(Review 194) - Fração de Segundo (Pivot Point #2)

em 4 de mayo de 2018


Título original: Split Second
Autor: Kasie West
Editora: Seguinte (Brasil) /  Harper Teen (EUA)
Saga: Pivot Point #2
1. Encruzilhada (Pivot Point)
2. Fração de Segundo (Split Second)

Páginas: 320
Goodreads / Amazon / Skoob / Saraiva
Por causa de sua habilidade paranormal, Addie é capaz de Investigar seu futuro sempre que se depara com uma escolha, mas isso não torna sua realidade mais fácil. Depois de ser usada pelo namorado e traída por Laila, sua melhor amiga, ela não hesita em passar as férias com o pai, no mundo Normal. Lá ela conhece Trevor, um garoto incrivelmente familiar. Se até pouco tempo ele era um estranho, porque o cração de Addie acelera toda vez que o vê? Enquanto isso, Laila guarda um grande segredo: ela pode Restaurar as memórias de Addie - só falta aprender como. Muita gente poderosa não quer que isso aconteça, e a única pessoa que pode ajudar Laila é Connor, um bad boy que não parece muito disposto a colaborar. Agora ela tentará ajudar a amiga a alcançar o futuro feliz que merece. 

 Resenha:

Poucas são as sagas que me deixam com tão empolgada que sinto a necessidade de ler os dois livros seguidos. Com Fração de Segundo aconteceu isso. Apesar de ter tido alguns problemas com o início do primeiro livro, Encruzilhada (narrativa lenta, protagonista chata) com o passar dos capítulos a leitura melhorou muito e ao final a história havia me conquistado definitivamente, eu queria muito saber quais seriam as escolhas finais de Addie, e como isso afetaria as vidas de Laila, Trevor e Duke, entre outros. Além disso, com o final de Encruzilhada já ficava implícita a promessa de uma segunda parte cheia de revelações surpreendentes e novas descobertas.

Personagens que foram importantes na primera parte se tornaram muito secundários aqui, como por exemplo os próprios pais de Addie, Bobby, e Rowan. Por outro lado há a inserção de novos personagens, que entram para preencher lacunas, suscitar dúvidas e trazer respostas na mesma proporção. 

A narração muda de foco aqui nesse livro. Na primera parte tinhamos uma narração em primeira pessoa apenas sob o ponto de vista de Addie, onde o leitor poderia vislumbrar a possibilidade de dois futuros alternativos, onde ao final Addie seria obrigada à optar entre um deles. 
Em Fração de Segundo, Addie ainda será a narradora, mas desta vez seu ponto de vista será intercalado também com o ponto de vista de sua melhor amiga Laila.

Eu gostei muito desse intercâmbio de narradores, pois através de Addie o leitor vivencia a vida no mundo Normal, onde Addie precisará lidar novamente com Trevor, ocultar seus segredos e recomeçar um caminho que lhe parece familiar embora não consiga se lembra porquê. Através de Laila teremos um panorama profundo da vida no Complexo e mais intimamente conheceremos a rotina de Laila, incluindo sua família. O pai de Laila por exemplo se torna alguém muito mais problemático quando passamos a conhecê-lo sob o ponto de vista de Laila. O irmão menor de Laila, Eli, será outro personagem que aos poucos ganhará importancia na trama, e se tornará essencial em momentos cruciais. Eu gostei muito dessa interação e cumplicidade entre Laila e seu irmão.

O romance continua tendo destaque. Já não veremos um triângulo amoroso. embora Duke ainda esteja presente em muitos momentos, Addie já está bastante firme em suas decisões. Portanto, nessa segunda parte de bilogia o romance muda de foco. Também teremos Laila que finalmente aprenderá a confiar e encontrará em Connor um grande amigo. Eu gostei muito em como a autora desenvolve o relacionamento de Laila e Connor. Num primeiro momento, eles não parecem levar-se bem. Laila precisa da ajuda de Connor, e assumindo que ele é um mal necessário aceita a presença do rapaz ao redor. No entanto, aos poucos começa a sentir uma conexão cada vez maior com ele, quando descobre que por detrás da fachada de tipo durão se esconde várias outras facetas e toda uma história oculta. Laila tem muitas lutas internas, mas Connor também trava muitas batalhas com seu próprio passado, então eles vão se ajudar, trazendo um ao outro certo conforto e apoio em momentos extremos. É um relacionamento intenso, carregado de energia, com dois pólos que se atraem mas às vezes se repelem, e os diálogos entre o casal são bastante intuitivos, inteligentes e por vezes irônicos, um deleite ao leitor.

Gostei de ambos os livros. Achei que Encruzilhada foi uma boa introdução e que Fração de Segundo foi um desfecho adequado. Senti falta de um epílogo, gostaria de ter conhecido o dias posteriores de cada personagem pois durante a leitura o leitor acaba conectando bastante com cada um deles, e ao terminar a última página fica a sensação de que a autora poderia ter nos deixado um pouco mais de história... Mesmo assim, foi um bom final, coerente e que responde à todas as dúvidas e peças soltas encontradas ao longo da história.

Resumindo, Fração de Segundo mantém o ritmo de sua primeira parte, Encruzilhada, nos trazendo uma trama repleta de descobertas, revelações impactantes e reviravoltas mirabolantes. Os personagens mantém o carisma até o final, e suas atitudes refletem bem a personalidade atribuída à cada um. Ao fim, os fatos se encaixam e a trama se encerra com um final doce mas, ao meu ver, incompleto, pois o leitor sente a necessidade de desfrutar de um epílogo. Mesmo assim, foi uma grande leitura que me em resumidas palavras conseguiu me agradar.

Image result for kasie westKasie West se formou na Universidade Estadual de Fresno, na Califórnia, e mora com o marido e os quatro filhos. Além de escrever, Kasie se diverte praticando wakeboard, ouvindo rock alternativo, lendo até tarde e comendo muito chocolate amargo com menta. Também gosta de fingir que namora Hugh Jackman e Adam Levine - os dois ao mesmo tempo.
Web Page Oficial: http://www.kasiewest.com/

Twitter: Kasie West




Nos Lemos...

Alice

17 comentarios:

  1. Parece bem legal! Não conhecia a bilogia. Ótimo post! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Ainda não conhecia essa série da Kasie West, mas, já li outro livro dela e gostei demais! Achei interessante os pontos que você levantou na resenha e pelos seus comentários parece ser exatamente o tipo de livro que curto!
    Dica anotada <3
    bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Olá, Alice.
    Eu já ensaiei ler o primeiro livro várias vezes mas acabo pegando e lendo outro. Eu particularmente prefiro narrativa e terceira pessoa, mas quando alterna entre mais de duas pessoas, eu gosto em primeira. Ainda vou ler, mas não sei quando hehe.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  4. Oi, Alice

    Eu me senti assim no início de.A Rainha Vermelha. Achei a narrativa devagar quase parando e a Mare é um porre de chata, mas aí as coisas foram melhorando e eu acabei curtindo. Agora a série é minha queridinha.
    Que bom que os novos personagens tiveram um papel relevante para compensar a perda de destaque dos outros, às vezes isso é interessante.
    Eu gosto quando temos mais de um POV. Como eu prefiro narrativas em.primeira pessoa, gosto quando temos a visão de outro personagem para não ficar aquela coisa linear.
    Só não sei se gostei do destaque do romance... ultimamente não tenho curtido livros que não são de romance onde o romance se destaca, sabe? Hahahaha
    Que bom que você acabou curtindo e que não ficaram peças soltas, gosto assim!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  5. Oi, Alice!
    Menina, mesmo com essa ameaça de triângulo eu ainda vou ler essa duologia. Ela tem uma premissa bem diferente e que me interessa muito!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  6. Oi Alice,
    Eu tenho esse ebook no kindle, mas ainda não li :(
    Gosto muito dessa premissa e da capa.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice!
    Tenho preguiça de triangulo amoroso ultimamente. Uma amiga leu o primeiro volume e gosta bastante, até já tinha me recomendado, fico com o pé atrás por conta disso, mas sem dúvidas a trama parece muito interessante.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Quero muito ler o primeiro livro, mas ainda não tive oportunidade. Adoro histórias com muitas reviravoltas, e a premissa dessa série parece ser muito envolvente. Gostei de saber um pouco sobre o segundo volume, assim já sei o que esperar.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderEliminar
  9. Eu nao conhecia essa série mas reconheço como ela deve ser instigante porque voce correu pra ler o segundo volume hahahaha só com a sua resenha fiquei animada e acho que mudar o foco e a narração foi uma jogada interessante para manter o leitor curioso.

    ResponderEliminar
  10. Oi Alice, "Encruzilhada" eu já tinha visto, mas não sabia que tinha continuação. Eu também insisto na leitura, mesmo que o início esteja chato e na maioria das vezes, o final compensa. Que bom que tu gostou tanto das duas leituras, espero gostar também.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Tudo bem? Tenho os livros em casa e adorei as leituras.
    É um gênero que quando bem escrito e ambientado sempre me agradam.
    São queridinhos na estante.. Por isso não os troco!
    Espero que em um futuro próximo minha filha possa ler também.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderEliminar
  12. Confesso que o primeiro livro tem tudo para me fazer querer abandonar e nunca mais ler nada da autora, mas que bom que a trama é boa, eu particularmente adoro um bom romance regado de reviravoltas. Não conhecia a saga, mas parece ser boa para conhecer a escrita da autora.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Olá, que bom saber que você gostou desse volume final, apesar de sentir falta de um epílogo; achei interessante essa mudança na narração. Essa duologia são obras que me chamam a atenção e que pretendo ler.

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho muita vontade de ler Encruzilhada e gostei de conhecer um pouco mais sobre esse volume. Eu acho que a leitura ver ser bem interessante e que vai me agradar bastante.

    ResponderEliminar
  15. Oi, Alice! Embora não tenha lido a resenha do primeiro livro, me interessei pela história da série, mas achei um pouco confusa no início. Em todo o caso, como esse é o segundo livro, vou pesquisar sobre o primeiro para conhecer melhor o universo criado pela autora.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  16. Olá Alice, não conhecia essa duologia, mas pelos seus comentários ela parece estar ótima mantem um bom nível nos dois livros *-* Adorei a dica.

    ResponderEliminar
  17. Olá, tudo bem Alice?

    Eu não conhecia a autora e esses livros, por seus comentários dá para perceber que são bons livros, vou indicar para as meninas do blog!
    Abraço!

    ResponderEliminar