7 de abril de 2018

(Review 185) - Encruzilhada (Pivot Point, #1)

Pivot Point
Kasie West

Seguinte / HarperTeen
1/2  de Pivot Point
1. Encruzilhada 
2. Fração de Segundo

304 Páginas
 Fantasia / Romance / Juvenil
Goodreads /AmazonSaraivaSkoob
★★★
Para leer en Español, haz click AQUI
A vida de Addison Coleman é um grande "e se...?", graças a sua habilidade especial: Investigar Destinos. Addie é capaz de prever duas possibilidades de seu futuro toda vez que precisa tomar uma decisão. Quando os pais dela anunciam o divórcio, a garota deve escolher se vai morar com o pai entre os Normais ou se prefere ficar com a mãe no Complexo Paranormal. Para ter certeza do que a espera, Addie resolve Investigar. Em uma alternativa, ela conhece Trevor, um Normla sensível com quem logo sente uma conexão. Na outra, se envolve com Duke, o garoto mais popular da escola Paranormal. E agora, em qual futuro Addison estará disposta a viver? 
  Resenha:


Uma das autoras que mais me recomendam é Kasie West. Geralmente Kasie está no ranking de autores populares quando falamos em literatura juvenil pois seus romances conquistaram e seguem conquistando leitores ao redor do mundo. Com a dualogia Encruzilhada (Pivot Point), Kasie demonstra que é mais do que uma autora de apenas histórias romanticas. Ela é eclética, capaz de trazer-nos uma fantasia/distopia cheia de reviravoltas que deixarão o leitor preso até o final de sua história.

Encruzilhada me chama a atenção desde sempre. Essa premissa da garota protagonista capaz de visualizar futuros alternativos sempre que necessita escolher entre duas decisões me parece sumamente interessante. Quem não adoraria poder vislumbrar o efeito de nossas escolhas antes mesmo de ter que fazê-la?

Addison Coleman, a garota de dezesseis anos que protagoniza Encruzilhada cresceu em um Complexo onde pessoas como ela são possuidores de poderes como este e outros ainda mais peculiares. Mover objetos, apagar lembranças inteiras, suavizar sentimentos, manipular emoções, detectar mentiras... Os paranormais vivem em segredo, ocultos ao resto do mundo Normal, vivendo uma vida diferente, onde tudo é possível e mais acessível graças aos dons herdados desde gerações. 
Quando os pais de Addie anunciam o divórcio, seu mundo parece ruir. Agora ela deverá lidar com a dor da separação de seus pais e a responsabilidade de escolher entre um deles: viver com a sua mãe na segurança do Complexo, ao lado de seus já conhecidos amigos, ou viver com seu pai no mundo Normal, onde poderá viver como alguém comum. Addie utiliza sua habilidade para vislumbrar os dois futuros porém, nas duas Investigações ela descobrirá que às vezes as escolhas mais simples podem ter consequências devastadoras. 


Os primeiros capítulos do livro foram um pouco chatinhos pra mim. Achei Addie um porre no início. Ultimamente tenho lido livros de fantasia com protagonistas adolescentes destemidas e maduras, meninas que apesar da pouca idade, são valentes, lutadoras e independentes, com experiências de vida que parecem moldá-las muito mais do que a idade cronológica. Addie no entanto inicia como a típica adolescente. Certinha, obediente e monótona, ela pensa que sabe tudo e que possuí uma opinião firme sobre todas as coisas quando na verdade não sabe nada já que jamais saiu de sua própria bolha. Tenta agir como uma garota rebelde e só consegue parecer uma menina mimada fazendo travessuras pra chamar atenção sobre si. 
Felizmente Addie nos apresenta dois futuros alternativos e em um deles, a garota amadurece e evolui bastante, disposta a mudar e a aceitar as coisas que são simplesmente diferentes. 

Apesar de Addie não ser a minha protagonista favorita, a trama em si melhora bastante ao longo dos capitulos. Há momentos em que a história se torna tão intrigante e cheia de reviravoltas que é impossivel largar a leitura e, consegui terminar o livro praticamente em uma sentada já que a história nos deixa cada vez mais curiosos conforme mais personagens são inseridos e o que parecia óbvio de inicio começa a se torcer até tornar-se algo distinto.
A autora é original, sabe moldar seus personagens e manter o leitor apegado à suas histórias. Um dos possíveis "futuros" de Addie é bem mais interessante do que o outro mas, mesmo assim, ambos tomam rumos inesperados, e o final, apesar de ter sido mais ou menos o que imaginava que fosse acontecer, foi carregado de emoção e até mesmo uma certa melancolia. Com certeza a segunda parte, Fração de Segundo será uma das minhas próximas leituras pois quero muito conhecer o desenlace da história de Addie.

Há muito romance. Como Addie vai nos apresentar seus dois futuros alternativos, nos veremos irremediavelmente diante de um triangulo amoroso. 
Considero um triangulo bastante óbvio nesse caso. Desde a metade do livro fica evidente quem realmente ama Addie e quem ela realmente ama, e o relacionamento entre os dois personagens é bem doce de se acompanhar. Gostei porque o romance entre eles se inicia de maneira pausada, coerente com as mudanças pelas quais Addie está passando.
Os dois amores de Addie, Duke e Trevor, são personagens de personalidades bastante opostas. Trevor é tranquilo, sereno e modesto, enquanto Duke é um cara popular e divertido. Ambos são interessantes mas Trevor tem mais carisma. Aliás, de todos os personagens considero que Trevor e Laila (a melhor amiga de Addie) são os personagens que mais agradam ao longo da leitura. Apesar de seus erros e impulsividade, Laila é cheia de energia, vibrante e por causa dela boa parte da trama se torna mais ágil, já que é um personagem de muitas facetas.

A narração em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Addie combina com a trama, pois o leitor passa a "enxergar" os fatos através dos olhos da protagonista e ficou mais fácil entender algumas de suas atitudes e escolhas.

Resumindo, eu gostei muito de Encruzilhada. É uma uma história bem escrita, que apesar de ter um começo cansativo e uma protagonista apática, ao longo dos capítulos se torna uma grande história, cheia de plot twists e personagens que não são o que parecem. É um livro que merece uma oportunidade já que nos apresenta uma história leve, com ação, suspense, muito romance, fantasia e uma narração que vai envolvendo o leitor cada vez mais na história. O final, apesar de não ser inesperado, deixa o leitor querendo mais, curioso para conhecer o desfecho da história de Addie e das escolhas que fez e que ainda deverá fazer.

29924254

Image result for kasie westKasie West se formou na Universidade Estadual de Fresno, na Califórnia, e mora com o marido e os quatro filhos. Além de escrever, Kasie se diverte praticando wakeboard, ouvindo rock alternativo, lendo até tarde e comendo muito chocolate amargo com menta. Também gosta de fingir que namora Hugh Jackman e Adam Levine - os dois ao mesmo tempo.
Web Page Oficial: http://www.kasiewest.com/

Twitter: Kasie West


Nos Lemos...

Beijinhos..




Alice

27 comentarios:

  1. Oi Alice! Eu gosto bastante da duologia, no começo há mesmo alguns aspectos que irritam, mas depois a trama de desenvolve bem e me deixou muito empolgada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Eu sempre escutei coisas maravilhosas sobre essa duologia, as capas me chamam bastante atenção eu ainda não sei porque não adquiri os meus. Adorei sua resenha !
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Oii Alice. Eu gosto bastante de ficções científicas e gostaria muito de ler esse livro. Não a conhecia mas achei bem interessante o enredo mesmo tendo esses pequenos pontos não favoráveis. Acredito que o próximo deve ser bem melhor. Beijos.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice, eu já tinha visto este livro, não sabia que tinha continuação, eu tenho gostado de ler estes romances com fantasia e jovens com dons ou poderes. Acho que eu também não iria simpatizar muito com a Addie, mas eu sei que um livro bom não se faz sempre com boas protagonistas, muitas vezes os coadjuvantes que nos conquistam.
    Gostei muito da tua dica, com certeza, quero ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice, tudo bem? Eu não sou fã de distopias, mas sendo a Kasie West até me arrisco, já li livros de romance e ela tem uma narrativa muito boa. Bom saber que existe uma evolução da trama e da protagonista, gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  6. Já li esse livro e gostei muito.
    E já li a continuação tb.. continuo gostando. Esse tipo de leitura me agrada bastante em geral. E digo que eu curti todo um nicho no enredo que vai além do que todos sempre olham em primeira mão como o protagonista da história.. Nesse livro em si.. Eu prestei mais atenção a outros detalhes que me agradaram muito.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderEliminar
  7. Eu já pensei muito em ler esse livro, pois eu já li outros livros da autora e eu adoro suas histórias, ainda pretendo ler essa, e eu adorei poder conferir sua opinião, está de parabéns viu. Espero que curta o segundo assim como o primeiro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas fiquei bem curioso com a leitura... Talvez a venha a fazer em breve, quem sabe...

    Enfim, acho ótimo que tenhas gostado e que a protagonista seja assim, única. Ah, e adoro plot twists!! Por isso, parece-me uma ótima pedida...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderEliminar
  9. Oi, Alice
    EU adoro a Kasie West mas não fazia ideia que esse livro era dela, sou meio lerda pra reconhecer nomes. Eu não curto o gênero e nem a sinopse, já tinha visto ele por aí mas não me chama atenção. Acho que a gente se acostuma demais a personagens mais fortes e quando vê uma assim tão comum, acabamos não gostando tanto kkk passo o mesmo que você.
    Tomara que aprecie o segundo!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderEliminar
  10. Tudo bem? Esaa duologia esta na minha lista faz tempo, mas nunca li. Acho super interessante essas premissa e sua resenha tá muuito boa, vc escreve muito bem. Sucesso!

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice, tudo bem?

    Menina eu ganhei este livro em uma ação da editora e até hoje não peguei pra ler, mas confesso que fiquei super feliz que é uma duologia haha. Eu amei a premissa por isso que pedi este livro na época, ser capaz de ver dois lados de um futuro e ainda poder escolher deve ser muito louco haha. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Oi, Alice!
    Essa duologia está tem um tempo na minha lista de leitura e nem sei por que ainda não li.
    Esse negócio de triângulo amoroso me dá uma gastura, mas acho que aqui é cabível e faz sentido.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  13. Não gosto de inícios lentos, me fazem desistir muitas vezes. Mas é bom saber que melhora depois.

    http://www.vivendosentimentos.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Olá Alice,
    Tenho vontade de ler esse livro por conta da capa, que acho maravilhosa. Fiquei muito contente por o livro ter te agradado, no geral. Eu me decepcionei um pouco com esse começo cansativo, mas acho que será uma leitura agradável pra mim.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Oi
    que bom que gostou do livro, mas apesar das resenhas que leio, não consigo me interessar pela leitura desse, apesar de parecer interessante, mas a capa é bonita.


    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Oi Alice, a capa desse livro sempre chamou minha atenção e lendo sua resenha aqui acho que iria gostar desta leitura.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  17. Oi Alice,
    Ainda estou ensaiando para ler algo da autora.
    Essa série parece ser bem interessante. Eu não sei o que faria no lugar da protagonista. E gostei bastante que o enredo é bem movimentado. Quem não curte plot twist? HAHAHA

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
  18. Oi Alice, conheço o livro, mas não li ainda. Que bom que mesmo com o início sem graça e a protagonista apática o enredo conseguiu ir entrando nos eixos.
    Bjs, Rose

    ResponderEliminar
  19. Olá, essa é uma autora da qual ainda não li nada, mas quero ler. Acho a premissa desse livro bem interessante, gostei de saber que com o passar dos capítulos a história vai se tornando mais envolvente.

    ResponderEliminar
  20. Oie
    não tenho vontade de ler o livro por estar fugindo muito de séries já que tenho tantas aqui na estante para começar e terminar, mas achei um enredo muito interessante e ja tinha ouvido falar bem da história, boa resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderEliminar
  21. Nunca tinha visto falar do livro, mas esse estilo não é meu estilo, apesar da capa engraçadinha, vou deixar a dica passar porque estuo procurando leituras adultas, estilo Borges.

    ResponderEliminar
  22. Oi,tudo bem?
    Adoro os livros da Kasie, mas essa duologia é um tipo de leitura que não faz meu estilo e por isso ainda não coloquei na minha lista de leitura. Dessa vez deixarei a dica passar!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderEliminar
  23. Oi Alice,

    Gostei bastante de Encruzilhada pela inovação da autora, preciso ler o segundo para ver se autora finalizou com sucesso a obra, mas no geral gostei bastante também.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderEliminar
  24. Oi tudo bem?
    de fato a premissa do livro é interessante, mas já por você citar que o começo é cansativo eu desanimo porque livros assim não fluem pra mim e atrasam completamente as minhas leituras.
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Esse me parece ser um livro muito bom, gosto de livros com personagens meio "paranormais", porque me faz ir outra realidade!

    Adorei sua resenha!

    ResponderEliminar
  26. Oi Alice, como está?
    Já disse que eu adorei a proposta dessa duologia? Achei muito interessante imaginar como se vai lidar com o fato de que, de certa forma, já sabemos o que vai acontecer. Mas é claro que a autora sempre pode dar aquele jeito de ir além e colocar mais possibilidades que podem construir um mundo bem mais rico.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Essa capa chamou a minha atenção logo de cara hahahaha
    Gostei da proposta e fiquei com vontade de ler <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar