(Review 249) - Fim dos dias (Penryn and the end of the days #3)

em 1 de noviembre de 2018

Título original: End of days 
Autor: Susan E
Editora: Verus (Brasil) / Skyscape (USA) / Oceano Gran Travesía (Espanha)
Páginas: 322
Gênero: Fantasia
Saga: Penryn and the end of the days
Valoração: 

Depois de escapar de anjos malignos em "O mundo depois", Penryn e Raffe precisam se esconder. Eles estão desesperados para encontrar um médico que possa reverter as deformações causadas pelos anjos. Mas, conforme eles avançam em busca de respostas, uma revelação assustadora sobre o passado de Raffe desencadeia forças sombrias que colocam todos sob ameaça. Quando os anjos lançam um pesadelo apocalíptico sobre os humanos, ambos os lados se veem a caminho da guerra. À medida que alianças improváveis se formam e estratégias mudam, não se sabe quem sairá vitorioso. Forádos a escolher um lado na luta pelo domínio terreno, Raffe e Penryn têm uma difícil decisão a tomar: defender sua própria raça ou um ao outro?  


Resenha: 



A trilogia de Penryn and the end of the days vai certamente ficar marcada pra sempre como uma das distopias mais fascinantes e bem boladas que já li em muito tempo. Amei o primeiro livro mais do que poderia imaginar e o segundo foi tão bom que chegou a superar o primeiro, então, imaginem só as expectativas que tinha para conferir o grande finale da saga, Fim dos dias, um livro que não apenas manteve o ritmo alucinante dos anteriores como também entrega um final fechadinho e coerente com a trama.

Li o livro em menos de dois dias. É que esse é o tipo de livro que a gente não consegue largar. São tantas reviravoltas, surpresas, explosões, revelações, mortes e momentos de tensão extrema que o leitor parece ser tragado para aquele universo apocalíptico, onde Penryn e Raffe lutam juntos para salvar humanos e anjos da maior destruição já vista.

Terminei as últimas páginas já com uma nostalgia forte batendo. Onde vou encontrar personagens tão maravilhosos assim outra vez? Só quem leu sabe o quanto Susan Ee soube investir em personagens carismáticos, fortes e determinados e o quanto sua narrativa empolgante conquista o leitor. Viver essa aventura através da voz de Penryn, uma das heroínas mais duronas que já conheci foi um presente, e com certeza Susan Ee se tornou aquela autora que sempre estará na minha listinha, pois já mostrou que sabe construir uma história forte e que sai na contramão de qualquer clichê.

Eu tinha muito medo desse livro. Não são raros os casos de séries perfeitas que acabam tendo um final mediano ou polêmico. Havia lido resenhas de pessoas que não gostaram do epílogo escrito por Susan Ee neste volume. E tudo isso me fazia querer e não querer ler a terceira parte, tudo ao mesmo tempo. Acho que fiquei imaginando algo muito ruim no epílogo, porque a verdade é que quando o dito cujo chegou eu suspirei de alívio, pois até que gostei, achei que teve a ver com a trama, era o esperado, e segue exatamente a premissa que se manteve ao longo da série.

Sendo assim, Penryn and the end of the days é uma das raras trilogias que leva 5 estrelas nos três livros e isso, meus amigos, diz muito já que ando cada vez mais chata e exigente para favoritar um livro.

A protagonista Penryn continua maravilhosa nessa última parte. Eu amei Penryn porque ela se manteve autêntica do começo ao final da trilogia. Ela não se deixa manipular, não sucumbe à síndrome da donzela indefesa e mesmo nos momentos onde tudo dava errado, ela respira fundo e segue adiante. Penryn foi um personagem admirável, tudo o que a gente realmente espera em uma heroína.
O Raffe, seu par, não fica atrás. Desde o início Raffe é duro, centrado e firme em suas convicções e foi muito interessante notar cada mudança sutil no comportamento do personagem, até que ele pudesse realmente encarar de frente seus erros, acertos e fraquezas nesse terceiro volume. Esse Raffe da terceira parte chega melhor do que esteve nos livros anteriores e aqui notei que conhecemos Raffe em sua toda sua essência.
Esse par romântico de Penryn e Raffe é maravilhoso porque ambos se respeitam, se admiram e se protegem de uma maneira terna, sem jamais subestimar o parceiro. Raffe confia na Penryn, entrega nas mãos dela sua própria segurança e ela também faz o mesmo por ele, e ainda quando os dois cedem, nenhum aparenta ser mais fraco, pois eles mantém uma relação saudável, de respeito mútuo e isso para o leitor é algo revigorante de se ler.

Os secundários também são maravilhosos. A família de Penryn, sua irmãzinha Paige e sua mãe, conseguem se tornar aos poucos essenciais, e cada vez que uma delas aparecia, o leitor é surpreendido com momentos inesperados. A mãe de Penryn é uma caixinha de surpresas e consegue nos fazer rir e duvidar, o tempo todo. Paige é uma fofa, e eu gosto como a autora nos mostra seu lado mais monstruoso e ainda assim consegue manter na personagem uma inocência latente. Há também outros muitos personagens que não passam indiferentes, mas são tantos que seria difícil numerar cada um. As surpresas dessa terceira parte para mim vieram mesmo do lado dos anjos, especialmente com Belial, um caído que possuí uma história cheia de detalhes, que conseguiu me causar um impacto muito grande porque Belial traz um tom bem cru à história e seus momentos são dolorosos e bem sombrios.

Como já disse, Fim dos dias consegue manter o mesmo nível impecável dos livros anteriores. Tem ação, tem mistério, tem muitas mortes, romance, reviravoltas, descobertas e despedidas, e tudo foi dosado na medida certa, sem exageros. É uma leitura bem rápida e que ao finalizar já vai deixando saudades, pois Penryn and the end of the days é, ao meu ver, uma série que, em um mercado literário cada vez mais exigente e saturado, brilha com um estilo próprio e uma história forte, que mesmo com uma premissa já usada em outras histórias, consegue ter seu toque mais original, causando em mim impacto suficiente para tornar-se com certeza absoluta uma das minhas trilogias favoritas de sempre.

Susan Ee é uma escritora best-seller, que trocou a vida de advogada pelos livros de ficção científica, aventura e terror. Seu primeiro livro, A Queda dos Anjos, é sucesso mundial e teve seus direitos cinematográficos adquiridos por uma grande produtora.

Web Page Oficial: http://www.susanee.com/

Twitter: Susan Ee





Nos lemos,

Alice

23 comentarios:

  1. Oi Alice! Se eu já queria começar a ler esses livros, agora quero ainda mais. Quando uma trilogia fecha com chave de ouro é garantia de ótimas leituras e, apesar de não ser tão inovadora na trama, parece ser maravilhosa.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Oi, Alice!
    Não tem coisa melhor do que uma saga inteira ser maravilhosa e ganhar cinco estrelas, né?
    Que bom que gostou e que aproveitou tudo do início ao fim.
    Como foi assim a saga de Corte de Espinhos e Rosas.
    Estou nostálgica, como você.
    Vocês faz resenhas tão apaixonadas por essa série que eu com certeza coloquei ela na minha wishlist e assim que eu puder voltar a comprar livros vou adquirir (chega logo, maio!).

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderEliminar
  3. Olá, Alice.
    Eu quero muito ler essa trilogia porque conheço mais dois blogs fora o seu que elogiaram muito os livros. Mas ainda estou com aquele preconceitozinho por ser anjos hehe. Eu estou com essa sensação de não querer ler o final de uma duologia aqui porque li resenhas negativas do livro. Quando os outros livros são tão bons fica aquele medo mesmo de não terminar tão bem. Que bom que aqui não aconteceu isso.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice! O pessoal deixa de ler pensando que é mais uma série sobre anjos cheia de clichês, mas não imaginam o quanto esta série é original e de deixar leitor sem ar. Eu amei e também recomendo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  5. MEO DEUS, como não sabia dessa distopia antes? Fiquei arrepiada só lendo sobre como seria o livro.Eu nunca li nada sobre anjos e eu preciso ler, é tipo a parte que tá me faltando.

    ResponderEliminar
  6. Oi Alice!! Nada como terminar uma série com sentimentos nostálgicos! Que bom que a autora manteve o nível! Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  7. Eu amo esses livros.
    Me apaixonei pelo primeiro e lembro de não aguentar de curiosidade e ir atrás das tradições de fãs para ler.
    Costumo gostar muito desses cenários tensos e apocalípticos.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Gosto bastante de fantasia e fiquei contente em saber que essa trilogia aborda o gênero.
    Não conhecia a trilogia, mas parece ser uma ótima leitura.
    Que bom que você gostou bastante da leitura, vou anotar sua dica.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Não conhecia sobre esses livros mas adorei sua resenha, é muito bom quando a autora consegue manter sempre o mesmo nível nos livros.
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Oi, Alice! Tudo bom?
    Eu fiquei completamente apaixonada por esse final! Fui pra ele nervosa com medo de algum escorregão, mas a Susan tirou de letra igual aos outros volumes <3
    Penryn é minha heroína favorita daqui pra frente. Que menina badass mais divertida! E o Raffe JKANSOASBUOSGAUO crush sofredor.
    Deu saudade da história.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar
  11. Oie
    Que bom que o fim da trilogia te marcou. Vi varias pessoas comentando sobre estes livros e estou curiosa. Achei esta capa maravilhosa.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Oi, Alice
    Não vou deixar de agradecer a você por ter me indicado essa trilogia que foi lendo a resenha do primeiro livro aqui que eu acabei pegando e amando esses dois. Eu só não dei nota cinco pra ele porque eu perdi o ritmo de leitura, mas eu amei de todo coração e achei que o universo que a autora criou ficou maravilhoso e bem bolado. Raffe pra sempre meu <3

    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderEliminar
  13. Gostei da resenha Alice. Não é o tipo de livro que faz o meu estilo, mas achei a premissa interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Não costumo ler livros sobrenaturais, mas aparenta ser uma ótima leitura para quem gosta do gênero.
    É bom saber que a autora apresenta uma narrativa bem delineada, seguindo os outros livros com mistério, romance e também reviravoltas que é sempre um ponto positivo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Oi Alice, tudo bem?
    Não faz muito meu estilo de leitura preferida, mas gostei do post!
    Blog Entrelinhas

    ResponderEliminar
  16. Sempre me falam dessa série, ela é um tanto antiga, mas confesso que não é uma história que me chame a atenção, então dificilmente eu leria, obrigada pela resenha, está linda e dá para ver a sinceridade, mas eu deixarei passar a dica, quem sabe na próxima.

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Oi Alice!
    EITA QUE EU TO ANIMADO. Li so o primeiro esse ano, mas com certeza quero continuar. Eu adorei a Penryn. Ela e foda e maravilhosa e a mae dela e a personagem mais porra loka que eu ja vi. E eu gosto KKK roubou a cena. Ansioso pra ve esse desfecho, porque sim, esse livro tem tudo que e elemento de outros romances, mas consegue ser muito diferente do esperado.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Olá,
    Eu tenho de verdade problemas com livros que possuem anjos hehehehe. Não sei se por ter lido livros bem ruins com o tema ou por não ter interesse, porém todo o fato de ser surpreendente para você me fez ficar um pouquinho curiosa quanto a trilogia.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderEliminar
  19. Olá, não conhecia a trilogia e nem a autora, gostei bastante e espero ter oportunidade de ler.Fiquei bastante curiosa com a mãe de Penryn, gosto de personagens assim que cativa e causa dúvida ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  20. É tão bom quando um livro meche assim com a gente! A sua resenha está excelente e com a sua empolgação você me deixou curiosa para poder ler os livros também. Parece uma leitura que vai me agradar desde o primeiro livro e que vou sentir falta quando terminar o último.

    ResponderEliminar
  21. Oi Alice,

    Estou devendo a resenha desse livro lá no blog, mas o que falar dessa trilogia favorita da vida? Amo demais e queria muito que as pessoas dessem uma chance para esses livros, pois são bons demais!
    Quero mais livro da autora ♥
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderEliminar
  22. Oi, Alice!

    Essa trilogia é sensacional. Fiquei com uma baita saudade dos livros lendo as suas resenhas. Faz tempo que não leio uma sequência de volumes tão bons como esses. Ficou ótima a sua resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Oi, Alice!
    Eu amo tanto essa trilogia que nem sei explicar <3 Eles conseguiram misturar guerra, sangue, amor, perdão... Tantos temas legais em três livros que é impossível não gostar, né? Na minha opinião, esse último pecou no final. Achei aquele epílogo muito idiota e fiquei esperando mais alguma coisa acontecer. Quando virei a página e tinha acabado ali, fiquei meio "ué?". Mas mesmo assim dei cinco estrelas haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar