(Review 253) - Notícias Extraordinárias: As histórias por trás da magia (Animais Fantásticos e onde habitam)

em 13 de diciembre de 2018

Título original: Movie-Making News: The Stories behind the magic
Autor: Jody Revenson
Editora: Harper Collins Brasil / Harper Design USA
Páginas: 80
Gênero: Narrativa / Relato / Behind-the-scenes
Valoração: 
Goodreads / Amazon / Skoob 

Inspirado pelos próprios jornais vistos no filme, Noticias Extraordinárias: As histórias por trás da magia revela histórias desconhecidas dos bastidores do primeiro filme, e permite uma olhadinha no que está por vir na sequência. Cheio de novidades exclusivas e insights emocionantes dos atores e produtores, Notícias Extraordinárias: As histórias por trás da magia celebra Animais fantásticos e onde habitam com informações e fragmentos sobre os personagens, criaturas, trajes efeitos especiais, além de uma série de fatos sobre a produção cinematográfica para atiçar os leitores. Escrito em um estilo arejado e acessível, também possuí um "Extra" colorido exclusivo que oferece fotos e informações sobre o que o futuro reserva para Newt, Jacob, Tina e Queenie em Animais fantásticos: Os crimes de Grindelwald.  

Resenha: 


Notícias Extraordinárias: As Histórias por trás da magia é um guia perfeito não apenas para os fãs de JK Rowling e suas maravilhosas histórias cheias de magia e emoção como também um guia especial para todos os amantes da sétima arte.

Quando o guia chegou aqui em casa eu não sabia bem do que se trataria. Seria um resumo do livro? A reprodução de um jornal contando novidades da trama? Ou um por trás dos bastidores cheio de charme? Na verdade, Notícias Extraordinárias engloba de tudo um pouco disso, e consegue nos transportar um pouco para o universo mágico de se criar um filme que possuí a magia como peça chave.
Quer saber os detalhes do vestuário de cada personagem? O elaborado processo de criação dos animais fantásticos? O cuidado e pesquisa dedicados para compor a ambientação vibrante dos anos 20? Eu pude descobrir tudo isso, e fiquei com um gostinho de quero mais.

Um outro detalhe do guia é certamente o seu design, com pinta de jornal de variedades, que permite que o leitor mais maduro sinta até mesmo uma certa nostalgia, relembrando aquelas antigas revistas dedicadas à sétima arte que costumavam lotar as bancas de jornais do país até meados dos anos 90 (eu mesma tinha uma coleção de revistas Set....)

Confesso que não estava muito familiarizada ainda com a história completa de Animais Fantásticos e onde habitam.

Tive a oportunidade de assistir aos primeiros 40 minutos de filme e amei Jacob e Queenie por exemplo, mas acabei não conseguindo assistir ao filme completo naquele momento e depois acabei esquecendo de me colocar em dia. Quando o guia chegou até pretendia assistir ao filme antes, mas decidi ler primeiro o guia, pois queria sentir a experiência de realmente estar lendo um jornal de novidades, de detalhes novos e inexplorados pra mim. Houve diferença? Acredito que não há já que a maior parte do livro se trata nos detalhes que há por trás dos bastidores.

Há citações dos atores sobre seus personagens, a opinião do direitor e das pessoas responsáveis pelos efeitos e vestuário e achei incrível a dedicação que se pode sentir em cada um, o quanto é necessário uma grande sincronia em equipe para que algo tão grandioso realmente aconteça.

São poucas páginas (80 páginas), mas o suficiente para permitir que o leitor entenda todo o processo necessário para dar vida à mais esse clássico da fantasia. O legal é que ao final há ainda um vislumbre do que nos espera na segunda parte da saga e eu amei ver Jude Law ali, todo caracterizado como Dumbledore, explicando em poucas palavras a emoção em dar vida à esse personagem tão cativante para qualquer fã de Harry Potter.

Como já disse, recomendo Notícias Extraordinárias: As Histórias por trás da magia como um belo resumo dos segredinhos que apenas o cinema é capaz de realizar sem permitir que a magia de uma bela produção se perca. Incrível cada reportagem e o design que a editora adotou em cada página do livro. Em preto e branco, com o mesmo estilo de folha dos nossos antigos (e saudosos!!) jornais de banca, o leitor mergulha naquela época encantada dos anos 20 e dessa vez adiciona-se à isso uma boa dose de fantasia e encanto que apenas a mente criativa de JK Rowling pode ser capaz de criar. Recomendadissimo.



Nos lemos,

Alice

4 comentarios:

  1. Olá, Alice.
    Quando a editora anunciou esse livro eu ainda não tinha assistido nenhum dos dois filmes, por isso não solicitei ele. E também, porque sei que tem vários livros desse universo e como me conheço, ia querer comprar todos depois hehe.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  2. Oi, Alice!!
    Já tinha visto esse livro e achei o máximo.
    Não tenho tanta pressa pra comprá-lo porque ainda nem conheço a outra história!
    Mas sei que comprarei em breve. Que bom que você gostou!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderEliminar
  3. Dos livros que mais quis quando foi anunciado!! :D
    Ainda não o consegui ter mas quero muito comprar

    beijinhos

    Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand

    Uma iniciativa que vai ajudar uma associação de animais: Vamos dar livros amor este Natal ?

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi Animais fantásticos e nem sei muito do que a história trata.Ainda estou dando os primeiros passos em direção aos livros de HP, por isso resolvi dar atenção a essa história mais tarde, no entanto, essa resenha me fez ficar curiosa em relação ao filme! Vou assistir haha

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderEliminar