus pontos!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice,
    Ah, quero ler algo da autora, mas com essas ressalvas a gente vai com calma.
    Tinha simpatizado com a moça que fala com os bichinhos, mas uma pena que ela tem todos esses defeitos ignorantes q mds. Mas, fiquei curiosa pra saber se vai morrer irmã mesmo e dar treta hahaha. Adorei a resenha e sua sinceridade.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) Mesmo que com alguns inconvenientes...

    E uma pena que todos os romances tenham sido assim tao superficiais e instantâneos. Odeio quando tudo e tao encenado assim!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderEliminar
  9. Oi Alice,
    A capa desse livro me deixa encantada <3
    E mesmo com essa observação de ser uma leitura densa, quero conhecer a história em breve.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Oi Alice! Li um livro esta semana que tinha até uma história interessante, mas a autora não nos ambienta e somos jogados uma realidade confusa que demora para ser absorvida. Na verdade tem coisas que não entendi até agora. Acho de suma importância nos ambientar, precisamos sentir que estamos dentro da história. Quanto a esta série, eu deixei de lado quando vi muitos comentários negativos e no momento vou aguardar resenhas da sequencia para ver se melhora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice!
    Eu gostei bastante desse livro, mas assim como você também tive algumas ressalvas, espero que algumas coisas sejam melhores explicadas nos próximos volumes.
    Ahh, também sou team Mirabella haha

    Beijos
    colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderEliminar
  12. Oii Alice, tudo bem? eu quero ler esse livro, mas vi tanta gente que não gostou que dei uma desanimada, mas quando for ler vou seguir seu conselho e ler sem expectativas até pq eu acho a sinopse super diferente e original.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Oi, Alice. EU já li Anna vestida de sangue e amei, ao menos o primeiro livro, não sei ainda quando irão lançar o segundo. Eu tentei ler esta história mas o começo foi maçante demais. Só deu tempo de conhecer Arsinoe, que achei meio estranho a narrativa sobre ela, já que como comentou, eu conheci melhor Jules que a personagem, enquanto Katherine tem uma narrativa melhor já que é voltada para a própria personagem, apesar de aparecer realmente fraca. Espero poder voltar a ler a obra mas acho difícil.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderEliminar
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, fantasia não é o gênero que leio. Achei sua resenha incrível, mas não lerei! Não é meu gênero mesmo! Adorei seu blog!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Olá.

    Achei bastante interessante a premissa do livro, mas confesso que não criei muitas expectativas para essa obra, talvez porque não seja meu tipo de livro ou algo assim. Parabéns pela resenha.

    www.paginasamais.com

    ResponderEliminar
  16. Oi, Alice!
    Menina, eu não queria ler esse livro e agora que descobri que era pra ser duologia e virou quadrilogia, eu passo longe. Não sou obrigada hahahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  17. Olá!

    Ainda não conheço o livro e não li nada dessa autora pois fantasia não é o meu gênero favorito. Mas você está de parabéns pela resenha, muito bem escrita.

    bjos :*

    agarotadaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  18. Olá, Alice.
    Vim conferir a sua resenha porque tenho os dois livros aqui mas li tantas resenhas negativas que acabei desanimando. É uma pena porque a premissa da história é incrível. Não sei o porque os autores hoje me dia só pensam em ganhar dinheiro enrolando em trilogias e séries. Os dois livros são tão finos que daria bem para ser um só. Mas...

    Prefácio

    ResponderEliminar
  19. Eu adorei a resenha e adorei que tenha ela em espanhol (já sei aonde vir praticar a leitura!). Eu ainda não li nada dessa autora, mas mesmo com tantas resenhas negativas, eu sempre fico curiosa.

    ResponderEliminar
  20. Oi Alice, sua linda tudo bem?
    Acredita que eu não sabia que era a mesma autora de ana vestida de sangue? Agora que cruel as irmãs terem que se enfrentar e duas morrerem. Por que não podem sobreviver e ser apenas um duelo? E ter esse poder de envenenamento é um trunfo, mas algo muito ruim. Já vi que irei gostar como você da Mirabella. Estou louca para ler a série, tomara que os outros volumes sejam bons também. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. Oi,
    Acho a capa desse livro super chamativa, gostei muito. Achei o enredo diferente também. Já deu para ficar nervosa imaginando quem irá vencer! E se vencer a pessoa errada? Vou colocar na minha lista. Parabéns pela resenha.
    Bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  22. Heeey, tudo bem? Adorei tua resenha Eu mesma já postei minhas impressões sobre esse livro e amei como nossas opiniões ficaram tão diferentes haha Só pra começar eu amei a Arsinoe e o quanto ela não se encaixa nas regras propostas para as rainhas. Se você já leu Um Trono Negro, vai entender porque é tudo tão diferente. Não gostei tanto de Três Coroas Negras mas me apaixonei por Um Trono Negro. Quando ler o segundo me avisa, vou amar trocar opiniões contigo.
    Beijos
    https://maresialiteraria.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  23. Oi Alice, tudo bem?
    Estou bem confiante este ano e por isso acredito que vou conseguir dar uma chance para esta leitura. Esperando aquelas promoções doidas para tentar comprar rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
  24. Olá Alice, tenho bastante vontade de ler esse livro e pelos seus comentários o enredo esta bem bacana *-* Adorei a dica.

    ResponderEliminar
  25. Oi.
    Não conhecia essa série.
    Amo o gênero, mas, sinceramente, se tem uma coisa que me desanima é essa tendência a estender demais a história, os autores normalmente se perdem quando fazem isso.
    Gostei da premissa de irmãs lutando até a morte pelo poder. Acho interessante e ficaria esperando elas se rebelarem contra isso.
    Não gosto de narrativas pausadas no gênero e a falha na ambientação me incomodou um pouco também. Então é um livro que eu leria sim, mas já com expectativas não tão altas.
    Parabéns pela resenha, ficou excelente.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  26. Oi Alice! Tudo bem?
    Já li várias resenhas desse livro e várias foram positivas. As outras, como a tua, não muito animadoras ou até negativas, mas, acredito que a autora, propositadamente ou não, agiu assim para deixar pontos para os outros livros, que eu espero que se saiam melhor que esse primeiro. Se bem que já ocorreu de alguns primeiros livros não serem bem grande coisa e no fim acabarem em uma série muito boa.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Pra ser sincera não li nada dessa autora, apesar de ainda querer saber a minha opinião sobre Anna vestida de sangue, contudo em sua resenha me chamou atenção o fato de 3 buscarem o trono e somente 1 pode conseguir, mas o fato de cada uma ter algum poder, magia e etc, me desanimou um pouco, ultimos tempos li alguns livros com magia, alguns foram muito legais, outros tipo ficou exaustivo, mas quem vendo por esse lado, quem sabe bem mais pra frente eu consiga dar uma chance para a serie.

    Viviana

    ResponderEliminar