26 de junio de 2018

(Review 211) - Um verão para recomeçar

Título original: Second Chance Summer
Autor: Morgan Matson
Editora: Novo Conceito (Brasil) / La Galera (Argentina) / Simon & Schuster (EUA)
Páginas: 352

Goodreads / Amazon / Skoob / Saraiva
34825945A família de Taylor Edwards não é muito próxima - todos estão ocupados demais com seus afazeres -, mas, quase sempre, eles se dão muito bem. Quando o pai de Taylor recebe más notícias sobre a saúde dele, a família decide passar, todos juntos, o verão na casa do lago Phoenix. Fazia cinco anos que eles não passavam o verão naquele lugar, que agora parece bem menor do que antes. E, apesar da tristeza, os momentos em família os aproximam novamente. Além disso, Taylor descobre que as pessoas que ela pensou ter deixado para trás, continuam ali: sua ex melhor amiga e seu primeiro amor (que está muito mais bonito do que antes). Com o passar do verão, e com os laços quase refeitos, Taylor e sua família tornam-se cada vez mais conscientes de que estão correndo contra o tempo diante da doença de seu pai. Mas, apesar de tudo, o aprendizado que fica é que sempre é possível ter uma segunda chance. 

Resenha:  


*** Resenha escrita em 28/07/2017 e originalmente postada no blog Resenha Atual, onde estive como colaboradora.

Morgan Matson é uma autora que já havia chamado a minha atenção desde que li Amy & Roger Epic´s Detour e, logo após, Since you`ve been gone, o primeiro é um delicioso YA que trata sobre uma road trip de dois adolescentes, que precisam resolver seus problemas, aceitar suas debilidades e recomeçar suas vidas e o segundo a história de uma garota que precisa cumprir uma lista feita por sua melhor amiga, para ao fim, quem sabe, descobrir o paradeiro da amiga que sumiu sem deixar pistas.. A escrita profunda e ao mesmo tempo tocante da autora já a tinha convertido em uma das minhas favoritas no romance juvenil. Após ler Um verão para recomeçar, Morgan definitivamente entra no meu Top 5 de autores queridinhos. 

Resultado de imagen para morgan matson aestheticUm Verão para recomeçar é muito mais do que um romance juvenil. Sim, o livro trata sobre o primeiro amor, a primeira decepção, as grandes amizades que se rompem e as dúvidas típicas da juventude. Porém, a história não se resume à apenas isso. Um Verão para recomeçar é uma homenagem às coisas mais simples da vida, uma mensagem preciosa que nos ensina à valorizar àqueles que amamos. Um Verão para recomeçar nos fala sobre a vida, mas também nos fala sobre a solidão, sobre a morte, sobre a culpa, sobre ressentimentos passados e sobre perdão, segundas oportunidades, recomeços. É um livro que te abraça, que fala com o íntimo do nosso coração, usando de palavras simples que deixam marca.

Taylor aprendeu a fugir dos problemas. Isolar-se do mundo sempre foi a solução para quando as coisas pareciam fugir do controle ou ultrapassar os limites. Quando seu pai pede que toda a familia embarque em uma viagem de verão ao lago Phoenix, um lugar que eles ja não visitavam há anos, Taylor sente o impulso imediato de fugir, ela não quer lidar com o passado que deixou naquele lugar. Porém, dessa vez a oportunidade de isolar-se não será possivel, e Taylor deverá lidar com a culpa de reencontrar pessoas que um dia foram importantes para ela, e que por conta de seus erros, acabou afastando de sua vida. Nesse caminho nos toparemos com Lucy e com Henry, a ex-melhor amiga e o primeiro amor de Taylor, duas pessoas que Taylor gostaria de poder esquecer, mas cujas vidas voltarão a entrelaçar-se com a dela.

Nao há muito o que dizer. Um Verão para recomeçar é aquele livro que melhor lermos à cegas, sem conhecer previamente nenhum detalhe importante, pois a historia pouco a pouco nos envolve, a narrativa de Morgan Matson nos faz sentir as emoções e dúvidas de Taylor e sua família, e ao final dessa comovente historia restaram as lágrimas que teimavam em escapar dos meus olhos. Pois como já disse, a trama é uma verdadeira montanha russa de emoção e identificar-se com Taylor ou com sua familia é inevitável. A autora nos apresenta personagens tão humanos que por muitos momentos nos enxergamos diretamente dentro deles, vivenciando aquelas mesmas experiências. 
A maneira como a perda, a culpa e a própria morte são abordados na trama fazem a historia ser realista, dura e ao mesmo tempo terna e cativante. 

Um verão para recomeçar me fez sorrir em vários momentos, me fez vibrar em outros mais, e finalmente me fez chorar, porque tudo ali plasmado era demasiado real e humano, são diversas as situações pelas quais passamos ou passaremos em algum momento de nossas vidas. E dar-se conta do inevitável que são certas coisas nos faz querer viver mais intensamente e valorizar mais os pequenos momentos que são, na maioria das vezes, aqueles que ficam guardados em nossa memória até o fim.

Imagen relacionadaMorgan Matson morou em Nova York e depois em Connecticut, mais especificamente em Greenwich. Estudou no Occidental College em Los Angeles, mas na metade do curso de teatro começou a trabalhar no departamento infantil da Vroman´s Bookstore e foi lá que se apaixonou pela literatura YA. Após se formar na universidade, com seu diploma em teatro e inglês, ela se mudou para o leste do país, para estudar na New School, onde se especializou em Writing for Children. Amy & Roger Epic´s Detour, inspirado nas road trips da própria Morgan foi publicado em Maio de 2010. Foi nomeado um dos melhores livros a vários prêmios, traduzido à cinco idiomas e publicado em seis países diferentes. Nesse meio tempo Morgan voltou à Califórnia onde se especializou em Roteiro pela Universidade do Sul da Califórnia. Seu segundo livro, Second Summer Chance foi publicado em Maio de 2012 e baseia-se em grande parte de suas férias passadas nas montanhas de Poconos, na Pensilvânia. Morgan atualmente reside em Los Angeles, embora ela adore viajar e faça isso sempre que pode. Recentemente acaba de publicar seu quinto e mais novo trabalho, Save the Date.

Web Page Oficial: https://www.morganmatson.com/

Twitter: Morgan Matson



Nos lemos, 

Alice

24 comentarios:

  1. Oi, Alice

    Eu nunca li nada da autora, não curto muito YA, confesso. Geralmente os que eu leio possuem um drama bem pesadi, doença, abuso e afins. Mas curto histórias familiares, então este poderia funcionar. Só não gosto quando a história é muito bobinha, um drama bem trabalhando sempre é bem-vindo.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  2. Oi Alice,

    Esse ano eu estou embarcando em leituras com significados mais profundos, que tratem de temas reais, mesmo que sejam livros de ficção, e que deixem o leitor com uma mensagem importante sobre a vida e o que realmente importa. Geralmente esses livros são bem carregados emocionalmente, por isso intercalo com outras leituras mais leves. Procuro ler um ou dois nesse estilo, por mês, para não sobrecarregar demais.
    Com certeza esse livro foi para a lista de desejados depois dessa resenha tão gostosa de ler. E a capa é super convidativa.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Oi Alice.
    Sua resenha me ganhou completamente! Eu soube do lançamento, mas confesso a você que não fiquei empolgada para ler. Nunca li nada desta autora e a sinopse não despertou a minha curiosidade em ler. Já coloque na lista, e logo que possível irei conferir.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice!
    Faz tempo que eu não leio esses romanções da NC. Acho que o último foi Desde o Primeiro Instante, que eu amo, mas devido a toda a mudança no meu gosto literario, não me animo muito mais para essas coisas mais clichês, embora sempre leve a leitura quando me arrisco.
    Eu vi o lançamento desse livro, mas nunca me chamou muita atenção, então, de fato, apesar da resenha positiva, ainda não tenho interesse. Mas fico feliz que ele tenha criado tantas emoções. É otimo quando pelo menos parece tudo real. Torna o sentimento e o casal mais proximo.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice, tudo bem? Eu que não gosto de sick-lit e nem muito de YA adorei o livro. Eu chorei bastante no final, mesmo a autora nos preparando para o que ia acontecer. A leitura foi super fluida e a protagonista e a família dela super em conquistaram!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  6. Tenho muita curiosidade nesse livro, porque parece muito com o tipo de história que eu gosto! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  7. Olá, tudo bem?

    Ainda não conhecia a obra, mas sua resenha me deixou bem curiosa. Adoro quando somos envolvidos pelo livro e eles conseguem nos prender do início ao fim, isto é muito importante. E se tem lágrimas, me deixa mais animada, adoro obras assim. Amei a sua resenha, parabéns!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Oi, tudo bem?
    Não conheço nada da autora, mas a premissa me deixou interessada. Eu adoro YA, e a sua resenha me deixou bastante tentada a ler. Gosto de todo esse drama que o livro trás, então irei anotar a dica.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderEliminar
  9. Achei a resenha maravilhosa,o livro parece ser daqueles que faz gente refletir sobre a vida ao mesmo tempo que nos prende em sua narrativa,fiquei curiosa para ler ele.

    ResponderEliminar
  10. Oi, Alice! Tudo bom?
    Eu amo, amo, amo os livros da Morgan. Ela é o tipo de autora que quero ler tudo que publicar na vida. Um verão para recomeçar foi o primeiro dela que li e adorei tudo na trama. Os dramas foram ótimos, a Taylor é muito amor e eu fiquei torcendo o tempo todo pra ela encontrar felicidade e aaaaaaaaaa a trama dela com a família foi muito emocionante.
    Deu saudade do livro!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice eu não li o livro ainda, mas pelas emoções que ele te fez ter, parece realmente ter uma enredo muito bom.
    Bjs Rose

    ResponderEliminar
  12. Ola, tudo bem?
    Adorei sua resenha, mas como não curto muito o gênero, não vai ser um livro que vou ler, mas me surpreendeu ser da Novo Conceito, pois já não via muitos lançamentos deles!
    Beijus

    ResponderEliminar
  13. Oi Alice!
    Adoro livros que envolvem road trips e adoro livros que são essa montanha russa de emoções.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderEliminar
  14. Olá Alice, como vai?
    Eu amei a sua resenha, que história interessante! Eu ainda não conhecia esse livro e fiquei super interessada nessa história, é muito bom ler algo sobre reconciliação familiar com muito drama e emoção.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderEliminar
  15. Gostei da sua resenha, eu conhecia bem pouco do livro e agora a leitura despertou minha curiosidade.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia nada sobre ele e nunca li nada da autora. Porém, depois da sua resenha, é impossível não ficar curiosa para ler. Parece ser uma leitura leve, mas ao mesmo tempo encantadora, que traz mensagens bonitas e faz o leitor refletir. Além disso, me pareceu que os personagens são bem cativantes e a escrita da autora é daquelas que a gente não sente vontade de parar de ler.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica. Vou querer ler esse e outros livros da autora.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  17. Olá! Ainda não conhecia o livro apesar do titulo me parecer familiar.. Lendo sua resenha é quase que instantâneo ficar com vontade de pegar o livro de descobri todos esses sentimentos nas linhas.. adorei a dica e com certeza esta anotada pata uma leitura futura!

    Beijos,

    ResponderEliminar
  18. Ah, amo quando uma autora consegue fazer personagens humanos assim, quando faz com que fiquemos completamente envolvidos com um enredo e vivenciemos várias emoções durante a leitura. Melhor ainda se a leitura contiver lições valiosas, quero ler!

    ResponderEliminar
  19. Amei conferir sua opinião sobre esse livro, que parece ter uma premissa simples mas mesmo assim ser uma leitura que prende o leitor. Já gostei do perfil da Taylor. Preciso ler algo da autora logo.

    ResponderEliminar
  20. Olá, tudo bem?
    Já resenhamos "Um Verão para Recomeçar" e esse é de fato um belo livro, muito bom e envolvente, é uma leitura que prender a atenção do leitor, ressalto as lições de vida que contém no livro. Gostei da sua resenha e impressões.
    Abraço,
    yvens

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    Ainda não conhecia a escrita da autora, e nem conhecia a história. Mas parece ser uma leitura bem envolvente, sem tantas surpresas, mas que a gente não quer largar até chegar à última página e perfeitos para dias em que estivermos sem fazer nada. Vou deixar na minha lista de leitura!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  22. Oi, Alice. Eu não conhecia o livro e achei a proposta dele bem bacana, fiquei curiosa para ler e adorei a sua dica e a resenha. Parece ser uma boa leitura!

    ResponderEliminar
  23. Olá Alice, não conhecia o livro e nem a autora, mas pelos seus comentários o enredo parece ter sido muito bem construído e estar bem bacana *-* Dica anotada.

    ResponderEliminar
  24. Oi Alice,
    Que resenha mais fofa, esse mês preciso ler um livro de fala sobre viagem e até comecei a ler um que está me deixando bastante desanimada, a forma como você disse que foi conquistada pela autora e como esse livro te fez passar por momentos de risos e choros me fez ficar curiosa e trocar a leitura!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderEliminar