(Review 231) - O mundo depois (Penryn and the End of the Days #2)

em 27 de agosto de 2018

Título original: World After
Autor: Susan Ee
Editora: Verus (Brasil) / Océano Gran Travesía (Argentina) / Skyscape (EUA)
Páginas: 308
Gênero:  Fantasia
Saga: Penryn and The End of the days 
A queda dos Anjos (Angelfall)
O mundo depois (World After) 
O fim dos dias (End of the Days)

Goodreads / Amazon / Skoob / Saraiva

O Mundo DepoisQuando um grupo captura Paige, a irmã de Penryn, achando que ela é um monstro, a situação termina em massacre. Paige desaparece. Os humanos estão aterrorizados. E a mãe das meninas, devastada. Penryn dirige por San Francisco à procura da irmã. Porque as ruas estão tão vazias? Onde estão as pessoas? Sua busca a leva ao coração do plano secreto dos anjos, onde ela observa sua movimentação e descobre até que ponto estas criaturas maléficas são capazes de ir para conquistar seus objetivos. Enquanto isso, Raffe está em busca de suas asas. Sem elas, ele não pode se juntar novamente aos anjos, muito menos retomar seu lugar de líder. Porém ele está prestes a se deparar com o maior dilema que já enfrentou: recuperar suas asas ou ajudar Penryn a sobreviver? 

Resenha:  

Continuação de A queda dos anjos, uma das fantasias mais originais, viciantes e tudo de bom que já li em muito tempo, com O mundo depois senti a necessidade imediata (compulsão incontrolável) de ler esse livro como se não houvesse amanhã. Pudera, a escrita de Susan Ee é simplesmente empolgante, e quando a gente pensa que a história pode se tornar previsível, lá vem a autora com uma reviravolta matadora daquelas que faz o coraçãozinho do leitor disparar. 

A história segue exatamente do ponto em que terminou A queda dos anjos. Penryn continua carregando toda a responsabilidade sobre si, e descobre que salvar Paige é apenas a ponta do iceberg nessa sua nova realidade desgarradora e cruel. 
Raffe, que nessa segunda parte tem menos destaque do que no livro anterior, precisa aprender a lidar com as mudanças impostas por sua nova realidade, a solidão e o desprezo daqueles que considerava leais amigos. 
E enquando isso, Beliel, Uriel e os outros anjos se preparam para atacar com todas as armas disponíveis, trazendo para a Terra toda a fúria de um exército de anjos. 

Geralmente, o segundo livro de uma trilogia é conhecido como "livro ponte", aquele mais fraquinho, que apenas extende um pouco mais a história. O mundo depois é uma das raras exceções nesse quesito. A autora introduz diversos fatos novos, revela um sem fim de segredos mirabolantes e, em meio à tudo isso nos empolga com umas reviravoltas impensadas, revelando segredos ocultos de seus personagens e permitindo que secundários da trama alcancem uma importância primordial conforme a história avança. A mãe de Penryn por exemplo protagoniza momentos únicos e raros com sua loucura, pois ela acaba sendo um personagem-chave, que está sempre no lugar certo e consegue se safar de tudo de alguma maneira. Espero que continue na terceira parte com esse toque único, pois se tornou um personagem de certa forma bem querido pra mim. Paige, a irmãzinha de Penryn também promete... A garotinha frágil aqui se faz mais forte e deixa o leitor cheio de perguntas para serem respondidas pela autora no desfecho final da trilogia.

Eu adoro ter Penryn como narradora. Acho que o ponto de vista dela torna a história mais vibrante e assustadora, pois o leitor passa a ver as coisas através da maneira como ela vê e tudo se torna bem mais real. Além do mais, a bravura e a lealdade de Penryn fazem dela o tipo de personagem que amamos até o infinito, então saber o que ela sente e pensa é sempre uma satisfação para o leitor. 

Nessa segunda parte Susan Ee surpreende mesmo. Se os seus anjos já pareciam malvados na primeira parte, nessa continuação eles adquirem um perfil ainda mais mórbido, pois muitos de seus planos vêm à tona, e eu fiquei abismada de verdade. Acontecem coisas que jamais poderia sequer imaginar, e confesso que estou curiosa pra saber como a autora fará pra dar um ponto final à tudo isso, pois o enredo que ela criou se tornou bastante complexo e interessante merecendo um desfecho que encerre com broche de ouro essa história maravilhosa que me tragou para essa San Francisco sem esperança e sem futuro de tal maneira que, mesmo após terminar o livro, ainda me peguei pensando e tentando por mim mesma adivinhar o que virá na sequência. 

É maravilhoso e sofrido quando um livro praticamente imerge o leitor em um novo mundo até o ponto em que ele não quer ler nada mais além disso. 
Já falei sobre a ambientação dessa obra prima da fantasia? Susan Ee desta vez se aprofunda ainda mais nessa San Francisco destroçada, e nos mostra sua versão apocaliptica até de lugares históricos da cidade, como a famosa ilha de Alcatraz, o infame lugar que um dia abrigou criminosos e aqui se converterá em algo ainda mais obscuro.

Não dá pra expressar em uma resenha o quanto essa trilogia é perfeita. Ainda que eu me extendesse em mil palavras, não conseguiria descrever nem a metade do que a história e seus personagens incríveis me fizeram sentir. 
O mundo depois é uma continuação que mantém o nível do livro anterior (aliás, em certos momentos diria até que supera em originalidade a história da primera parte) e que, pra mim se torna uma das minhas fantasias / distopias juvenis favoritas. A versão horrível e destrutiva do apocalipse de Susan Ee se faz real através de sua narração firme e viciante, e todos os detalhes da trama (até mesmo os mais míseros detalhes) alcançam a perfeição, fazendo com que as peças se encaixem no último momento e o leitor termine os capítulos mais do que satisfeito, ansioso em saber o que virá nas histórias de Penryn e Raffe.

Susan Ee é uma escritora best-seller, que trocou a vida de advogada pelos livros de ficção científica, aventura e terror. Seu primeiro livro, A Queda dos Anjos, é sucesso mundial e teve seus direitos cinematográficos adquiridos por uma grande produtora.

Web Page Oficial: http://www.susanee.com/

Twitter: Susan Ee





Nos lemos,

Alice

22 comentarios:

  1. Oi Alice. Essa trilogia está na minha interminável lista de desejados. Quero muito ler uma história com anjos, porque tive uma ressaca depois de uma série muito longa e cansativa que me decepcionou ao final.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Eu geralmente acho bem fracos os segundos livros das séries, mas vendo seu comentário elogiando e falando que esse não é assim, fiquei até curiosa para conhecer a história..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  3. Oi, Alice!
    Quanto amor nesse coração, hehe.
    Geralmente o livro dois é a ponta, como você diz, ou é incrível (caso de Corte de Névoa e Fúria, UAAAAAAAAAAAAU) e fico feliz que esse foi incrível, várias vezes superando o original.
    Você fala com tanta empolgação que me deu vontade de ler essa série.
    :)

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderEliminar
  4. Olá, Alice.
    Parece que todo lugar que olho vejo essa trilogia agora hehe. E estou quase mudando de ideia sobre ler a história. Esse negócio dos anjos serem ruins e de não ser igual a milhares de livros lançados com o tema faz com que eu me interesse por ele. E pelos elogios também hehe. Quem sabe eu leia.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice! Tudo bom?
    Eu tõ com o 1º livro dessa saga na minha estante pra ler... tô bem ansiosa na verdade.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    # miiistoquente #

    ResponderEliminar
  6. Oi, Alice!
    Menina do céu, eu já quero ler esse livro pra ontem!
    A mãe da Penryn é uma figura. Eu me acabava de rir dela em algumas situações.
    Eu achei o Raffe um tanto apagadinho no livro anterior.. não imagino menso que isso..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a um exemplar autografado de O que eu tô fazendo da minha vida
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice! A autora inova nos três livros, a história não cai no marasmo e ela deu um bom espaço para cada personagem. Neste livro eu pirei no reencontro da Penryn e do anjo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  8. Oi, Alice! Tudo bom?
    EU AMEI TANTO ESSA CONTINUAÇÃO ASJKFBASUOASGBOA maior medo de o 2 não ser páreo pra maravilha que foi o primeiro, mas superou minhas expectativas e me deixou muito satisfeita. E O FINAL!!!!!!!!
    Penryn rainha do meu mundo, amo demais <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar
  9. Oi, Alice
    Eu roubei sua indicação de A queda dos anjos e hoje terminei o primeiro volume, fiquei eufórica procurando o segundo mas aqui não tem aff. Eu estou arrepiada com aquele final, fiquei chocada com a Paige e com o que fizeram com ela, me lembrou as mutações que acontecem em Cinder, sabe? Enfim, não vejo a hora de poder ler esse segundo volume, estou ansiosa.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderEliminar
  10. Gostei da resenha Alice. É muito bom quando uma série nos cativa e fico feliz em saber que esse segundo volume tenha sido bastante satisfatório. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice,

    Ahh essa trilogia é maravilhosa. Comprei ela com um preço bem salgado, as valeu cada centavo ♥
    Bateu até uma vontade de reler tudo de novo ♥
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderEliminar
  12. Olá, tudo bem? Ahhh, que demais saber de uma continuação que não perde em nada para o primeiro livro, hahaha. Nunca tinha cogitado ler estes livros, pois nem sabia sobre o que eram, mas depois de ler tua resenha e ver tua empolgação foi impossível não ficar curiosa pra ler. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderEliminar
  13. Oi, tudo bem? Não conheço a série e fiquei bem perdida com a resenha, porque não faço ideia do como é o primeiro livro. Mas, enfim, você parece ter gostado, né? Também concordo com o livro do meio serve, muitas vezes, como ponte, e que bom que esse não foi tanto assim. Fiquei feliz pela Susan ser uma escritora não-branca, acho que mesmo nesse meio ainda há poucas mulheres asiáticas escrevendo (e menos ainda chegando até nós, do ocidente). Achei legal saber que ela é diretora de cinema! <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Olá
    Eu não costumo ler fantasias e quando lançou o primeiro livro eu fiquei com um pé atrás pois não gosto de livros de anjos mais fiquei curiosa vou anota a dica

    ResponderEliminar
  15. Acho que essa temática de anjos tem tanto a crescer, tanto pra ser explorada. Como amante de fantasia, anotei a dica aqui e espero poder ler em breve, tomara que eu goste tanto quanto você.

    ResponderEliminar
  16. Oi Alice, tudo bem? Eu nao conhecia essa série mas assim como voce, reconheço a importancia de um segundo livro, principalmente para manter o leitor interessado na historia. Fico feliz em saber que a obra atendeu as suas expectativas e só pela sua resenha, fiquei super animada para conhecer também.

    ResponderEliminar
  17. Que bom saber que o nível da narrativa não caiu nesse segundo volume. Até hoje não achei livros com anjos que me prendessem, mas pela sua resenha eu acho que posso tentar dar uma chance a esse e a essa trilogia, amo histórias que nos tiram o fôlego.

    ResponderEliminar
  18. A coisa mais difícil é o segundo livro de uma trilogia, agradar. E fiquei feliz em ver sua empolgação ao deixar claro que não acontece isto nessa história. AHHHHHH eu acho que foi aqui que eu li a resenha do primeiro livro, vou até verificar isso... Eu gostei da premissa e dos elementos, mesmo não sendo tão fá do tema.. *_* O desejo de ler só aumentou com a resenha

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
  19. Oi, Alice.
    Uau, realmente parece ser uma obra muito original e fiquei curiosa demais com a leitura. Eu não conhecia a série e já me deu vontade de ler tanto esse volume quanto o primeiro. Adorei a sua resenha e a dica já está anotada!

    ResponderEliminar
  20. Olá,
    Não conhecia essa história, na verdade sempre fico com receio de ler livros com anjos nenhum livro com esta temática me agradou até hoje. Porém fico feliz em saber que a continuação foi tão boa!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    Eu amo distopias e amo história que tem anjos. Aqui, pelo visto, é uma junção das duas coisas! Eu nunca tinha ouvido falar do livro, da série, mas já fiquei curiosa para conhecer, especialmente ao saber que o nivel só aumenta! Dica anotada!
    Abraços

    ResponderEliminar
  22. Olá, tudo bem? Ah tenho sempre ouvido ótimas recomendações sobre os livros da autora, e tenho já eles aqui em cas <3 Espero conseguir lê-lo em breve. Sua resenha só me deixou mais curiosa ainda sobre o enredo, e AMO quando os autores nos surpreende. Espero ter também maravilhas para falar. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderEliminar