8 de mayo de 2018

(Review 195) - Sociedade da Rosa (The young elites #2)


Título original: The Young Elites
Autor: Marie Lu
Editora: Rocco Jovens Leitores (Brasil) / Editorial Hidra (Argentina) / Putnam´s Sons (EUA)
Saga: Jovens de Elite / The Young Elites
Jovens de Elite (The young elites)
Sociedade da Rosa (The rose society)
Estrela da Meia Noite (The Midnight star)

Páginas: 336
Goodreads / Amazon / Skoob / Saraiva
Nome em ascensão na literatura juvenil, Marie Lu conquistou seu lugar nas listas dos mais vendidos nos EUA com as séries Legend e Jovens de Elite, ambas com direito de adaptação para o cinema adquiridos por grandes estúdios. A Sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos - sobreviventes da febre de sangue que, como ela, possuem dons fantásticos -, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza de seus poderes e de sua personalidade. Uma sequência de tirar o fôlego para uma saga épica.
 Resenha: 


*** Resenha escrita em 01/02/2017 e originalmente postada no blog Resenha Atual, onde estive como colaboradora.

Em Sociedade da Rosa, segunda parte da trilogia Jovens de Elite, nos topamos com uma Adelina ainda mais sombria e desejosa de vingança contra aqueles que tentaram destruí-la e aqueles que a abandonaram. 

O livro é cheio de cenas de ação, conspirações mil e umas reviravoltas que não pude prever de maneira nenhuma. 
Geralmente, dizemos que o segundo livro de uma trilogia tende a ser um livro "ponte", intermediário entre a introdução da primeira parte e o desfecho final da terceira parte porém, em Sociedade da Rosa, o ritmo alucinante e os acontecimentos diversos escapam à essa velha regra. 

Jovens de Elite me encantou bastante, por conta dessa protagonista tão diferente, até mesmo obscura. Porém Sociedade da Rosa até aqui se torna meu favorito da trilogia, pois achei que Marie Lu encontrou um ritmo certo, que prende o leitor, além de conferir aos personagens personalidades bastante interessantes.
O que mais me agrada nessa trilogia é termos essa protagonista que parece se alternar entre a vilã e a mocinha. Adelina possui bons ideais, ela quer livrar seu povo malfetto da opressão e da perseguição dos Inquisitores. Mas ao mesmo tempo escolhe se deixar guiar pela escuridão, movida por uma ambição desmedida e um desejo de vingança incontrolável.

É raro o autor arriscar em trazer-nos justamente como protagonista alguém tão inconstante em questão de caráter, mas Marie Lu fez uma boa aposta e conseguiu criar um universo novo, com ares medievais que, capítulo após capítulo, fascina mais e mais o leitor.

O que dizer dos outros personagens? Mesmo os ditos "bonzinhos" parecem retornar nessa sequência mais do que dispostos à tudo. É como se barreiras se rompessem e aquela linha, tão frágil, que separa o bem e o mal, parece se desfazer à todo o instante e chega um determinado momento da trama em que realmente resulta impossível ao leitor saber quem realmente é o "bonzinho" e quem não é.
Além disso retorna o grande vilão da história, Teren, dessa vez ainda mais tomado pela loucura, pela obsessão, garantindo momentos de arrepiar o leitor.

Em resumo, Sociedade da Rosa é uma continuação que não decaiu em ritmo. Com momentos impactantes, reviravoltas imprevisíveis e personagens desde sempre sob suspeita, Marie Lu parece nos enveredar em uma trama que contagia pouco à pouco o leitor, tornando-se viciante e impossível de largar até terminar de ler. Que venha agora Estrela da Meia Noite, a última parte dessa original série que vai ficando melhor em cada livro.

35707813

Imagen relacionadaMarie Lu é uma autora americana nascida na China que escreve romances e distopias para jovens adultos. Sua série Legend a conduziu para o topo do mercado literário. Nascida em Beijing, aos 5 anos se mudou com a família para os Estados Unidos. Se formou na Universidade do Sul da Califórnia e antes de escrever seu primeiro livro trabalhou como desenhista artística para a indústria dos video games. Atualmente ela reside em Los Angeles.


Twitter: Marie Lu





Nos lemos,

Alice

23 comentarios:

  1. Não é um tipo de livro que eu leia, na verdade não me enche os olhos, mas eu gostei muito de conferir sua resenha e saber sua opinião sobre. Deu para ver que gostou mesmo e no fim, é isso que importa não é mesmo?

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Oi Alice! Esta série evolui a cada volume e neste livro as ações da Adelina me deixaram arrepiada. Deu até vontade de ler outra vez. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  3. Adoro o gênero, com certeza lerei! Ainda não conhecia a história, mas parece ótima.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice! Caraca, um livro 2 como favorito é tão difícil, mas adorei saber que a continuação é excelente. Eu acho muito curiosa essa personagem Adelina que todo mundo fala, quero ler principalmente por causa dela rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  5. Resenha muito bem feita! Fiquei curiosa para ler essa continuação. Amei seu Blog!

    www.tendenciacosmica.com.br

    ResponderEliminar
  6. Tudo bem?
    Sou apaixonada pela escrita da autora. Já li os livros dessa série e amei.
    Sua resenha está maravilhosamente bem pontuada e descrevendo o necessário para que desperte interesse nos leitores.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Eu só iniciei o primeiro livro da outra série dela e gostei bastante da escrita dela e por isso essa nova série já tem minha chance concedida haha
    Gosto muito quando a qualidade da série não despenca de um volume para outro e os protagonistas não são moralistas com mania de perfeição inexistente.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Vejo tantas pessoas elogiando a autora que me sinto até culpada por nunca ter lido nada dela. Não sabia que se tratava de uma série e já estou cogitando a possibilidade de me aventurar rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
  9. Voce é a maior fã de Marie Lu que eu respeito hahaha essa autora é sensacional, eu nunca tenho nenhum ponto negativo pra falar dela porque sinceramente, nos dias de hoje ao menos pra mim ela é uma das melhores autoras do mercado, sempre inovando, nunca caindo no ritmo e conquistando os leitores, como nao amar?

    ResponderEliminar
  10. Oi Alice, sou mais uma que desconhecia a série. As capas não são atrativas para mim, a história parece interessante, mas ainda não entrou para minha lista, estou fugindo de sagas. Achei interessante a escritora ter trabalhado como ilustradora. Beijos

    Nara Dias Viagens de Papel

    ResponderEliminar
  11. Olá Alice, tudo bem? Olha se tem uma série que muito me recomendaram esse mês foi essa Jovens de Elite, tem uma colega que estava vendendo todos os livros bem baratinho e insistiu muito para que eu comprasse todos eles...kkk
    Mas, a sinopse dela não me agradou e além de tudo estou fugindo de sagas, séries, trilogias, etc.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Olá, eu acho as capas dessa série lindas porém não conhecia nada sobre ela até agora. Espero um dia poder adquiri-los e ler eles em fisisco porque são capas maravilhosas. Adorei sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler logo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não comecei a ler essa trilogia, mas confesso que, apesar de ter curiosidade, as várias críticas negativas que eu li me deixaram com receio. Por esse motivo, venho enrolando há muito tempo para começar.
    No entanto, achei bem legal saber que esse livro tem um bom ritmo e reviravoltas imprevisíveis. Muitas vezes o segundo livro de trilogias têm alguns problemas de ritmo por serem livros mais de ligação, então, é bom saber que não aconteceu isso com esse.
    Adorei sua resenha e me deixou mais curiosa para dar uma oportunidade para esta trilogia. Ainda não sei quando farei isso, mas a dica está anotada.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Eu ainda não li os livros dessa série e gostei muito de saber que esse segundo volume não deixa a desejar e gostei de conferir a sua opinião sobre a leitura.

    ResponderEliminar
  15. Que bom que o ritmo foi mantido! Adoro quando um livro tem reviravoltas imprevisíveis, estou inclusive lendo uma série com essa mesma característica no momento. Essa trilogia já está nos meus desejados faz tempo, só falta comprar e ler mesmo... Rs...

    ResponderEliminar
  16. legal não ter decaído o ritmo do livro anterior, não conhecia e fiquei curiosa a capa da continuação é linda.

    ResponderEliminar
  17. Olá, Alice! Eu também amei a forma como a autora fez o primeiro livro, com essa pegada da linha tênue entre a bondade e a vilania, fiquei enlouquecida com o final e achei muitooo sombrio. Estou louca para ler o segundo e ver o que pegou. Que bom saber que ela manteve o nível nesse livro, estou animadíssima!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderEliminar
  18. Olá
    Soube desses livros porque ganhei o marcador, e estava na minha lista a um tempo, mas sempre tinha outros livros para ler, que acabei deixando a compra de lado, mas lendo seu post já estou pensando em adiantar a leitura. Gosto quando o segundo livro de uma trilogia quase sempre é fraco mesmo , como se fsse um freio kkkkk, esse parece ser mesmo diferente disso, mais um ponto posituvo.
    Dica anotada.
    Bjus

    ResponderEliminar
  19. Olá! É tão bom quando continuamos uma série e o segundo livro não decepciona! Eu ainda não conhecia essa trilogia mas achei bem interessante o trabalho que a autora teve com as personalidades dos personagens.. Parece ser uma leitura de tirar o folego, vou anotar a dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderEliminar
  20. Olá!

    Estou até hoje com Legend na lista de leitura e nunca sigo em frente, nunca cheguei nele e disse "é hoje", então não tenho nada para falar da sequencia a não ser que você conseguiu me convencer a olhar para a trilogia com mais carinho, me deixou muito curiosa para saber mais de tudo, principalmente sobre a protagonista.

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Não li nada da autora ainda e estou precisando ler algo com urgência. Legal que este segundo volume tem muita ação e que seja seu favorito.
    Bjs, Rose

    ResponderEliminar
  22. Olá nunca li nada dessa autora e confesso que não tenho vontade de comecar a ler. Por mais que esses livros são populares não desperta o meu interesse eu passo essa dica

    ResponderEliminar
  23. Olá Alice,
    Nunca li nada dessa autora, mas leria, sem dúvidas, esse livro. Eu fiquei muito contente por saber que esse livro te encantou bastante e que ele conta com uma protagonista diferente e, até mesmo, obscura.
    Vou anotar a dica dessa obra sem sombra de dúvidas, e espero gostar.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderEliminar