(Review 172) - Um de nós está mentindo

em 21 de enero de 2018

One of us is lying / Alguien está mintiendo
Karen M. McManus

Galera Record / Alfaguara / Delacorte Press 

384 Páginas
 Misterio / Suspense / Juvenil

Goodreads / Amazon / Saraiva / Skoob
★★★
*** Para leer esta reseña en Español, haz click AQUI
Cinco alunos emtram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, está comprometida a estudr em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos de seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus. 
 Resenha:

Sou uma apaixoanda declarada de thrillers juvenis ambientados no high school americano. Acho super viciante essas tramas onde ninguém é o que parece e todo mundo oculta algo grande, geralmente os papéis iniciais se invertem e terminamos surpreendidos ao testemunhar como garotos e garotas de boa índole convertem-se em alguém distinto, alvo dos segredos mais torpes. 

32887579Um de nós está mentindo segue exatamente a mesma fórmula de séries famosas que fizeram sucesso em seu momento. A narrativa me lembrou muito Pretty Little Liars e os personagens, que a principio parecem ser caricatos e clichês, pouco a pouco passam a surpreender o leitor, em suas atitudes e também nas reviravoltas da trama, que aparecem de maneira inesperada. 

Esse é o tipo de história que começamos já tentando fazer deduções e criar as nossas próprias teorias. Karen McManus soube conduzir a história com tanta maestria que, mesmo havendo criado várias teorias para o final, não consegui acertar o verdadeiro desfecho que a autora deu à história. Achei que McManus soube finalizar de uma maneira imprevisivel ao leitor, diferente de tudo o que li, uma solução até mesmo impensada, porém, quando terminamos a última página e começamos a refletir na história lida, concluimos que as pistas estavam lá, à todo momento, porém a autora conseguiu ser astuta o suficiente para jamais permitir-nos intuir o que poderia ocorrer.

Temos aqui quatro protagonistas, Addy, Bronwyn, Cooper e Nate. Toda a trama se desenvolve a partir deles, e tudo o que ocorre terá efeito imediato em suas vidas. Os personagens secundários possuem alguma conexão com um ou mais protagonistas e os capitulos, em primeira pessoa, são intercalados entre os pontos de vista destes quatro adolescentes.
Primeiramente me impressionou as diversas facetas que Karen McManus soube inserir em cada personagem. Todos eles iniciam a trama deixando no leitor a sensação de serem mais do mesmo de sempre, o perfil básico e tipico dos adolescentes desse tipo de história. Porém ao longo do livro todo os quatro personagens evoluem e me impressiona ver como tudo se encaixa de maneira coerente e plausível na trama. 

Certamente, Um de nós está mentindo é muito mais do que um livro teen com um toque de mistério. A história é muito bem planejada pela autora, há diversos plot twists que deixarão o leitor em dúvidas sobre em quem realmente confiar, os personagens aos poucos revelam-se intensos, contraditórios e cheios de nuances imprevisiveis, a narrativa prende o leitor (eu só fui dormir às 2 da manhã após terminar o livro, simplesmente não conseguia mais parar de ler) e o final inesperado encerra com chave de ouro uma história que, apesar de apresentar-se inicialmente como uma trama similar à muitas outras, consegue ao longo de suas 300 páginas tornar-se uma história diferente, extremamente viciante, original que deixará o leitor impactado pelas reviravoltas improváveis que apresenta e por seus personagens, cativantes e ainda assim, suspeitos até que se diga o contrário. 


Imagen relacionada

Resultado de imagen para karen mcmanusKaren M. McManus se graduou em Língua Inglesa no College of Holy Cross e fez uma pós graduação em Jornalismo na Northeastern University. Quando não está trabalhando e nem escrevendo em sua casa em Cambridge, Massachussets, ela está viajando com filho. Um de nós está mentindo é o seu primeiro livro publicado. 

Sitio web oficial: http://www.karenmcmanus.com/







Beijokas!!!

Nos Lemos...


Alice

29 comentarios:

  1. Oi Alice,
    Quero muito esse livro, aqui no Brasil esse livro nem chegou, mas está fazendo um sucesso.
    Com certeza, é o lançamento do momento.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Oi, Alice!
    Pra ser sincera, eu não tenho tanta vontade de ler esse livro... não sei se é o hype ou se eu não estou no clima...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  3. Oi, Alice.
    Eu fiquei tão feliz do lançamento desse livro aqui, mas já tinha me interessado por ele antes porque vi aqui no seu blog alguma indicação dele. Eu gosto de temas assim, a like PLL, porque amo essa série e me divirto muito com reviravoltas, ainda mais quando se passa em escola, acho que me identifico mais com personagens. Já vou ler!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderEliminar
  4. Tenho visto todo mundo postando sobre esse livro, desde que ele lançou e tô doida para ler, assim como você adoro um thriler adolescente, e esse por ele não dar brecha de quem é o culpado me deixa mais animada a ler.

    ResponderEliminar
  5. Oii Alice, menina eu quero ler esse livro desde quando foi anunciado o lançamento, a premissa me chamou a atenção por ter um clima de mistério.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Oi Alice, eu já estava querendo ler este livro mas agora estou desesperada para tê-lo em mãos, adoro um mistério bem feito e ainda mais aquele livro que te envolve tanto que as teorias começam a circular em nossas cabeças, assim que possível realizarei a leitura. Beijos!

    escrevendoerabiscando.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Oie Alice =)

    Recebi esse livro da editora essa semana e confesso que não sei ao certo o que esperar da narrativa. A premissa é muito promissora só espero não me decepcionar.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderEliminar
  8. Eu vi esse livro no skoob recentemente e o título tinha me chamado bastante atenção, apesar de eu não ter lido nem mesmo a resenha! Fiquei bastante curiosa e louca de vontade de ler!

    ResponderEliminar
  9. Oi Alice
    Tenho visto muitas divulgações sobre este livro e já estou doida para ler. Sua resenha é a primeira que leio e pelos teus comentários tenho certeza que irei curtir, adoro este tipo de livro com mistérios que nos prende e deixa curiosos.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Oi Alice,

    Ultimamente só vejo falar desse livro nas redes sociais. Esse toque de mistério me chama muita atenção.
    Já está na minha lista de leitura ♥
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  11. Olá, Alice.
    Eu coloquei esse livro entre os lançamentos desejados do mês hehe. O enredo me lembrou muito PLL mesmo. Gostei de ver sua opinião. Acho que vou gostar da história.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  12. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas acho ótimo que tenhas gostado assim tanto! E que não seja um mero livro teen...

    Que bom que o mistério se alargou para os plot twists e para os momentos imprevisíveis que nos fazem desconfiar de todas as personagens!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderEliminar
  13. Oi, Alice!

    Eu to doidaaaa pra ler esse livro, não vejo a hora de comprar e poder ler! Adoro histórias assim teen com um fundo de mistério, costumam ser bem legais, e com toda a divulgação que a editora está fazendo, não tem como não ficar curiosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    A divulgação desse livro está bastante intensa, tenho visto muitas pessoas apostarem nessa trama e estava bem ansiosa para ler uma resenha. Ainda bem que cheguei à sua primeiro, que está bem escrita e extremamente instigante.
    Fiquei muito curiosa para saber qual é esse final e contente por, apesar de parecer uma história clichê, a autora partiu para uma trama mais original ao longo das páginas.
    Fiquei ainda mais ansiosa para ler.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Olá Alice, tudo bem?

    Desde que fiquei sabendo deste lançamento, já quis conferir. A capa, o título, tudo chama bastante atenção né? Esta é a primeira resenha que li e gostei de saber que o livro é realmente bom. Sou dessas que quando a história está muito boa, não consegue parar de ler também, então tentarei lê-lo logo nas férias.

    Beijos!
    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Eu adoro essas histórias que tem um ritmo tão bom e fluido que não conseguimos largar a leitura. Essa capa já tinha me chamado atenção mas ao ler sua resenha fiquei com vontade de ler e querer saber mais sobre os personagens e os mistérios que os envolve ser eletrizante.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  17. Olá, tudo bem?
    Eu recebi esse livro pela Record, fiquei muito feliz por selecionarem a saga para o clube V.I.B. Eu estou lendo "Um de nós está mentido" e estou curtindo bastante a leitura, essa capa é legal e intrigante. Gostei da sua resenha, está de parabéns!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  18. Oiie

    Já tinha visto esse livro em um ig e fiquei bem curiosa. Com sua resenha, fiquei ainda mais curiosa :)

    Adicionei à lista com toda certeza!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Oi.
    Já estava com vontade de ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Amo criar teorias durante a leituea e amo quando o livro consegue me surpreender e depois fica relembrando as pistas deixadas.
    Com certeza pretendo ler.
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Não tinha visto o livro ainda e pelo visto é daquelas leituras que ficamos em dúvida até o final. Adoro isso em um enredo, pois além de me prender na narração, me faz elaborar inúmeros finais.
    Bjs, Rose.

    ResponderEliminar
  21. Oi Alice!
    Gostei da sua resenha, esse livro parece ser muito bom!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderEliminar
  22. Hey!

    Eu amei a resenha, tenho ouvido muito sobre o livro ultimamente e eu também adoro thrillers que rolam no high school americano, eu acho fenomenal. Ainda não tive a oportunidade degustar a obra mas espero tê-la em breve.
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Oie
    a gente sabe que o livro é bom quando acabamos perdendo o sono né? haha tenho visto bastante divulgação do livro e com certeza chamou muito a minha atenção, adorei o enredo e o toque de mistério e suspense, já estou bem ansiosa pela leitura

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Oi Alice, tudo bem, eu estou morta de curiosidade com esse livro, parece mesmo um excelente mistério!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  25. Vi várias fotos desse livro no instagram e fiquei curiosa. Não cheguei assistir a série que vc citou semelhança, porém tbm adoro histórias com essa pegada. Já anotei essa dica <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
  26. Oii!
    Realmente esse livro tem feito muito sucesso desde o lançamento! Para ser uma ótima dica para aqueles que curtem o gênero, eu não gosto muito de thrillers então não chamou a minha atenção.

    Beijão!
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. Oi Alice! Recebi a prova antecipada do livro e vou ler esta semana, minhas expectativas estão lá em cima espero ser surpreendida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  28. Olá , tudo bem ?

    É muito bom ser surpreendida por um livro , né? Eu amo livros com finais impressionantes e como você disse que essa história prende muito o leitor, não vejo a hora de ler.

    Amei o blog,
    beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  29. Oii Alice!!
    Adorei a leitura desse livro, o final não me surpreendeu tanto, mas gostei da história!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderEliminar