(Review 300) - Vilão (Villains #1)

em 21 de julio de 2019

Título original: Vicious
Autor: V.E. Schwab
Editora: Tor Books (USA) / Editora Record (Brasil) / Puck (Espanha)
Páginas: 366
Ano de Publicação: 2013 (EUA) / 2019 (Brasil)
Gênero: Fantasia
Saga: Villains
1. Vilão (Vicious) 
2. Vengeful
3. Sem Título
Valoração: 

Uma história sobre ambição, inveja, desejo e superpoderes, da autora da série "Tons de Magia".
Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado. 
Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo - e agora inimigo. Para localizá-lo ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra - exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um. 


Minha opinião:


Vilão é um livro que esperava há muito tempo. Acompanho vários blogueiros e sempre que este livro era o alvo dos comentários, as opiniões eram quase unânimes: V.E. Schwab traz um livro arrasador, uma obra prima sombria sobre pessoas duvidosas, com super poderes. 

Victor Vale foi o melhor amigo de Eli "Ever" Cardale há dez anos atrás. Ambos eram garotos diferentes, incomuns. Distantes, inteligentes, metódicos, se tornarem colegas de quarto na universidade parecia ser mais que pura coincidência, parecia ser mesmo obra do destino. Quando Eli escolhe apresentar um trabalho de conclusão de curso sobre EO´s (pessoas ExtraOrdinárias) que viveram experiências de morte e de forma misteriosa desenvolveram um dom incomum, o instinto científico que move os dois amigos e a ambição de testar a teoria em si mesmos se torna irresistível. E é assim que Victor e Eli decidem ser as cobaias e criar para si próprios experiências mortais, tentando voltar "ao mundo dos vivos" e assim provar a teoria de que EO´s existem e podem ser mais comuns do que pensamos. Quando a experiência dá certo, nenhum dos dois consegue lidar com os efeitos adquiridos. Parece que falta algo. Porque de repente essa apatia parece estar tomando conta deles? Uma sensacão de profundo vazio? Será que há algo errado e voltar da morte pode ser antinatural e perigoso? Quando Victor comete um crime, por conta de seu novo poder, Eli não pensa duas vezes: Victor é uma ameaça. Assim, Victor vai para a prisão, e passados dez anos, depois de uma fuga bem sucedida, Victor está de volta e quer vingança. O problema é que Eli também não é um herói, ele acredita possuir uma missão e em seu estado mais insano vai ultrapassar qualquer limite pra conseguir o que quer.

Adorei o toque melancólico e obscuro da narrativa de Schwab. Os dois protagonistas da história possuem um caráter duvidoso e são capazes de agir impiedosamente encontrando justificativa  "justa" para seus atos, por mais absurdos que sejam. Isso os faz muito humanos. O ser humano no geral quando erra sempre procura uma justificativa, uma explicação que de certa forma amenize seu erro, que o faça parecer um pouco mais nobre. Pois aqui temos dois vilões lutando entre si, cada um defendendo seu propósito maluco e egoísta, ao mesmo tempo em que encontram o que consideram "motivos plausíveis" para suas atitudes. E é tudo bastante verossímil. Victor e Eli são ex-amigos, e por toda a leitura sentimos essa união/obsessão que parece impedir que ambos sigam adiante com suas vidas. Tanto Victor quanto Eli são surpreendentes, personagens bem trabalhados, cheios de facetas, de impulsos e de surpresas.

Meu favorito foi Victor. Senti mais empatia por ele porque achei que foi mais fácil entender suas motivações. Ele se sente traído, quer se vingar, e apesar da narrativa estar focada nos dois personagens, senti que Victor cresceu mais durante a trama, se tornou mais carismático e muito mais interessante. Os personagens secundários que interagem com Victor também acabam sendo mais fascinantes que os do lado de Eli. A garotinha Sydney foi resgatada pelo próprio Victor, e ela é leal, ao mesmo tempo em que tem suas próprias atitudes. Sydney evolui tanto durante a leitura ao ponto de se transformar como uma fênix diante do olhos do leitor, antes a garotinha frágil e dependente, e ao final, uma garota obstinada, lutadora e porque não, vingativa também. Junto a Victor e Sydney também temos Mitch, um ex detento grandalhão que tem um coração bom e é um gênio dos computadores, um hacker competente que apesar de não ter um super poder, é mega talentoso e desenvolve uma parceria bacana com Victor. Um trio que o leitor levanta e bate palmas, pois se trata de personagens verdadeiramente intrigantes e intensos. 

Com Eli não senti nenhuma conexão. Achei suas motivações absurdas, o personagem tem uma personalidade frívola e, dá pra sentir que a autora mais o coloca como um antagonista do brilhante Victor do que como um segundo protagonista. Ele não tem a profundidade de Victor e nem o carisma. E apesar de sua companheira, Serena, ser interessante e possuir um dom bem assustador, não foi o suficiente para despertar em mim interesse pela história de Eli. 

Os saltos no tempo que o livro traz alternando entre dez anos atrás e os dias atuais podem parecer confusos no começo, mas logo a gente pega o jeito e a leitura se torna um deleite pra qualquer leitor. 
Vilão é bem mais do que um X Men. É uma história com tons mais sombrios, com personagens emocionalmente instáveis, com uma narrativa viciante e com um final tão carregado de emoção e tensão que foi impossível fechar o livro sem querer reviver tudo aquilo e pensar por um bom tempo no fabuloso Victor Vale e sua trupe. 

A Record fez uma edição bem bonita, eu gostei bastante dessa capa que, aliás, faz parte de outro detalhe tão inteligente da trama que só resta unir-me aos já milhares de leitores no mundo que já consideram Vilão (Vicious) um tremendo best-seller pra ser lido e recomendando. 

Concluindo...
Não vou nem dizer que Vilão me surpreendeu porque eu já sabia que esse livro seria muito bom, a premissa é bem o tipo que gosto e a construção dos personagens desde o primeiro momento se mostrou impecável. A verdade é que Vilão foi ainda mais do que esperei, se tornando um dos meus favoritos do ano, com toda a certeza! Mal posso esperar pra conferir a segunda parte, que pelo final deste, promete ser cheia de reviravoltas pra deixar qualquer leitor com o coracão a mil.

"A ausência de dor causava uma ausência de medo, e a ausência de medo causava um descaso por consequências. Sabia que escapar da cela não era uma boa idéia, assim como o que estava prestes a fazer. Era uma péssima idéia. Conseguia avaliar os próprios pensamentos melhor agora, maravilhado com a maneira como sua mente tomava atalhos que ignoravam a cautela e favoreciam o imediatismo, a violência e a impetuosidade..."


"Victor não sabia muito bem como se sentia em relação aos EO´s. Até encontrar Sydney na beira daquela estrada, ele só havia conhecido um EO além de si próprio, e era Eli. Se tivesse que julgar com base nos dois, os ExtraOrdinários eram problemáticos, para dizer o mínimo."

Victoria Elizabeth Schwab nasceu em Nashville, no Tennessee, no ano de 1987, e em 2011 começou a trabalhar em seu primeiro livro de fantasia juvenil, "The Near Witch (A Bruxa de Near)". Ao longo de sua carreira, j{a publicou mais de dez obras de fantasia voltadas ao público adulto e juvenil, dentre elas "Vicious (Vilão)", a trilogia "Shades of Magic (Tons de Magia)", a bilogia "The Archived (A guardiã de memórias), a bilogia "Monster of Verity (Monstros da Violência), entre outras. 
Quando não está escrevendo, está passeando pelas colinas da Escócia, ou pelas ruas de Paris, ou sonhando com monstros em algum café. Victoria também gosta de viajar, fazer biscoitos e séries da BBC. 

Web Page Oficial: https://www.veschwab.com/

Twitter: Victoria Schwab


Até a próxima, 


Ivy

64 comentarios:

  1. Olá, Ivy.
    Eu amei esse livro. Amei tudo o que li da autora até agora na verdade hehe. Eu acho que pela história ter sido contada pelo Victor a gente sente mais empatia por ele. Mas vamos ver o que o próximo livro vai trazer sobre Eli hehe. E a Sidney é minha favorita.

    Prefácio

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Verdade Sil, tem sentido a gente sentir mais empatia pelo Victor talvez por estar contado por ele, mas as motivações do Victor tb me convenceram bem mais que as do Eli, achei o Eli psicopata pra falar a verdade....rsrs e não sei se simpatizaria com ele nem se fosse contado através de suas próprias palavras, dizem que o segundo livro traz mais detalhes dele e podem mudam a visão do leitor sobre ele, vamos ver né.

      Beijos

      Eliminar
  2. Oi, Ivy. Tudo bem? Adorei a sua resenha, esse livro parece mesmo ser incrível. Fiquei com enorme vontade de lê-lo. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Oi Ivy, acho que todo mundo amou esse livro, é bom demais. Eu devorei a leitura e já espero ansiosamente a continuação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Esperemos que publiquem logo a segunda parte né. Não quero esperar demais....haha

      Eliminar
  4. Toda vez que leio algo sobre esse livro é comentário positivo, acho que essa foi uma história que surpreendeu muita gente. Quero muito conhecer mais a fundo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Espero que vc goste também Kaila, foi uma história que me surpreendeu bastante.

      Eliminar
  5. Uau, adorei saber sua opinião e só me empolgou mais. Essa será minha próxima leitura. Eba, super ansiosa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Boa leitura Monique, espero que te surpreenda muito tb, vou aguardar tua resenha pra saber o que achou do livro

      Eliminar
  6. Oi Ivy,
    Esta autora tem renome né, faz tempo que quero ler um livro dela, talvez comece com este, já que é o primeiro da série!
    Amei sua resenha e seu entusiasmo, a capa está um arraso!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Esse foi o primeiro livro que li da autora e olha já quero muito ler os outros, ela escreve super bem e tem uma narrativa fluída, personagens bem únicos.

      Eliminar
  7. Oi, Ivy
    Tô vendo todo mundo comentando bem dessa obra, mas ainda não me senti impulsionada a ler, acho que preciso de mais pra me chamar atenção. Quem sabe um dia!
    Beijo

    https://www.capitulotreze.com.br

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Acho que ha momentos certos pra cada tipo de livro, quando puder e estiver na vibe de livros assim, aposte neste Mi, foi uma leitura muito boa

      Eliminar
  8. Oi, Ivy!
    Ainda bem que a Record tomou vergonha na cara e publicou esse livro aqui. Agora sim não me sinto mais uma et por não ter com quem comentar hahahahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Hahaha, verdade, eu achei que ninguém fosse publicar ele, era tão pouco falado por aqui, ainda bem que finalmente a Record vem publicando os livros da Schwab, acredito que a partir daqui com a fama que a autora alcançou eles passem a publicar os próximos dela tb

      Eliminar
  9. Gostei da resenha Ivy. Este livro está sendo bem hypado no Brasil e fiquei feliz em saber que ele não decepciona. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderEliminar
  10. Oi Ivy! Esse livro é divino, mais uma vez a autora me surpreendeu com seus personagens complexos. Que venha logo a sequencia, estou ansiosa para saber como seguirão os personagens. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Com certeza, depois daquele final fiquei empolgadissima com a segunda parte, esperemos que chegue logo

      Eliminar
  11. Oi! A cada resenha que leio fico chateada comigo mesma por ainda não ter lido nenhuma obra da Victoria! Já tenho alguns livros da autora e pretendo me aventurar neles antes de decidir se leio ou não ''Vilão''. A premissa inicial, relacionada a parte da experiência de voltar da morte com um dom me lembrou muito o seriado ''The OA'' que eu adoro e só nesse começo você já chamou a minha atenção! Espero gostar dos livros da autora tanto quanto você.

    Abraços,
    Andy StarBooks

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Não conhecia esse seriado The OA, opa vou anotar aqui porque eu adoro essas premissas. Leia algo da autora sim, esse foi meu primeiro contato e me surpreendi bastante, tenho na estante a série Tons de Magia e tb a da Melodia Feroz, pretendo ler tudo em breve

      Eliminar
  12. Olá, tudo bem Ivy?

    Eu adorei a sua publicação resenha, ficou muito bem caprichada e a foto ficou linda. Eu também recebi esse livro por meio do Grupo Editorial Record e gosto da escrita da autora, mas ainda não li e pretendo fazer isso agora no final do mês.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Obrigada Yvens. Espero que a leitura dele seja ótima pra ti também, achei a história impecável

      Eliminar
  13. to ouvindo falar super bem desse livro, adorei sua resenha e fiquei bem curiosa em começar a ler essa serie

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  14. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha, me deixou morrendo de curiosidade para conhecer mais os personagens que parecem ser bem construídos.
    Já está na minha lista de desejados!

    Beijos
    Eliana
    https://construindoestante.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Realmente as resenhas em relação a este livro estão sendo unanimes, todos são só elogios a respeito dessa história tão original. Pelo visto a trama e muito bem construída e desenvolvida e prende o leitor desde as primeiras páginas, os personagens tem suas peculiaridades e proporciona a nós uma relação de amor e ódio. Eu acredito que este não seja o momento certo para eu ler está obra, mas futuramente pretendo sim dar uma chance.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. O que achei legal é os saltos no tempo que o livro dá e a autora faz de uma maneira que a gente nem se sente perdido. É uma trama inteligente, cheia de detalhes, acho que por isso vem surpreendendo tanto, nada é simples demais na história

      Eliminar
  16. Oi Ivy,
    Eu só li um livro da autora e adorei a escrita dela.
    Curti e muito a premissa desse, fiquei super curiosa contra o embate desses dois.
    E que ideia mais louca eles tiveram. Amo narrativas que flertam com a morte.
    Passagens de tempo sempre me confudem, mas logo se encaixa.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Eu também adoro narrativas que flertam com a morte e com essa possibilidade de pós morte, voltar do além. Lembra daquele filmão antigo Linha Mortal com o Kiefer Sutherland e a Julia Roberts? Assisti quando era criança e desde então sou fascinada pelo tema

      Eliminar
  17. Olá, tudo bem? Esse livro não é de um gênero que eu costumo ler, porém estou vendo tantas opiniões positivas que não tem como não ficar curiosa para ler, haha. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Sim, esse livro tem surpreendido bastante gente. Eu leio muito livro assim, é bem minha praia, mas acho que pode ser genial pra quem não é habituado, vale a pena dar uma oportunidade à essa história com certeza

      Eliminar
  18. Esse foi meu primeiro contato com a autora e confesso que esperava mais :/ realmente Vilão tem uma premissa incrível e os acontecimentos são ótimos, mas infelizmente não me cativou. Eu senti falta de alguma coisa, sabe? De qualquer forma, adorei a sua resenha e fico feliz que tenha gostado do livro.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Nossa, que pena que não te cativou, entendo bem como é quando a gente sente que faltou algo, talvez vc não tenha sentido tanta conexão com os personagens ou mesmo com as explicações da autora. Acontece... Eu não pude com Trono de Vidro que todo mundo elogia a gritos e me sentia um Et por não ter gostado da série....hhahaha, mas acontece né, acho que conforme a gente lê muito vai se tornando mais exigente, isso sempre passa comigo em algum momento

      Eliminar
  19. Oi, Ivy! Já vi algumas resenhas e comentários a respeito da obra, e acredito que terei que ler para obter uma opinião concreta. Confesso que a narrativa não me chama tanto a atenção, mas tenho visto tanta repercussão sobre ele que confesso que fiquei curiosa haha
    Sua resenha ficou maravilhosa! Super bem escrita e desenvolvida ♥

    Estante Bibliográfica

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Obrigada Laura, verdade, nada como formar a própria opinião pra saber se valeu a pena mesmo. Espeor que vc dê uma oportunidade à obra e que a história te encante também.

      Eliminar
  20. Oi, Ivy

    Também gostei do Victor, mas minha favorita mesmo foi a Sydney! Espero grandes coisas dela no próximo volume.
    Eu gostei da história, curti essa proposta de herói/vilão e tal, mas a justificativa da criação dos EOs não me convenceu. Achei muita viagem e quando mexe com biologia e afins eu sou mais cricri mesmo. Fora isso, foi uma leitura super bacana!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Eu até gostei da justificativa dos Eo´s Tammy, mas entendo que se a gente olhar a fundo podem surgir brechinhas que incomodem. Quanto ao Victor, a personalidade ele é super bem construida né e essa gangue que ele forma com o Mitch e com a Sidney ficou super bacana porque senti quimica entre eles.

      Eliminar
  21. MEU DEUS MAIS UMA!!!!
    Eu preciso contar que fui vencida pelo cansaço por esse livro. Eu não posso entrar no Instagram que tem alguém falando que favoritou esse livro ou que ele é maravilhoso e tudo isso! Eu comprei o livro esses dias, chegou ontem e eu tô MUITO ansiosa pra ler ele, espero gostar também!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Eba Bianca!!! Mais uma pra comentar mais sobre ele, depois quero ler tua resenha pra saber que vc achou dele, espero que adore e ó #TeamVictor please

      Eliminar
  22. Oi Ivy, td bem?
    Eu nunva li nada dessa autora, mas fiquei SUPER empolgada com esse lançamento! Adoro narrativas sombrias e personagens duvidosos, hahah
    Já disse q adoro seus aesthetics? 😍
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Obrigada Carol, os aesthetics eu às vezes pego na net mesmo, no Pinterest tem tantaaa coisa legal. A narrativa é bem sombria mesmo e os personagens são cheios de surpresinhas porque o caráter deles é bem obscuro, sempre oscilando entre o mal e o bem, achei isso inteligente, não são heróis e nem mocinhos, mas a gente acaba amando eles.

      Eliminar
  23. Oi Ivy!
    Nossa senhora, mas eu to sedento por esse livro *-* SÓ VEM LIVRÃO DA VIC! Todos os que eu li da autora até agora nao me decepcionaram e esse é o que eu mais quero <3 Espero gostar. De agosto nao passa com fé em Deus!

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oiii Emerson

      Eu preciso demais ler outros livros dela agora depois desse. Ja tenho a serie Tons de Magia na estante e a da Melodia Feroz, um deles pretendo ler em breve.

      Eliminar
  24. Oi, que bom saber que o livro foi tão bom quanto você esperava, é ótimo quando nossas expectativas são alcançadas. Estou bem curiosa para ler esse livro, acho super interessante a premissa de dois ex-amigos que viraram vilões e inimigos.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Tb acho a premissa bacana, sempre me prende essas histórias de ex amigos que se tornam poderosos e inimigos e querem se vingar entre si, uff, dá sempre muita história. Espero que o livro tb te surpreenda

      Eliminar
  25. to vendo muita gente elogiando esse livro, estou com muita vontade de ler ele, adoro fantasia e superpoderes, obrigada pela indicação, otima resenha

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. De nada e espero que o livro te encante, realmente muita gente tem gostado dele, a história é muito boa

      Eliminar
  26. Oi Ivy, tudo bem?
    Adorei sua resenha e, se eu tinha alguma dúvida em conferir essa leitura, não tenho mais.
    A autora já é bem reconhecida e é bacana saber que Vilão também mantém a qualidade das suas obras. Além disso, a inversão de papéis (com protagonistas de moral duvidosa) é bem interessante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oiii Prih, pois é essa inversão de papéis que me deixa vidrada, fge do clichê e nos prepara pra qualquer coisa na trama, Espero que vc leia o livro quando puder e que tb seja uma excelente leitura pra ti

      Eliminar
  27. Olá, tudo bem? Se tem um livro que favoritei na vida, acho digno de todo mundo ler e é meu xodó da autora, é Vilão. Que histooooooooria! Adorei ver a sua resenha, que bate muito com minha opinião sobre, e que com certeza agradará muita gente que com certeza irá procurar sobre. Aliás, adorei também as imagens referentes viu?! Ótima postagem!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oiii Ana

      As imagens achei no Pinterest, por lá a gente encontra aesthetics lindos, de vez em quando eu gosto de criar os meus também, mas às veze so tempo é tão curtinho... Esse livro tb se tornou um dos meus queridinhos e crieo eu estará na minha lista de melhores do ano, a história me prendeu e ate hoje tá fresquinha na memória

      Eliminar
  28. Você mudou a carinha do blog? *_* Faz tempo que não abro pelo pc e achei tão lindo.
    Bom, vamos lá! Sua resenha está bem animada e gosto das suas indicações. Estou de olho nesse livro desde quando lançou e não vejo a hora de iniciar essa leitura.

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oii Clayci, mudei sim, e que bom que vc gostou, vindo um elogio destes de ti me sinto honrada, pois tb adoro teu blog e tuas fotos, meu Deus, são maravilhosas demais, sempre me deixam babando pela criatividade e beleza nos detalhes. Espero que vc consiga iniciar a leitura de Vilão assim que puder, e que a história te surpreenda muito.

      Eliminar
  29. Oi!!!

    Tenho visto esse livro sendo resenhado em diversos blogs. Achei a sinopse diferente e o ponto de vista trás um contraponto peculiar. No entanto, mesmo com toda essa diversificação essa não é uma obra que iria ler agora. Cabe ressaltar que o fato de ter dois protagonistas "Imperfeitos" é uma soma bem atraente para essa trama.

    beijo!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Eu adoro essa imperfeição nos personagens, acho que foge do clichê e torna a leitura imprevisivel. Acho que foi justamente isso que mais me fez gostar da obra

      Eliminar
  30. Como não amar essa autora, né? Só tenho visto bons comentários sobre essa obra, algumas pessoas dizem ser a melhor dela, e eu tô louca de vontade de ler também. Essa edição da Record ficou linda, a parte estética tá impecável. Adorei sua resenha.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oiii Day, essa edição ficou bem bacana, eu gsoto mais doq ue a capa original meio laranja que vi no Goodreads sabe? Não saberia dizer se é o melhor dela porque ainda não li os outros mas... é um livro que me conquistou completamente.

      Eliminar
  31. Oi, tudo bem?
    Antes de Vilão, eu tinha lido apenas dois livros da Victoria Schwab e amado, os dois primeiros da trilogia Um tom mais escuro de magia. Por causa disso e de todos os comentários que ouvi, minhas expectativas estavam altíssimas. Eu não cheguei a me decepcionar, porque gostei muito do livro. Porém, senti falta de um desenvolvimento maior da relação do Victor e do Eli e da própria questão dos EOs. Acredito que ela irá explorar mais no segundo livro, mas como ele foi publicado para ser um livro único, li pensando nele desta forma e esperava que algumas coisas tivessem sido mais trabalhas na história.
    Porém, ainda assim gostei muito da leitura e estou curiosa para ler a continuação.
    Adorei sua ressenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Tb fiquei curiosa pela continuação justamente por conta do final bem inusitado. Vamos ver o que acontece. Ouvi dizer que o segundo livro foca mais no Eli e seu passado, talvez tenhamos um maior desenvolvimento até da amizade dele com o Victor, quem sabe?

      Eliminar
  32. Olá!
    Até hoje eu não conhecia esse livro ou sua trama, mas já é a segunda resenha que leio dele e, assim como a anterior, eu terminei de ler com vontade de já começar o livro! Parece ser o tipo de livro que não dá pra largar enquanto a gente não termina. Dica super anotada.
    Abraços

    ResponderEliminar
  33. Eu adoro o gênero e esse livro está me deixando louca de curiosidade, com certeza vai ser uma leitura que vai me agradar e espero ter a oportunidade de ler em breve. Gostei muito de poder ver a sua resenha e conhecer um pouco mais sobre a obra.

    ResponderEliminar