(Review 254) - The Unexpected Everything

em 18 de diciembre de 2018

Título original: The Unexpected Everything
Autor: Morgan Matson
Editora: Plataforma Neo (Argentina/Espanha)  / Simon & Schuster Books (USA)
Páginas: 456
Gênero: Romance Juvenil
Valoração: 

Andie tinha tudo planejado.
Ela sempre tem um plano pra qualquer coisa.
O futuro? Será em uma prestigiada universidade de medicina.
O pai? É só evitá-lo o máximo possível (o que é bem fácil levando-se em conta que ele é um congressista e quase nunca está em casa).
Amigas? Palmer, Bri e Toby, possivelmente as pessoas mais maravilhosas do planeta. Quem precisa de alguém mais?
Relacionamentos? Nenhum garoto merece mais do que três semanas.
Desse jeito, que Andie tenha seu verão inteiro já planejado não é nenhuma surpresa. Até que um escândalo político destruirá as suas chances de cursar um desejado estágio de medicina e fará com que Andie e seu pai sejam obrigados a conviver na mesma casa pela primeira vez em anos. De repente, Andie se pega fazendo coisas que não são nem um pouco próprias dela: começa a trabalhar como passeadora de cães, participa de uma incrível caça ao tesouro com seu pai e talvez, apenas talvez, ela ainda permitirá que o charmoso Clark se aproxime mais do que o esperado. Palmer, Bri e Toby querem convencê-la a abraçar o caos pelo menos pela primeira vez, mas, será que tudo permanecerá exatamente sob controle? 


Resenha: 

Morgan Matson se tornou para mim, desde ano passado, um daqueles autores que posso chamar de imprescindíveis na minha vida leitora. Suas histórias leves, juvenis e divertidas sempre me envolvem e, apesar de demorar um pouco pra engrenar na leitura, ao final termino sempre satisfeita.

The Unexpected Everything é um daqueles livros que, apesar de serem ótimos pra qualquer época do ano, é ainda mais perfeito pra se ler durante o verão. A história toda aliás está ambientada durante as férias de verão dos personagens e, através das descrições precisas de Morgan Matson o leitor se sente transportado para aquele universo tão comum e ao mesmo tempo cativante onde a toda a trama se desenvolve.

Alexandra Walker (Andie) é aquele tipo de jovem que, numa primeira impressão, todos chamariam de "privilegiada". O pai dela, Alex Walker, é um congressista famoso, com grandes chances de disputar a reeleição e ela está sempre ali, brilhando através das lentes dos fotógrafos ao lado do pai. Seria tudo muito bom, se não fosse ilusório. A verdade é que Andie tem que andar em passos curtos, sempre tomando cuidado com o que faz ou com o que diz para não manchar a reputação do pai e, além disso, se viu obrigada a cuidar de si mesma, já que o pai, sempre ocupado em um sem fim de conferências em Washington parece não ter tempo para a garota, e a mãe de Andie, Molly, faleceu há alguns anos, vítima de câncer no ovário. 
Quando o pai de Andie se vê envolvido em um grande escândalo e é obrigado a afastar-se da midia e dos palanques enquanto aguarda julgamento, a vida da jovem dá um giro inesperado. O estágio em uma cobiçada universidade que já estava garantido foi simplesmente cancelado, em virtude do declinio da carreira do pai de Andie e ela agora terá que passar o verão sem planos, sem rumo e ao lado de um pai com quem mal conviveu verdadeiramente ao longo dos anos. 
Andie decide então ocupar a mente com algo útil, para que o verão não termine como um tempo simplesmente vago e a única oportunidade que a garota encontra é um emprego como passeadora de cães. Ao principio, Andie está segura de que passear com cachorros (e gatos) por ai não tem nada a ver com ela, mas pouco a pouco a garota descobre que estar ao ar livre, ao lado de animais fofinhos que desejam apenas diversão pode ser uma experiência incrível. E quando em meio à tudo isso aparece Clark, um escritor prodígio que vive um bloqueio criativo, todas as defesas que Andie cuidadosamente construiu ao longo dos anos começam a ruir e ela terá que lidar com uma vida nova, que inclui um primeiro verdadeiro amor, um pai tentando se tornar presente e amigos que podem, sempre, preencher o vazio. 

As histórias de Morgan primeiramente me encantam porque nunca se trata apenas de um amor, um romance fofo e perfeito. Seus livros possuem um misto de vários momentos e detalhes, e a autora sempre dá ênfase grande nas questões que envolvem familia e amizades. Como em outros de seus livros, aqui, o papel dos amigos é essencial, e cada personagem possuí sua personalidade, seus dramas e conflitos, o que traz maior emoção à trama já que nem tudo estará apenas centrado em Andie. 
Eu amei o grupo de amigos apresentado pela autora. São diferentes entre si, e possuem várias particularidades com as quais o leitor pode se identificar. Palmer, Toby, Bri, Wyatt e Tom se alternam em importância durante a trama, mas todos desempenham um papel fundamental, todos possuem momentos onde o leitor se pega desejando conhecê-los a fundo. 

As histórias de Matson jamais são perfeitas. A autora lida bastante com essa questão da perda em seus livros, seja ela através do luto pela morte de alguém, seja através da ausência momentânea (mas dolorosa) de determinada pessoa e eu gosto como a autora aborda os temas, pois ela consegue fazê-lo de maneira leve, sem deixar a história carregada demais de drama e sem que se perca aquele ar otimista e juvenil que sempre desponta em suas tramas. 

Os protagonistas (assim como os secundários) são todos extremamente bem trabalhados. Página por página o leitor consegue conhecer a fundo grande parte dos personagens, entendê-los e aceitá-los como são. Os personagens de Morgan Matson são críveis, eles erram à todo momento e sempre tentam remendar seus erros (às vezes cometendo outros ainda maiores) e acho que essa tendência a errar os torna humanos e próximos à realidade. 
Essas histórias me prendem porque, apesar de saber do final feliz certeiro, também sei que haverá conflitos no meio do caminho, segredos que virão à tona e até mesmo alguns rompimentos inesperados, e esse lado cheio de surpresas, onde a autora se arrisca em trazer sempre um acontecimento impensando faz suas histórias serem diferentes e de certa forma marcantes também. 

A narrativa é sempre na primeira pessoa, contado pela voz da própria protagonista e eu prefiro esse estilo, porque consigo me sentir literalmente "na pele" do personagem, vivendo e sofrendo com ele seus dramas, acho essa conexão importante para que o leitor se sinta imerso na história. 
Embora Morgan não dê muita importância à ambientação, ela sempre traz alguns lugares especiais e descrições diretas sobre certos pontos onde ocorrerá algum evento importante, esse estilo deixa a trama bem simples, o leitor se ambienta facilmente e sente que teve todas as informações necessárias, sem que os detalhes ocupassem uma importância tão grande ao ponto de serem cansativos.

Enfim, The Unexpected Everything foi mais uma agradável surpresa de verão pra mim. Minha penúltima leitura do ano de 2018, terminei com um sorriso de satisfação no rosto, pois era exatamente o que necessitava: uma história divertida, envolvente, tocante, sem grandes pretensões, que me prendeu até o final, me surpreendendo positivamente em muitos momentos.

Morgan Matson morou em Nova York e depois em Connecticut, mais especificamente em Greenwich. Estudou no Occidental College em Los Angeles, mas na metade do curso de teatro começou a trabalhar no departamento infantil da Vroman´s Bookstore e foi lá que se apaixonou pela literatura YA. Após se formar na universidade, com seu diploma em teatro e inglês, ela se mudou para o leste do país, para estudar na New School, onde se especializou em Writing for Children. Amy & Roger Epic´s Detour, inspirado nas road trips da própria Morgan foi publicado em Maio de 2010. Foi nomeado um dos melhores livros a vários prêmios, traduzido à cinco idiomas e publicado em seis países diferentes. Nesse meio tempo Morgan voltou à Califórnia onde se especializou em Roteiro pela Universidade do Sul da Califórnia. Seu segundo livro, Second Summer Chance foi publicado em Maio de 2012 e baseia-se em grande parte de suas férias passadas nas montanhas de Poconos, na Pensilvânia. Morgan atualmente reside em Los Angeles, embora ela adore viajar e faça isso sempre que pode. Recentemente acaba de publicar seu quinto e mais novo trabalho, Save the Date.

Web Page Oficial: https://www.morganmatson.com/

Twitter: Morgan Matson



Nos lemos,

Alice


25 comentarios:

  1. Oi, Alice
    Nem conhecia o livro mas já quero. Amei a temática e não teve nada a ver com o que eu imaginei para a história. Tenho certeza que vou amar esse YA, até porque é um dos meus gêneros favoritos. É legal ver que o pai da garota não é um completo babaca como esses pais tendem a ser, já gostei disso.

    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Oi, Alice!
    A capa linda já me ganhou, aí ver você falando de tanto carinho me ganhou mais ainda.
    Adoro histórias com essa pegada juvenil, fofa e que trata de tanta coisa legal que não só amor.
    Eu nunca nem ouvi falar da autora, mas já quero ler esse livro e tudo dessa mulher, haha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderEliminar
  3. Oi, Alice! Tudo bom?
    AAAAAAAAAAAAAAAA ESSE LIVRO AMORZINHO ASKJFNSAOUGUOASBOGSUBASBUAOA Eu amo tudo que a Morgan Matson escreve, mas esse foi um dos favoritos com certeza <3
    Todo o drama com o pai da protagonista foi tão bem desenvolvido e MEU DEUS EU AMO UM CLARK!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice!
    Ahhh, SE EU QUERO LER? QUERO CLARAMENTE!
    Eu vi uma resenha dele acho que algum dos blogs que comento, bastante tempo atrás, e fiquei querendo. Os casais parecem divertidos e a trama gostosa. De vez em quando é ótimo uma leitura sem grande pretensões ou construções de mundo. Ta nos desejados. So falta sair aqui no BR.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Oi, Alice!

    Adorei a premissa do livro! Tem tudo pra ser um romance bem fofo, e ainda contando com o crescimento dos personagens e de dores que eles carregam, torna a história mais bonita. Quero ler pra ontem!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Oi Alice,
    Também estou apostando em histórias assim para meu final de ano, na verdade minhas leituras são um misto de generos e história sempre, mas li alguns NA e YA esses últimos dias. E estou gostando dessa sensação de início e esperança! Coloquei Unexpeceted Everything na minha lista, com certeza quero um livro desses para me inspirar!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Essa leitura deve ser o tipo de história amorzinho que nos diverte, cheia de clichês dos romances e com personagens bem construídos.
    Não conhecia essa autora, mas gostei da suas considerações.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderEliminar
  8. Olá, Alice.
    Essa capa não me atrai muito e a principio o enredo parecia ser bem clichê. Mas lendo sua resenha percebi que mesmo a história sendo leve, a história aborda várias coisas mais a fundo. Então acho que se der eu darei uma chance a ele.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  9. Oi Alice! Aqui no Brasil foi lançado um livro dela e eu gostei bastante, desde então tenho estado ansiosa para que outros cheguem aqui. Eu achei a premissa desse aqui super linda e fiquei doida para ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  10. Muito bom! Seu blog é muito bom mesmo, estou amando ler os seus artigos..

    Já salvei seu Blog em meus favoritos.


    Estou amando seu blog ❤️


    Meu Blog: Loteria dos Sonhos de Hoje

    ResponderEliminar
  11. Oi Alice, tudo bem?
    Não conhecia a autora nem o livro, mas achei interessante.
    Parece uma leitura mais leve (apesar dos temas sérios) e bacanas pra quando queremos algo mais tranquilo pra ler.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderEliminar
  12. Que pena que nenhuma editora ainda trouxe esse livro pra cá, pois parece ser uma ótima história. Achei lindinha a capa também!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  13. Nunca li nada da autora!
    Achei bem legal sua resenha, fiquei curiosa!
    Gosto de livros levinhos assim!
    Tomara q alguma editora publique por aqui!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia o livro nem a autora, mas fiquei realmente muito curiosa! O livro parece ter uma história muito boa e original!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Olá linda,

    Gosto muito de romances que não são mamão com açúcar, porque tem mais profundidade e cativam bastante com personagens bem problemáticos ou com problemas que envolvam sua sanidade mental e seu equilíbrio emocional.

    Esse parece ser assim!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  16. Oi, Alice!
    Menina, eu até tinha colocado esse livro na TBR mas acabei esquecendo. Pelo que já vi, os livros da Morgan lembram muito os da Kasie West, só que um pouco mais profundos.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Natal Literário 2018: 5 kits, 10 ganhadores. Participe!

    ResponderEliminar
  17. Oi, Alice!
    A capa e o estilo me lembraram muito os livros da Kasie West e só por isso já fiquei com vontade de ler hahaha Adoro essas leituras mais leves que ajudam a distrair. Ótima dica!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar
  18. Tudo bem? A história parece ser uma delícia. Ainda não o li, mas fiquei bem curiosa.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Olá, Alice! ♥
    Estou aqui me perguntando como eu não conhecia essa autora antes, porque simplesmente adorei o enredo! Será que essa é a minha chance de conhecê-la e persegui-la? Hahahaha. Adoro esses livros mais leves, mas que ao mesmo tempo trazem temas delicados e necessários de se falar. Nada melhor do que um drama misturado com um romance para esquentar o nosso coração, não é? Guardei a dica!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderEliminar
  20. Olá Alice, tudo bem?

    Não conhecia a autora e nem o livro, a história parece muito boa e eu gosto as vezes de ler histórias leves e divertidas, dia anotada.....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. oi, Alice. Tudo bem?
    Eu teno a maior vontade de conseguir ler livros em inglês ou espanhol, mas por enquanto só em português mesmo hahaha o máximo que consigo fazer é ler o PT de Portugal kkk
    Eu achei muito legal saber sobre a sua experiência com os livros da autora, acho que se alguém trouxesse para o BRasil seria muito bom. Esse livro parece mesmo ser ótimo.

    ResponderEliminar
  22. Oi, Alice!
    Nossa, o livro parece ser daquelas leituras super agradáveis, adorei a sua resenha! Mostrou uma história ao mesmo tempo leve, porém com uma carga emotiva bem balanceada, é o tipo de história que daria um filme bem agradável de sessão da tarde. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  23. Olá Alice, eu não conhecia a autora e nem seu livro, mas pelos seus comentários parece ser um romance bem bacana com um bom cenário e personagens bem trabalhados *-* Já vou deixar anotado na minha listinha de leituras para melhorar meu inglês <3

    ResponderEliminar
  24. Ola!!
    Confesso para ti que não conhecia a autora e nem o livro em questão. Porem, a capa do livro é encantadora e eu amei a premissa. Me pareceu ser um daqueles livros bem leves e gostosos.
    Dica anotada!

    beijos

    ResponderEliminar
  25. Olá, tudo bem Alice?

    Eu não conhecia o livro e a autora, infelizmente não curti muito a capa, acho que tem muitas informações, mas achei interessante a premissa. Essa parece ser uma leitura leve e envolvente. Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Abraço!

    ResponderEliminar