(Review 171) - O segundo verão da irmandade

em 19 de enero de 2018

The Second Summer of the Sisterhood / Segundo Verano en Vaqueros
Ann Brashares

Rocco / SM Ediciones (Argentina / Espanha) / Delacorte Books 

405 Páginas
 Romance / Juvenil

Goodreads / Amazon / Saraiva / Skoob
★★★
*** Para leer esta reseña en Español, haz click AQUI
Assim como Bridget, Carmen, Tibby e Lena tentaram adivinhar o que as Calças trariam no verão seguinte, os leitores também esperaram e ficaram imaginando todas as surpresas que Ann Brashares, a autora, reservara. Pois bem, o sol já está de volta à terra da Irmandade. Depois do sucesso de "A Irmandade das Calças Viajantes", primeiro título da série que também virou filme, as quatro amigas reaparecem em "O Segundo Verão da Irmande", unidas, inabaláveis, espirituosas, engraçadas, com muita coisa maluca para contar, fazendo rir como nunca, e, cedendo espaço, quando necessário, à emoção. 
 Resenha:



6603575Há algum tempo li a primeira parte da série "A Irmandade das Calças Viajantes" e me lembro que a história me encantou, por seu tom descontraído e doce, me fazendo reviver muitas lembranças da minha própria adolescência.

Em O Segundo Verão da Irmandade, Ann Brashares mais uma vez conseguiu trazer à tona muitas emoções e assuntos novos, mudando a vida e a personalidade destes personagens apaixonantes e nos apresentando, de maneira simples e delicada, uma história fresca e juvenil que ao final nos deixa com um sorriso no rosto e 1001 sensações distintas.

Tibby, Lena, Bee e Carmen voltam para mais um verão. 
Tibby está superando a saudade que sente de Bailey, e decide ir fazer um curso de cinema em uma universidade na Virgínia; Bee encontra cartas escondidas e está disposta à encontrar pedaços de seu passado que até então estavam esquecidos; Carmen tem que lidar com o novo namorado da mãe; e Lena deve aprender a abrir mais o coração e deixar o amor entrar.

O começo do livro foi bastante cansativo para mim. Carmen me tirava do sério em 99,9% dos momentos. Acredito que o grande trunfo da autora é exatamente esse. Ann Brashares nos apresenta como um de seus protagonistas um personagem detestável, pelo menos até aqui, e ainda assim, consegue prender o leitor e nos deixar curiosos pelo desfecho de cada um destes personagens, incluindo a própria Carmen.

Bee foi a que mais me conquistou nesta segunda parte. Me lembro que na primeira parte, o personagem não me chamava muito a atenção, porém, nesta segunda parte a autora nos apresenta uma Bee diferente, mais madura do que na primeira parte e bastante valente e independente. Conhecemos um pouco mais das fragilidades que Bee esconde por trás de seu rosto bonito, e isso acaba fazendo o leitor sentir-se muito próximo à personagem.



855841Tibby uma vez mais conseguiu me encantar. Por mais que tente ser alternativa e moderna, a personagem frequentemente esbarra em sua própria simplicidade, e sem saber exatamente o quê fazer, Tibby se vê obrigada a superar e lidar com coisas que nunca havia planejado. Tibby surpreende o leitor em muitos aspectos e consegue ganhar simpatia mesmo nos momentos em que deveria estar molestando.

Lena é um personagem que me causa sentimentos encontrados. Em muitos momentos me pareceu demasiado fria e vazia, porém, o personagem surpreende enquanto a história avança e, conforme Lena se abre à novos sentimentos, o personagem vai ganhando o carinho do leitor, mostrando um lado diferente do que inicialmente se esperava dela.

Carmen, como já disse, me pareceu dispensável e detestável. Egoísta, mesquinha e mimada, é uma personagem que não consegue ganhar meu carinho. Carmen faz coisas graves, não se importa com os sentimentos alheios, é o tipo do personagem que, apesar de ter uma história interessante, para mim é bastante difícil de tragar.

Como já disse, embora tenha um começo bastante lento, à medida que a leitura avança, a história e a narrativa vão prendendo o leitor. Ann Brashares tem uma narrativa simples e leve que parece nos convidar a acompanhar e conhecer a vida dessas meninas à fundo. Os personagens são tão próximos, tão reais e humanos, que em muitos momentos o leitor consegue se enxergar em suas atitudes, reações e sentimentos. 

O Segundo Verão da Irmandade nos traz personagens mais maduras (exceto Carmen...beh), nos traz dramas mais adultos e desta vez as meninas devem tomar decisões mais drásticas.

Resumindo, O Segundo Verão da Irmandade é a continuação de uma maravilhosa história de amizade, amor, perdão, corações partidos, perdas inevitáveis e superação. É uma mensagem de esperança ao leitor, transmitida em uma linguagem juvenil e pura, convidando-nos a esperar pelas surpresas que aparecem na nossa vida quando sequer esperamos. 



Imagen relacionada

Imagen relacionadaAnn Brashares (30 de julho de 1967) é uma escritora americana, e escreve para jovens e adultos. É conhecida principalmente pela série Quatro Amigas e um Jeans Viajante.

Brashares nasceu em Alexandria, Virgínia, e cresceu Chevy Chase, Maryland. Depois de estudar Filosofia no Barnard College, trabalhou como editora para a 17th Street Productions. Depois de sair do emprego, ela escreveu “Quatro Amigas e um Jeans Viajante”, que se tornou um best-seller internacional, e assim, teve mais 3 livros como sua continuação; o último deles foi lançado nos EUA em janeiro de 2007. Em 2005 o primeiro livro da série foi transformado em um filme, e um segundo filme baseado nos outros 3 títulos da série foi lançado em agosto de 2008.

Ann vive em Nova York com seu marido Jacob Collins e seus 3 filhos. 

Web Page Oficial: http://annbrashares.com/

Twitter: Ann Brashares


Beijokas!!!

Nos Lemos...


Alice

12 comentarios:

  1. Oie
    Não é de hoje que eu quero muito ler esta série, eu adoro o filme baseado nesta série.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de livro!
    Sua resenha me deu aquela vontade adorável de lê-lo.Gosto desses livros em que vemos um pouco dos personagens em nós mesmos.
    Não conhecia a autora ou o livro e fiquei intrigada com a série.

    Um super beijo

    Livros em Contexto

    ResponderEliminar
  3. Oi! Eu tenho muita curiosidade em ler os livros, já assisti aos filmes e gostei bastante. Gosto da ideia de acompanhar a vida de quatro garotas. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice! Eu vi apenas os filmes e adoro a história, quero ainda poder ler os livros que parecem ainda melhores. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  5. Oi!

    Eu não tenho a menor paciência para esse tipo de histórias no estilo de Cinco Garotas e Um Jeans Viajante, sei que tem muita gente, mas acho a premissa chata e nada empolgante (e olha que gosto de livros que falam de amizade!).

    Que bom que o livro te empolgou, mesmo tendo um começo bem lento. E que bom se afeiçoou ainda mais as personagens e se aprofundou às suas histórias. Pessoalmente, vou passar a indicação porque, como disse, não me parece interessante.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderEliminar
  6. Oi
    eu nunca li os livros, mas eu já assisti o filme mesmo sabendo que tem muita diferença, eu gosto muito de histórias que envolvem em amizades, acho super legal. Espero que goste do próximo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice, eu ainda preciso ler o primeiro livro, mas pela resenha já deu pra sacar que a continuação é muito boa, mesmo com o começo lento!! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  8. Oi, Alice.
    Eu já assisti o filme, mas acho que era Quatro amigas e um jeans viajante. Talvez não seja mesma coisa, fiquei meio confusa haha Gosto de histórias assim, com personagens legais que podemos de alguma maneira nos vermos refletidas nelas, ainda mais com uma escrita leve e simples assim. Eu adoraria ler esta história.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderEliminar
  9. Gostei da resenha Alice. Li um livro dessa autora há alguns anos atrás e não fiquei tão impactada com a sua escrita. Fico feliz em saber que ela acertou a mão nessa série. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas gostei da proposta e da autora conseguir reunir vários temas em uma só leitura.
    Espero ter contato com a leitura em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não li essa série ainda, mas tenho curiosidade porque amo os filmes. Aliás, pelo que eu vi da sua resenha, acho que o filme se manteve fiel às características das personagens. A única coisa é que fiquei com a sensação de que no filme a Carmen é menos irritante, apesar de ainda ser a mais chata das 4.
    Adorei sua resenha e fico feliz que, apesar do começo arrastado, tenha sido uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Oiee
    Que bacana, ainda não conhecia esses livros mas fiquei bem interessada, devem ser bem envolventes, daqueles para ler rapidinho. Já anotei no Skoob aqui, amei a resenha.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderEliminar