(Review 258) - O Príncipe cruel (O Povo do Ar #1)

em 21 de enero de 2019

Título original: The Cruel Prince
Autor: Holly Black
Editora: Galera Record (Brasil) / Little Brown Books for yong readers (USA) / SM (Espanha)
Páginas: 374
Ano de Publicação: 2018 (EUA) / 2018 (Brasil)
Gênero: Fantasia Juvenil
Saga: The Folk of the air (O Povo do Ar)
1. O Príncipe cruel (The cruel prince) 
2. The Wicked king
3. The Queen of nothing
Valoração: 
Goodreads / Amazon / Skoob 


Primeiro livro da mais nova série de Holly Black. Conheça a impressionante história de uma garota mortal que se vê presa em uma teia de intrigas reais. 
Jude tinha 7 anos quando seus pais foram assassinados e foi forçada a viver no Reino das Fadas. Dez anos depois, tudo o que ela quer é ser como eles - lindos e imortais - e realmente pertencer ao Reino das Fadas, apesar de sua mortalidade. Mas muitos do povo das Fadas desprezam os humanos. Especialmente o príncipe Cardan, o filho mais jovem, mais bonito e mais cruel do Grande Rei. Para ganhar um lugar na Alta Corte, ela deve desafiá-lo... e enfrentar as consequências. Envolvida em traições e intrigas do palácio, Jude descobre sua própria capacidade para truques e derramamento de sangue. Mas, com a ameaça de uma guerra civil e o Reino das Fadas por um fio, Jude precisará arriscar sua vida em uma perigosa aliança para salvar suas irmãs e o próprio Reino.
Com personagens únicos, reviravoltas inesperadas, e uma traição de tirar o fôlego, este livro vai deixar o leitor pedindo bis - querendo mergulhar de cabeça na continuação deste universo. 


Minha opinião:

O príncipe cruel, a primeira parte da mais nova trilogia da premiada Holly Black promete remeter o leitor à um mundo de conspirações e luxúria, traições e jogos de poder, onde alguns poucos humanos lutam para sobreviver em um mundo dominado pelos faes, os féricos imortais capazes de enfeitiçar um coração e envenenar sem remorsos um corpo frágil, faes capazes de despertar cobiça e ódio, e que possuem uma hierarquia peculiar, disputada de maneira atroz pelos herdeiros do trono, onde uma garota humana, Jude, se verá irremediavelmente envolvida em uma jornada mortal onde descobrir segredos pode custar muito mais do que ela está disposta a perder.

Jude, sua irmã gêmea Tanryn e a mais velha das garotas Vivienne, foram levadas ainda pequenas para longe do mundo mortal. Mardoc, um poderoso general da corte de féricos assassinou os pais das garotas, tudo por causa da traição da mãe de Jude, que abandonou Mardoc para retornar ao mundo mortal com um humano por quem se apaixonou. 
Jude acabou sendo criada por Mardoc, como se fosse uma filha, parte permanente da família com os mesmos direitos e aspirações. Ao contrário de Vivi, a única filha legítima de Mardoc que jurou odiar o pai para sempre após o assassinato da mãe, Jude e Tanryn acabaram de certa forma se adaptando à nova vida naquele lugar e de uma maneira um pouco assombrosa, conseguem tolerar Mardoc, nutrindo por ele uma afeição difícil de entender.

Quando Jude começa a ser perseguida constantemente por um grupo de jovens nobres da Corte, as brincadeiras começam a adquirir graus cada vez mais preocupantes. Jude sente que sua vida está em risco mas ela se recusa a abaixar a cabeça e humilhar-se perante o líder da trupe perversa, o príncipe Cardan
Cardan é, como o título que dá nome ao livro já diz, um princípe muito cruel. Ele carrega consigo um ar permanente de soberba e frieza, mas ainda assim possuí um carisma forte que instiga o leitor e nos leva a querer descobrir mais sobre ele. 
Jude é uma protagonista assombrosamente bem trabalhada. Ela é astuta e determinada, possuí objetivos claros e está bem longe de ser altruísta, pelo contrário, ela é ambiciosa e uma estrategista nata. 

Os talentos da garota se fazem notar rapidamente e quando ela é recrutada para ser espiã de um dos herdeiros do trono, Jude começa a desencavar segredos perversos da família real, descobre um lado secreto do próprio Cardan e pela primeira vez se dá conta de que faz parte de uma trama que não conseguirá escapar. A coroação está próxima, as novas alianças foram formadas, e Jude deverá proteger e lutar ao lado daquele à quem jurou lealdade. Mas será que seu líder será leal à ela? E Cardan, o que se pode esperar do jovem príncipe malvado que parece não querer ser parte das maquinações em prol da coroa? 

O Príncipe cruel prende muito. O hype ao redor do livro é real, e não consegui encontrar nenhum ponto negativo que transparecesse na trama.
Desde a ambientação até o perfil de cada personagem, Holly Black soube desenvolver com cuidado, tecendo uma trama que surpreende à todo momento, uma história muito mais forjada em estratégias e enigmas do que em ação pura. O princípe cruel é um livro para se pensar, como um jogo de xadrez, onde as peças estão dispostas no tabuleiro e o leitor quer sempre poder antecipar a seguinte jogada. A questão é que não podemos pois a autora conseguiu deixar a trama tão bem amarrada que ficou difícil prever o andamento da história, e embora um ou outro fator soassem prováveis, eu nunca conseguia ter certeza do que viria a seguir. Foi uma leitura que devorei em dois dias, uma montanha russa de emoções onde deu pra avaliar, mais que tudo, a notável evolução da protagonista, Jude. 

Eu amei Jude, e também muitos dos personagens secundários como Vivi e até mesmo Oriana, a madrasta das meninas, porém tive sentimentos conflitantes com relação à Cardan. Na verdade, acredito ser exatamente essa a intenção da autora. Cardan não é um herói, tampoco um mocinho valente em busca da donzela. Ele é mimado, perigoso e pronto para atacar. Com Jude ele é implacável, parece odiar a garota e por muitos momentos o leitor é testemunha do bullying constante que a protagonista enfrenta. As atitudes são bem reais e a gente sofre e se revolta junto à Jude, esse é um detalhe que deixa a história intrigante pois eu me perguntava porquê Cardan agia assim e o que ocultava por trás da máscara de indiferença que portava.

A narrativa de Holly Black é intensa, profunda e envolvente. Desde a primeira página a história já começa cheia de surpresas, somos jogados na trama já em um momento bastante tenso e o leitor sente essa obscuridade pairar ao longo de toda a história. 
A ambientação foi boa, mas confesso que tive dificuldade em visualizar e até mesmo entender certos detalhes do mundo férico. É que são muitas informações lançadas pela autora, criaturas de todos os gêneros vivendo naquele lugar e também a existência de outras cortes, diferentes de onde está Jude. 

Há tantos conflitos onde o leitor se sente bombardeado por todos os lados, sem saber bem o que esperar. Gosto porque as coisas se desenvolvem de maneira absorvente e imprevisível. Como disse, ninguém é santo ou altruísta aqui, as pessoas podem ser egoístas em algumas vezes, são interesseiras e mesquinhas quando lhes convém, e isso deixa a história mais rica, mais cheia de nuances e tons, já que ninguém está acima de qualquer suspeita.

Concluindo...

Estou mais do que ansiosa pela continuação dessa maravilhosa história. O final, obviamente, foi de tirar o fôlego e esmagar o coração, deixando o leitor em aflição à espera da segunda parte que só será publicada em inglês em Janeiro de 2019.
Até lá, fica essa sensação alucinante que O príncipe cruel me fez sentir, me transportando com força total à um mundo onde os sentimentos não são nítidos e máscaras caem à todo momento, revelando algo inesperado, que muda por completo todas as deduções anteriormente feitas.

"Tentei ser melhor do que todos eles e fracassei. Que tipo de pessoa poderia me tornar caso parasse de me preocupar com a morte, com a dor, com tudo? Caso eu parasse de tentar me encaixar nesse mundinho?
Em vez de ficar com medo, eu poderia ser a fonte do temor."
Holly Black é uma escritora norte americana que mora em West Long Beach, New Jersey. Ela ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros As Crônicas de Spiderwick. Holly é também uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela histórias de fantasmas e fadas. Seu primeiro livro, Tithe: A modern faerie tale, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002.
A autora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro As Crônicas de Spiderwick: O guia de campo, primeiro livro da série As Crônicas de Spiderwick.

Web Page Oficial: https://blackholly.com/

Twitter: Holly Black



Nos lemos,

Alice

39 comentarios:

  1. Oi Alice, esse livro chamou minha atenção quando vi. E lendo as resenhas principalmente a sua em que cita que não achou nenhum ponto negativo na trama só aumentou minha vontade de um dia ler este livro.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. MEU DEUS!!!! eu amo livros de fantasia e esse da Holly, me chamou muito a atenção, ainda mais por ter cara de prender o leitor até o último capitulo.


    Folhas De Netuno

    ResponderEliminar
  3. Oiii, Alice, tudo bem?
    Fico muito feliz de saber o quanto gostou da leitura desse livro, realmente é de prender o leitor de vez, sua resenha ficou ótimo e eu amo livros de fantasia, então sei que seria uma ótima pedida para mim. Ótima resenha e lindas fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. nunca li esse livro, alias nada da autora, mas ja ouvi falar muito bem e tenho vontade de ler
    gostei bastante da sua resenha, so aumentou minha vontade de ler

    ResponderEliminar
  5. Oi, Alice! Tudo bom?
    Nunca tinha lido nada da Holly mas meu deus terminei esse livro venerando a mulher, QUE HISTÓRIAAAAAAAA
    Cardan meu príncipe caótico favorito eu amo um fae psicótico e vou protegê-lo!!!! Jude muito manipuladora, ADORO. Tô louca pra ler The Wicked King, mas disseram que o fim é fodido então prefiro esperar lançar o próximo :P UHASUHASUHUHASUHAS meu coração não é tão forte.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderEliminar
  6. Oi Alice!
    Essa vai ser minha nova chance para as obras da Holly. Tive experiencias bem traumaticas e nem queria me arriscar, mas uma amiga gostou muito e vou confiar nela. Espero realmente curti porque no geral a trama me chama atencao.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Oi Alice, td bem?
    Eu tô doida pra ler esse livro, parece see MUITO bom e só vi elogios a ele!
    Talvez eu espere sair a continuação pra não ficae desesperada kkk
    Te indiquei numa tag 😉
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Oi, Alice!
    Esse livro está na minha lista e eu sinto que não posso ficar enrolando eu fiz com ACOTAR. A trama já me prendeu só pelo que você explicou e não vejo a hora de começar essa leitura! Espero gostar também pra sofrermos juntas com os próximos livros haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderEliminar
  9. Olá, tudo bem? Que capa mais linda! Eu não costumo ler livros de fantasia, mas estou lendo uma triologia desse gênero no momento e estou curtindo bastante, então talvez eu dê uma chance para "O príncipe cruel" mais adiante, hehe. Adorei tua resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderEliminar
  10. Olá, tudo bem?

    Eita! Achei a premidsa interessante, e sua resenha está bem instigante, fiquei bem curiosa. Confesso que até o momento não tinha visto nada sobre esse livro.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  11. OIe
    Não sei porque, mas esta série não chamou muito atenção, apesar de ser o tipo de enredo que até curto. Quem sabe um dia eu dê uma chance, sua resenha até me deixou curiosa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Oi Alice
    Você já sabe minha opinião sobre fantasias e distopias né, mas desde que eu vi esse livro num encontro da editora, eu fiquei muito curiosa para saber sobre o que se tratava. Eu levo muito a sério suas resenhas por isso vou tentar dar uma chance no futuro!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderEliminar
  13. Nossa, nem sabia que esse livro tinha continuação.. curiosa pela história..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  14. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

    ResponderEliminar
  15. Oi, tudo bem?!

    Eu vejo muitos comentários positivos sobre esse livro, a sinopse dele é bem forte e a capa é linda. Eu gosto desses livros de fantasia e ver seus comentários me deu uma animada pra ler esse livro. Adorei o post! <3

    ResponderEliminar
  16. Olá, Alice.
    Minhas expectativas para esse livro estão altíssimas e pretendo ler ele esse ano, já até adicionei na meta do skoob. Até agora amei tudo que li da Holly, ela tem um dom de nos transportar para dentro da história. E ela pega assuntos como fadas e vampiros que todo mundo já escreveu sobre e escreve algo que nos surpreende a cada página.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  17. Olá Alice, tudo bem?

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, não li nada da autora ainda mas estou com um livro dela na minha lista de espera de leituras, dia anotada....parabéns pela resenha...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderEliminar

  18. Oi Alice! Eu adoro a autora e pela resenha achei a trama bem montada e inteligente. Não vejo a hora de conferir, bem que os três livros já poderiam ter sido lançados. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  19. Eu brigo comigo mesma toda vez que vejo uma resenha da Holly Black! Brigo por ainda não ter dado uma oportunidade a autora! Eu amo fantasia e a trama que você contou na sua resenha é uma pela qual eu pagaria para ler, entretanto como tenho outras obras da autora vou começar por outro livro dela e caso eu goste (realmente espero gostar) irei adquirir suas outras publicações.
    Abraços
    Andy - Blog StarBooks

    ResponderEliminar
  20. Oi, Alice

    UAU! Você me fez querer ler o livro, sem brincadeira. Eu tenho uma certa dificuldade com fantasias, já devo ter contado isso por aqui; e ainda mais dificuldade com fantasias com seres mágicos como fadas. Até mesmo por isso enrolo tanto para ler a série da Maas, por exemplo.
    Mas nenhuma outra resenha sobre esae livro chamou tanto a minha atenção quanto esta. Eu entendo essa sua docilidade em imaginar a ambientação feérica e talvez eu vá ter essa mesma trava, mas acho natural. É um nível de ambientação coma qual não estamos muito acostumados, os livros com feéricos começaram a ficar mais populares há pouco tempo.
    Adorei saber que a protagonista é bem construída e já tô curiosa para conhecer esse príncipe implacável.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  21. Oi, Alice!

    Eu simplesmente adoro a escrita da Holly Black, mas não sou muito fã de livros que envolvam fadas, por isso andava receosa em ler a obra, temendo me decepcionar. Sua resenha me mostrou que certamente isso não vai acontecer. A história aparenta ser incrível, com alianças improváveis e uma protagonista forte. Quero ler pra ontem!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Essa história me pareceu bem intensa, e surpreendente, pela sua descrição. Confesso que antes de ler sua resenha fiquei com receio de ler a obra, no entanto após ler sua opinião e perceber o quanto esse livro possui uma trama muito bem construída e desenvolvida, capaz de prender o leitor do começo ao fim da leitura, fiquei louca para ler a obra e embarcar nessa aventura. Espero não me decepcionar.

    ResponderEliminar
  23. Oi Alice,
    Ainda não li nada da autora, apesar que sei que ela se arrisca em diversos estilos. Acho isso tão bacana.
    Gostei de conhecer sobre esse livro em questão, as personagens parecem ter uma construção interessante. Ainda mais a história expondo esse turbilhão de emoções, que podem soar negativas, mas no contexto talvez não.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
  24. Olá!
    uau fico feliz que tenha gostado tanto. Sua resenha me deu animo para ler este livro já que eu estava com pé atras porque já tive uma péssima experiencia com a autora. Mesmo assim, sabendo que a história fluiu e te prendeu tanto, vou dar uma chance e espero gostar tanto quanto você!

    ResponderEliminar
  25. Oi, tudo bem?
    Esse livro foi uma das maiores surpresas que tive no ano passado. Meu contato anterior com a escrita da autora foi bem ruim e eu não estava esperando grande coisa dessa leitura. Mas não é que eu amei? Adorei o universo que ela criou nesse livro, assim como o desenvolvimento dos personagens. E que final foi aquele, né? Também estou ansiosa para ler a continuação e espero que a Galera não demore a publicar por aqui.
    Adorei sua resenha e fico feliz que você também tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  26. Oii, tudo bem?

    Fico feliz que tenha gostado da história. Não conhecia a autora nem a obra, mas pela sua resenha, a trama parece ser muito bem construida e intensa. Espero dar uma chance ao livro em breve, eu amo fantasias.
    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  27. Oi, Alice. Tudo bem?
    Eu tenho curiosidade com esse livro, mas alguns pontos nele eu acho que vou ficar incomodada. Eu gostei bastante de ver a sua opinião com a leitura e espero que se eu for ler que eu possa gostar. Ah, mas eu acho a capa tão linda.

    ResponderEliminar
  28. Ainda não conhecia o livro, mas gostei da premissa e claro que esse príncipe cruel já me chamou atenção, assim como Jude e esse líder que pode não ser leal a ela. Fico satisfeita em saber que a trama ficou bem amarrada e isso é o suficiente para me animar a ler essa obra. Espero que goste da continuação tanto quanto gostou desse livro, eu anoto essa dica, quero ler.

    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Oi, Alice! Esse livro está na minha meta de 2019, demorei para adquirir porque ele foi lançado com um preço bem caro, mas aguardei uma promoção e deu super certo! rs
    Que bom que sua resenha foi positiva e agora sim eu sei que vou gostar dessa leitura.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderEliminar
  30. Ola!!!

    Minha nossa!!

    Confesso que quando vi o lançamento desse livro, não dei muita atenção, pois estou meio que afastada da fantasia! Porem, agora eu quero e muito conhecer esse novo universo hahaaha!
    Que resenha apaixonada e empolgante! Me deixou realmente curiosa. Mas, irei esperar o lançamento dos demais livros, pois nao estou a fim de sofrer com esses finais nao kk

    beijos

    ResponderEliminar
  31. Oi, a capa desse livro não chama a minha atenção, e mesmo a premissa sendo bem interessante, o que me fez ficar motivada a ler ele pela sua resenha é o fato de ser uma leitura que realmente prende o leitor, sabendo que você gostou eu fico com certa curiosidade para ler também.

    ResponderEliminar
  32. Olá,
    Estou muito curiosa com esse livro só escuto coisas boas e essa premissa é bastante interessante e eu quero saber mais desse príncipe e desse mundo em que a autora criou

    ResponderEliminar
  33. Olá,
    Acabei de ler este livro faz pouco tempo e ao contrário de você eu achei muitos furos rs. Talvez por ter lido outros livros do mesmo gênero e ter achado bem melhores, não sei, mesmo assim concordo que a leitura prende, e quero continuar a série.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderEliminar
  34. Oi Alice,

    Estou com esse livro para leitura mês que vem e estou muito ansiosa para ler, pois a Holly Black é uma das autoras que mais gosto.
    Que bom que gostou da leitura, bom saber mais da trama e seus personagens.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderEliminar
  35. Olá, tudo bem? Menina concordo, fui muito sem expectativas pelo hype todo que o envolve e me surpreendi muito! Achei alguns plot twists bem óbvios, porém adorei o caminho escolhido pela autora para a história. Ao contrário de você, inicialmente tive dificuldades em me apegar a Jude, e ao longo da narrativa é que fui me aproximando dela. Tenho altas expectativas para o sucessor e espero que seja tão maravilhoso quanto esse. Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  36. oi.

    já li muitas resenhas desse livro e há muitas resenhas positivas e negativas, infelizmente a premissa não me prendeu apesar da sua resenha estar maravilhosa, esta dica vou deixar passar, obg.

    ResponderEliminar
  37. Oiii.
    Já tinha lido alguns comentários sobre esse livro, mas não tinha me sentido instigada para ler. Ainda não li nada da Cassandra, acho que é porque não sou muito da fantasia, mas nesse ano quero me aventurar em gêneros que não tenho muito costume de ler

    ResponderEliminar
  38. Sou louca pra ler algo da autora e ainda não me dei essa oportunidade, tenho Boneca de Ossos dela, creio que será minha primeira leitura, espero gostar. Sempre leio maravilhas.

    ResponderEliminar