(Review 256) - Levana - A Rainha mais bela (Crônicas Lunares, #3.5)

em 14 de enero de 2019

Título original: Fairest
Autor: Marissa Meyer
Editora: Rocco (Brasil) / Feiwel & Friends (USA) / V&R Editora (América Latina)
Páginas: 256
Ano de Publicação: 2015 (EUA) / 2017 (Brasil)
Gênero: Distopia Juvenil
Saga: The Lunar Chronicles (As Crônicas Lunares)
1. Cinder 
2. Scarlet 
3. Cress 
3.5 Levana (Fairest) 
4. Winter
Valoração: 
Goodreads / Amazon / Skoob

Quem é a verdadeira mulher por trás da fascinante vilã que perpassa as histórias de Cinder, Scarlet, Cress e Winter? Neste spin-off da série de contos de fadas futurista Crônicas Lunares, a autora Marissa Meyer revela o passado e as motivações de Levana, a cruel rainha que sonha em governar o povo de Luna. 
Filha mais nova ofuscada pelo brilho e charme da verdadeira herdeira do trono, sua irmã Channary, Levana teve o rosto desfigurado por queimaduras na infância e aprendeu a se camuflar, manipulando todos a sua volta com uma beleza fictícia. Assim, conquistou à força o amor de Evret Hayle, por quem sempre foi apaixonada, tornando-se madrasta de Winter, quando ele perdeu a esposa no parto da filha. E seu próximo passo é tomar o trono definitivamente. 


Minha opinião:

Levana - A rainha mais bela é um livroLevana não é precisamente a minha vilã favorita, tampoco a mais carismática. Além disso sua história não me despertava interesse. Porém, eu quero terminar a saga em breve e sabia que Fairest, apesar de não despertar em mim tanta ansiedade, seria necessário.
extra da saga Crônicas Lunares que nos traz a história da grande vilã da série. Em principio eu estava relutante em quanto a ler este livro. 
Não esperava que essas poucas páginas fossem me prender tanto. Marissa Meyer mais uma vez mostrou que consegue manejar uma história, conectar os fatos de maneira precisa e surpreender o leitor, ainda que em poucas páginas.

Eu não sei se Winter repete algo da história lida em Fairest, e ainda que o faça, não creio que o foco será o que é tratado aqui, portanto, Fairest acaba sendo necessário para entender Levana e suas motivações. Desde as primeiras páginas a autora nos apresenta o declinio da menina que só queria ser amada e terminou sendo a mais temida das rainhas.

Não imaginava que pudesse chegar a sentir pena ou até mesmo simpatia por Levana. Mas, em alguns momentos, foi possivel sentir uma pontada de tristeza por todas as reviravoltas na vida da até então princesa lunar. 
Imaginar uma Levana loucamente apaixonada por um guarda foi uma grande surpresa. Além disso, enxergá-la como alguém que, ainda que de uma maneira retorcida, aparenta amar ao seu povo e desejar criar uma nação forte e soberana também poderia soar inclusive contraditório com a Levana que conhecemos nos 3 primeiros livros de Crônicas Lunares. No entanto, como já disse anteriormente, Marissa Meyer sabe conectar os fatos e apresentar-nos uma explicação plausível sobre como a menina frágil, sonhadora, solitária e carente se tornou um monstro, incapaz de sentir compaixão ou qualquer tipo de sentimento nobre para com os demais. 

A narrativa de Marissa é viciante. Mesmo que a personagem não seja alguém agradável, a autora consegue fazer o leitor se colocar em seu lugar por muitos momentos. Outro ponto interessante foi poder conhecer mais sobre a rainha Channary, a mãe da princesa Selene, que aqui possui uma personalidade que me surpreendeu bastante pois não a imaginava tão perversa e fútil.

Concluindo...

Levana - a rainha mais bela é uma leitura muito útil para os fãs da série e todos os que pretendem conhecer melhor o perfil da vilã Levana. Para toda reação  da vilã sempre haverá uma justificativa, ainda que retorcida ou absurda. E nesta história curta conheceremos as justificativas de Levana para transformar-se em uma assassina fria movida pela ambição e pelo rancor.

"Ela chorou pela garota que nunca chegou a ser. Uma garota que tentou tanto, mais do que qualquer outra pessoa, e ainda assim nunca teve nada para mostrar."

Marissa Meyer mora em Tacoma, Washigton, com o marido e os dois gatos. É fã de muitas coisas nerds (Sailor Moon, Firefly, organizar estantes por cor, etc...) e é apaixonada por contos de fadas desde criança - e não pretende abandonar isso. 
Ela pode ou não ser um ciborgue. 
Cinder foi seu primeiro romance e já foi traduzido para cerca de vinte países. 

Web Page Oficial: https://www.marissameyer.com/

Twitter: Marissa Meyer





Nos lemos,

Alice

25 comentarios:

  1. Quero muito ler essa série de livros, aliás, até prometi pra minha BFF que leria o mais rápido porque tô morrendo de curiosidade haha Quero muito conhecer a escrita dessa autora.
    O post está maravilhoso ^-^

    Beijos ❤

    Jardim de Palavras

    ResponderEliminar
  2. Oi Alice, tudo bem? Essa saga desperta sentimentos contraditórios em mim, apesar de ainda não ter lido. Eu tenho problemas em ler histórias baseadas em contos de fadas, mas tenho tanta curiosidade em saber o que a autora criou porque são TANTOS os comentários positivos que acho que esse ano darei chance para "Cinder". Ah, sobre essa vilã, já ouvi dizer que é uma das piores do universo literário e não sabia que existia um livro sobre ela... é interessante ver o lado dos vilões, o que os levou a ser quem são.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderEliminar
  3. Oie
    Gostei do enredo e teus comentários me deixaram curiosa pela obra. Quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Oi Alice! Eu adoro essa série e este livro foi essencial para saber mais sobre a Levana. Os personagens desta série são bem trabalhados e ela tem uma grande profundidade. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  5. Oi Alice, tudo bem?
    Como não li os livros anteriores meio que fiquei boiando na resenha, confesso que não fiquei muito afim de fazer a leitura. Acho que a série é juvenil demais pra o que eu busco. Mas acho essas capas muito legais.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Oi, Alice. Como vai?
    Eu adorei a sua resenha, a sua sinceridade! Não é o que eu procuro para ler no momento, mas caso eu tivesse a oportunidade daria uma chance à leitura porque me pareceu ser uma história interessante.

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice!
    Não conhecia essa saga, nem a autora, mas achei interessante o enredo, pois adoro distopia o que me chamou a atenção também foi por ser baseado em contos de fadas. Parabéns pela resenha me deixou curiosa por ler a saga, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderEliminar
  8. Oiii, Alice, tudo bem?
    Que resenha ótima, menina. Fiquei encantada por saber que a série se trata de contos de fadas e isso me encanta na maiores das leituras, gostei também de saber a sua opinião e parece ser uma ótima leitura. Dica anotada e ótimo post.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Eu me senti um pouco perdida no começo da resenha, porque não tinha percebido que era uma série, mas gosto de personagens com caráter duvidoso, pois o autor terá que mostrar qual o ângulo que apresentará este personagem ao público, como lhe dar mais humanidade e "amor".

    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Oi Alice, como vai?! Eu curto muito essa série e este livro trouxe muitas informações sobre Levana, o que achei essencial.. Os personagens são bem construidos e muitos acabam conquistando ou dando aquele ranço rsrs.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Oi, Alice!
    Eu amo a Levana! Ela é daquelas vilãs de bater o ódio mesmo!!!
    Gostei muito de ler a história dela. Saber que a autora não romantizou muito e mostrou que ela se tornou aquilo por escolhas próprias.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a quatro livros e mais um kit de marcadores no instagram

    ResponderEliminar
  12. Oi Alice!
    Aff que sdd da minha série. Eu amo tanto as Cronicas Lunares. Carrego muito no coracao esses livros. Cada um me encantou de um jeito. Infelizmente, diferente do povo que leu e teve pena da Levana, eu so tive mais odio KKKKK. Eu sei q ela sofre muito, mas em determinado momento ela mesma faz as escolhas piores que as da irma. Deus que mulher ruim. Mas a serie e maravilhosa.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Oi, tudo bem?!
    Eu morro de vontade de ler essa série, acho as capas lindas e a premissa me encanta demais.
    Já vi varias resenhas legais sobre os livros da saga, de Levana nunca tinha visto, mas só contribuiu pra aumentar a minha vontade de ler essa série. Adorei o post <3

    ResponderEliminar
  14. Olá!
    Ainda não li os livros anteriores e nem conhecia eles.
    Gostei bastante de conhecer um pouco sobre esse livro através da sua opinião. Gostei bastante da sua sinceridade.
    Achei o título bastante instigante e diferente, parece ser uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  15. Excelente Artigo !! Eu estou adorando visitar blog, sempre tem conteúdo de muita qualidade .... São muitos legais, e interessante ....

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?


    Meu Blog: Blog Resultado de Hoje

    ResponderEliminar
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler muitas distopias e prefiro livros únicos, sabe? Mas eu só vejo bons comentários sobre essa série, o que me deixa um tanto curiosa com a história e pelos seus comentários, esse volume também é bem interessante.

    Beijos :*

    ResponderEliminar
  17. Eu amo AS CRÔNICAS LUNARES, mas infelizmente não tive a oportunidade de ler esse livro ainda, espero muito poder lê-lo esse ano, ele é um dos meus super desejados ♥️♥️

    ResponderEliminar
  18. Oi Alice!
    Não conhecia a série, mas apesar de não ter lido nada sobre os primeiros livros, achei interessante a tua resenha, o fato de a autora fazer com que o leitor se coloque no lugar até mesmo da pior vilã, é sinal de que a escrita dela é muito boa. Gostei das tuas impressões.

    ResponderEliminar
  19. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Sou louca para ler essa série. Agora mesmo estava lendo uma resenha sobre um dos livros. Saber que você que não tinha interesse por esse, foi vencida pela autora, só me dá mais certeza de que irei amar. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderEliminar
  20. Olá, tudo bem? Estou lendo na atualidade essa série, e juro que até agora não consigo ter nenhuma pena da Levana até mesmo para querer ler sua obra hehehehe Espero mudar isso ainda, pois não li Cress e pretendo finalizar a série. Sua resenha me deu uma nova perspectiva sobre ela, mas vamos ver como agirei lendo o livro. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  21. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler essa série e, por isso, li a sua resenha um pouco por cima. No entanto, deu para perceber que a autora tem uma escrita muito envolvente e que conseguiu desenvolver bem a trama. Além disso, achei legal o fato da autora trazer mais informações sobre a vilã e fazer o leitor entender como ela se tornou o que é.
    Tenho altas expectativas para essa série e espero conseguir começar em breve.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  22. Oi, achei bem interessante isso de a autora fazer um livro sobre a vilã, e pelo visto ficou bacana e trouxe informações importantes para os leitores da saga; quero muito ler essa série da Marissa.

    ResponderEliminar
  23. Eu também sou assim, mesmo não sendo minha personagem favorita, acabo lendo. Infelizmente ainda não comecei a ler esta série, mas tenho muita curiosidade por ela. Legal sua opinião da leitura e em afirmar que para os fãs é uma boa leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderEliminar
  24. Olá, tudo bem Alice?

    Eu (Yvens) já li algumas resenhas sobre os livros da Marissa e esse em especial eu também já tinha lido. Achei bem legal a autora escrever um livro sobre a vilã e com isso trouxe informações importantes. O que me desanima é ser uma série. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  25. Boa noite,

    Não conhecia o livro, mas não não li nenhuma das séries não me interessou no momento...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderEliminar