6 de febrero de 2018

Wrap-Up: Leituras de Janeiro


Janeiro foi ótimo em quanto à leituras. Li muito e li coisas boas, que desfrutei e inclusive livros que surpreenderam. No total foram 8 livros lidos, um número ótimo pra mim que costumo ler em média apenas 6 livros por mês. Além disso foram leituras variadas, teve livro sobre apocalipse zumbi, thriller policial, uma narrativa intensa sobre preconceito racial, um clássico da Agatha Christie, teve literatura brasileira e, óbvio, teve fantasia nas leituras do mês. A grande maioria dos livros me agradou muito, a única exceção foi Last Breath, da Karin Slaughter que era um livro que esperava que fosse diferente e mais especial. 

Minhas leituras de Janeiro foram essas:

34888034Três Coronas Negras (Tres Coronas Oscuras / Three Dark Crowns) by Kendare Blake - ☆ - Foi bem melhor do que eu esperava, embora reconheço que o início pode ser meio confuso e meio maçante, especialmente para quem não curte tanto fantasia. Achei que faltou maiores detalhes na ambientação também, a autora poderia ter aproveitado mais o universo criado. De qualquer maneira, a premissa das três irmãs disputando o trono até a morte é bem intrigante.



22722767Instituição para jovens prodígios: A Seleção by L.L. Alves - ☆ - Não sabia exatamente o quê esperar do livro. Ele tem resenhas maravilhosas no Skoob e Amazon Brasil, mas tem uma valoração ruim no Goodreads, de maneira que eu ficava sem entender. Apesar de ter seus clichês e falhas, é uma leitura descontraida, e a narrativa da autora é bem leve, fácil de ler e transportar o leitor. É um bom livro pra quem planeja começar a conhecer mais da literatura nacional atual no gênero da fantasia juvenil. 


34948772O ódio que você semeia (El odio que das / The hate U give) by Angie Thomas - ☆ - Essa é a estréia de Thomas na literatura e ela simplesmente arrasou trazendo um relato atual, jovem e real sobre a vida nas comunidades periféricas dos Estados Unidos. Sem ficar enfeitando, e sem ficar exagerando nos fatos, Angie expõem o que sabemos que é a verdade, e enxergá-la através das palavras duras de Starr e da honestidade de sua família é bem angustiante para o leitor, que se sente na pele de cada personagem até o final. Absolutamente indico esse livro.


36347871El Secreto de Marrowbone by Sergio G. Sánchez - ☆ - Um relato que mistura suspense, terror e até mesmo um tom meio gótico e melancólico na narrativa para contar-nos a triste trajetória de quatro irmãos órfãos que precisam se esconder em uma casa antiga até que o maior deles alcance a maioridade. Pouco a pouco o leitor vai conhecendo a história da familia e o que trouxe os irmãos ingleses aos Estados Unidos e é incrível como o autor nos surpreende em cada página, pois nada é o que parece. É um livro duro, agridoce até, mas muito bom. Já foi adaptado aos cinemas e virou febre na Espanha, por enquanto ainda não foi publicado no Brasil.


32885401A garota no gelo (Te veré bajo el hielo / The girl in the ice) by Robert Bryndza - ☆ - Em livros de suspense, especialmente livros policiais, sempre levo em conta o tempo em que demoro para desvendar a identidade do culpado. Nesse caso o livro merece medalha de ouro pois em nenhum momento pude prever quem era o autor do crime. Bryndza sabe dar um nó na cabeça do leitor e nos faz suspeitar de todo mundo. Ainda assim o livro não leva 5 estrelas pois enxerguei na protagonista, Erika Foster, algumas atitudes típicas, que ja vi em tantos outros livros do gênero que começam a me exasperar. De qualquer maneira, um começo de série genial, que me deixou ansiosa em conferir os livros seguintes.


22737998E não sobrou nenhum (O caso dos dez negrinhos / Y no quedó ninguno / Diez Negritos / Ten Little Niggers / And then there were none) by Agatha Christie - ☆ - Dizem que esse é um dos melhores da dama do crime, Agatha Christie. Não saberia dizer pois ainda não li os outros, mas o certo é que gostei bastante do livro. Adoro a escrita sem pudores de Agatha, seus personagens pensam sem receios, são cheios de defeitos e prejuízos e ainda assim, apesar de serem falhos, são humanos, e esse fato nos faz desejar que consigam se safar do astuto assassino que os prendeu nessa ilha remota. Mistério super bem planejado, com um desfecho inesperado e extremamente astuto, que deixa claro porque Christie é uma inspiração para tantos autores até hoje.


17457124Red Hill by Jamie McGuire - ☆ - Essa é a autora de Belo Desastre. E no alto do meu preconceito eu confesso que não tinha fé em que ela seria capaz de escrever um livro ótimo sobre apocalipse zumbi. Mas ela o fez. E eu curti muito! A inspiração de Jamie em The Walking Dead fica evidente nas páginas do seu livro, a trama é bem ágil e os capítulos são intercalados em três narradores. Isso sim já os aviso de antemão: não espere por um livro super sanguinolento. Jamie construiu uma história com mais trama e menos sangue ok? Mas ainda assim é diversão garantida.


35430555Last Breath (El último aliento) by Karin Slaughter - ☆ - Essa foi a minha decepção do mês. Menos mal que é apenas a precuela, assim já pude sentir o ritmo da série e ja sei que não é pra mim, portanto fica descartada a leitura dos próximos livros. Levei uma decepção pois Slaughter é uma autora que sempre ouvi muitas recomendações e esperava por uma trama carregada de mistério e crimes, e um super policial. Não encontrei isso. Foi um enredo bem simples, linear, pausado. Em resumo: um livro de 120 páginas que para mim se transformaram em 500 de tão chato que foi se tornando.









Fiquei bem satisfeita com minhas leituras de Janeiro, e espero que Fevereiro também venha carregadinho de bons livros. 
E vocês? Como foram com as leituras do primeiro mês de 2018?




Beijokas!!!

Nos Lemos...


Alice

33 comentarios:

  1. Oi, Alice. Como vai?
    Já adorando suas leituras! Como comentei, quero muito ler O ódio que você semeia e tentar reler Três Coroas Negras. Também tenho preconceito com a Jamie McGuire, mas posso me surpreender com esse livro, quem sabe. Já quero ler a resenha de Instituição para jovens prodígios porque sempre vejo ele por aí mas nunca parei para ler sobre.
    Um beijo, e que Fevereiro tenham mais leituras!
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderEliminar
  2. Oi, tudo bem? Muitas leituras em janeiro, heim?! Seu mês foi muito proveitoso. De todos os livros que você citou, estou muito interessada em ler os thrillers da Agatha Christie.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Oieee...

    Nossa!Quantos livros ótimos!
    Estou louca para ler A Garota no Gelo e principalmente O Ódio que Você Semeia, depois da sua resenha incrível!

    Um super beijo
    Livros em Contexto

    ResponderEliminar
  4. Olá Alice tudo bem?
    Alice do céu que inveja das suas leituras, principalmente O Ódio Que Você Semeia que eu quero muito ler, amei suas leituras.
    Beijos <3

    Estante Clássica

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice!
    AINDA NÃO CONSEGUI LI O ODIO QUE VOCÊ SEMEIA T.T
    Mas vou, pretendo, ainda nesse primeiro semestre, antes do filme sair, de preferencia, porque todo mundo falou bem desse livro e parece ser maravilhoso <3
    O Três Coroas Negras eu queria le, mas vi umas resenhas tão negativas, acabei ficando com um pe atras. Ainda vou repensar sobre isso.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Oi Alice!!

    Quantos livros legais e interessantes. Não li nenhum deles, mas já ouvi falar de alguns. Tenho interesse em ler "O ódio que você semeia". Vou colocar na minha wishlist. Vai resenhar este?

    Por aqui o mês também rendeu, mas com livros um pouco diferentes dos teus, especialmente por ser época de férias/verão, acabo lendo livros mais "leves" ou aqueles que estão mais antigos na estante.


    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Ola
    Muitas leituras interessantes, em janeiro consegui ler 7 livros e finalizar o que comecei em dezembro.
    Espero que este mes seja com otimas leituras pra vc .
    Bjus

    ResponderEliminar
  8. Olá, Alice.
    Que amor ver a Agatha ali. Eu sou fã dela e leria até lista de compras dela hehe. Red Hill eu achei muito fraco e A garota do Gelo também me decepcionou um pouco. Espero gostar de Três Coroas Negras e O ódio que você semeia está na minha lista de futuras compras.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  9. Eu amo Agatha e leria tudo o que ela escreve, até mesmo lista de supermercado.
    Quero muito ler A garota do gelo.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Oii Alice, tudo bem? VocÊ leu muita coisa menina, parabéns ahahaha desses eu só li E não sobrou nenhum da Agatha é o meu livro favorito dela, eu amo. Tenho vontade de ler Red Hill pq amo belo desastre e queria ver a história escrevendo sobre zumbis que é diferente do que ela está acostumada a escrever.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice! A série Erika Foster eu comecei pelo segundo e curti muito, agora estou muito curiosa para conferir o primeiro e os demais. Red Hill é bem bacana, tomara que a autora arrisque-se mais vezes por gêneros diferentes. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  12. Gostei das suas leituras Alice, além de achá-las bem variadas. Que bom que apenas uma leitura não foi proveitosa e que o saldo final foi bem positivo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
  13. Quantas leituras menina, fiquei fascinada pela quantidade de livros lidos e já postados a resenha, a garota do gelo e a primeira obra são os mais tenho vontade e curiosidade de ler, ótimo post e que em fevereiro tu leia bem mais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Exceto a última leitura, as outras só foram boas, hein?
    Ainda não li "três coroas negras", mas após seu comentário, já quero!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderEliminar
  15. Oi, tudo bom?
    Leituras bem boas em janeiro, hein? Não li nenhum desses livros, mas tenho bastante curiosidade sobre Três Coroas Negras e O Ódio Que Você Semeia, que bom que você gostou deles.
    Até mais o/

    ResponderEliminar
  16. Saudações literárias! Gosto apurado nas suas leituras, adorei! Infelizmente dos livros que você leu, não tenho nenhum na minha lista. Vou aproveitar pra adicionar alguns. Espero que você possa ler o dobro agora em fevereiro. Bora?

    ResponderEliminar
  17. Olá,


    Li só o livro da Agatha Christie que até tem uma minisserie da BBC que trabalha em cima desse livro e super recomendo para você.

    Anotei algumas dicas de suas leituras.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  18. Que bom que janeiro rendeu boas leituras para você. Quero ler O Ódio que Você Semeia.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderEliminar
  19. Oi, Alice!
    Eu quero muito ler esse livro da LL Alves. Consegui os três quando ficaram de graça.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  20. Meu livro favorito da Agatha Christie é E Não Sobrou Nenhum!!!
    Eu estou louca para ler O Ódio que você semeia e A Garota no Gelo, li um livro do mesmo autor e fiquei viciada.

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    O Caso dos dez negrinhos da A. Christie (a edicãoque eu tenho creio ter sido a primeira , poisé do tempo do finado Círculo do livro) é bom demais já li duas vezes. rs
    Os títulos alguns já ouvi falar e outros nem conhecia. Já fiz algumas anotações.
    Bjs e mais boas leituras!

    ResponderEliminar
  22. Nossa queria eu ter lido tantos livros assim num mês hahahaha
    Parabéns mana!!
    O Ódio que Você Semeia é um livro que ta sendo muito comentado nas redes... ele é bom mesmo?

    ResponderEliminar
  23. Oi Alice, ótimas leituras! Confesso que ainda não engoli a troca de nomes do livro da Agatha Christie, aliás, o único que li.
    Bjs, Rose

    ResponderEliminar
  24. Olá, ainda não li nenhum dos livros que você leu, mas estou com muita vontade de ler O ódio que você semeia . Que bom que apenas uma leitura lhe decepcionou.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Oi
    Nossa seu mês foi bem produtivo mesmo. Fiquei interessada no Ódio que você semeia,a garota no gelo e esse do apocalipse zumbi. Fiquei curiosa pois assim como você não vejo a autora escrevendo sobre isso rs.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa urakriativa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Oii Alice!!
    UUuaallll, vc leu muuuuitoo em janeiro! EU li 7 livros, mas um era bem curtinho, porém tem um ensinamento grande!!
    Parabéns pelas suas leituras!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderEliminar
  27. Oi, Alice! Ótimas leituras em janeiro, pena que teve um livro que te decepcionou..
    Dos que você mencionou, O ódio que você semeia parece realmente ótimo!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  28. Olá!
    Quantas leituras interessantes. Estou com vontade de ler A garota no gelo. Comprei os dois ebooks desse autor para conferir a escrita e como tem um suspense já me deixa bem animada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  29. Seu mês foi bem produtivo mesmo, adorei as escolhas.❤
    Alguns estão na minha lista e fiquei feliz em saber que você gostou.
    Beijos ❤

    ResponderEliminar
  30. Oie
    eu to louca demais para ler O Odio que você semeia, vejo tantos elogios que não me aguento e Red Hill li quando lançou e adoro demais, amo livros de zumbis que não seja the walking dead shaushua

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderEliminar
  31. Olá, tudo bem Alice?
    Parabéns pelas leituras, não foram poucas e você diversificou, gostei disso e está de parabéns, pois foi um mês produtivo!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  32. Oi, Alice

    E você ainda fala "costumo ler SÓ seis"? E eu que leio 3...4? Hahaahaha
    Quero muito ler Três Coroas Negras, mas vou esperar lançar o terceiro por aqui para comprar os três juntos, pois provavelmente vai rolar um box.
    Eu tive uma experiência muito ruim com a Agatha e foi com o livro Assassinato no Expresso do Oriente. Por isso eu perdi o interesse pela autora, mas em dado momento lerei outro e creio que será este da postagem, pois sempre me falam que eu deveria ter começado por esse!
    Quero ler também O Ódio Que Você Semeia. Farei isso antes da estreia do filme!

    Adorei as suas leituras, espero que as de fevereiro sejam ainda mais proveitosas!! <3

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar