Top Ten Tuesday #1: Books with Single-Word Titles

em 3 de marzo de 2020

Top Ten Tuesday:
Livros com uma só palavra no título


Yey! Novidade estreando no blog. Fazia séculos que eu morria de vontade de adotar essa seção. 

O Top Ten Tuesday é super conhecido dos blogs literários, aqui e lá na gringa.
A sessão consiste em fazer uma listinha (que pode ser de 5, 7, 10 ou até mais) de livros sempre de acordo ao tema proposto na semana.
A idéia partiu do blog The Broke and the Bookish  e atualmente os temas estão todos disponíveis lá no blog The Artsy Reader Girl  

Para esta semana o tema proposto é bem simples e divertido: livros que contém apenas uma palavra no título.
Quando fui começar a fazer, achei que seria bem difícil alcançar um Top Ten, mas não é que pesquisando no meu todo poderoso Moon Reader (app massa de leitura que se vc não conhece, tem que conferir) consegui encontrar 10 livros que inclusive já foram publicados por aqui.
Bora conferir a lista já!

Ruína   Encrenca   Legend

1. Ruína de Amy Tintera (Ruined #1) publicado por Galera Record

Ruína já foi lido e publicado por essa pessoinha que vos escreve e apesar de suas mil semelhanças com outras fantasias, até que foi uma estória interessante. A premissa é legal: uma garota em busca de vingança vai se tornar uma impostora em outro reino, se passando pela princesa que vai se casar com o príncipe daquele lugar. O problema é que a Emmelina vai acabar se apaixonando mesmo pelo Cas e, no final, vai acabar tendo que escolher entre o amor ou o ódio.
O grande problema desse livro é ter sucumbido ao romance adocicado que se torna forçado. Se houvesse mais ação e Emmelina fosse um pouco mais bad-ass como a sinopse prometia, talvez tivesse marcado a diferença pra mim. Ainda assim, tem segunda e terceira partes e tudo pode mudar...


2. Encrenca de Non Pratt publicado por Editora Verus

Encrenca é um YA juvenil que trata de um tema sério e bem atual: a gravidez na adolescência. É um romance, mas acima de tudo parece retratar uma estória de companheirismo e amizade. A protagonista vai ser julgada de mil formas, sofrer todo tipo de discriminação, mas vai contar com a ajuda de um novo aluno do colégio, que vai aguentar a barra ao lado dela. 
Encrenca ainda não li, mas tá na minha TBR, pois parte de uma premissa que tem tudo pra fazer o leitor refletir bastante sobre aceitação e recomeços. E ainda dá pra contar com um mistério que a trama apresenta: quem é o verdadeiro pai do filho da protagonista, afinal.


3. Legend de Marie Lu (Legend #1) publicado por Rocco Jovens Leitores

Legend é uma distopia escrita pela versátil Marie Lu, uma chinesinha mega talentosa que merece ser lida. 
O livro acompanha a trajetória de dois jovens: June, a garota prodígio da República, e de Day, o criminoso mais buscado deste mesmo país. 
Os caminhos de ambos se encontram depois que o irmão de June é assassinado e Day leva a culpa pelo crime. Day precisa provar sua inocência, e June, aos poucos começa a descobrir segredos arrepiantes da nação que jurou, em breve, servir. 
É uma série que apresenta protagonistas bem maduros e uma trama cheia de reviravoltas. Recentemente foi publicado o quarto volume, Rebel, e tem resenha de Legend aqui no blog clicando AQUI 


Dezesseis   Kindred    Reiniciados

4. Dezesseis de Rachel Vincent publicado por Universo dos Livros

Dezesseis apresenta um mundo onde seres humanos são iguais. A protagonista por exemplo foi criada exatamente idêntica à outras cinco mil garotas. Ela deveria ser como as outras, sem sentimentos. Mas quando ela se apaixona, começa a perceber que tem algo de diferente, e agora precisa decidir se vai seguir adiante e arriscar a própria existência diante dessa sociedade toda controlada. Ter um gene defeituoso é uma condenação ao fim, mas desistir sem tentar também pode ser...
Eu sei que essa premissa é quase parecida com outras tramas. Essa coisa de ser perfeito, de ter que seguir as regras e de repente se descobrir diferente dos outros, já vi isso em Starters, Feios e outros, mas Dezesseis me chama muito a atenção e quero ler. Primeiro, é autoconclusivo. Segundo, dizem que a escrita de Vincent é muito boa. E em terceiro, apesar das chances de instalove, eu curto esse tipo de premissa, então com certeza vou querer arriscar.


5. Kindred de Octavia E. Butler publicado por Morro Branco

Kindred se tornou a sensação e o queridinho de um monte de bloggers que acompanho, aqui e lá fora. Octavia apresenta uma trama de viagens no tempo, mas o mais legal é a ambientação: uma Maryland antes da Guerra Civil americana, onde negros eram escravos, sofrendo todo tipo de injustiças e angústias. A protagonista vai vivenciar na pele todo o drama e terror daqueles tempos.
Kindred além de ser uma obra interessante pelo tema da viagem no tempo, traz também uma forte crítica social super importante: fala de racismo, desigualdade e ódio. A escrita precisa de Octavia faz o leitor ser literalmente transportado para a trama, e eu sei que preciso ler esse livro pra ONTEM porque tem toda a pinta de que será uma leitura 5 estrelas.


6. Reiniciados de Teri Terry publicado por Farol Literário

Essa trilogia é uma que está há mais de anos na minha TBR. É uma estória que sei que vou gostar, mas sempre esqueço de realmente conferir (desse ano não passa!).
As lembranças de Kyla, a protagonista, deveriam ter sido apagadas. Ela não deveria saber quem é e nem ter lembranças do passado, mas algo deu errado e agora ela tem alguns vislumbres. Kyla tem pesadelos de cenas que aparentemente fazem parte de seu passado, e ela terá que descobrir o que é real ou não sem demonstrar jamais suas emoções, pois o governo pode erradicar um reiniciado que deu errado.
Sei que a trama até parece com Dezesseis e Starters, mas já me elogiaram tanto as reviravoltas de Reiniciados e a escrita vibrante de Teri Terry que eu me peguei louca pra ler a trilogia assim que der. A capa também é linda e me deixa pra lá de curiosa.


Crueldade   Geekerela   Insônia


7. Crueldade de Scott Bergstrom (Cruelty #1) publicado por Editora Seguinte

Crueldade é um thriller juvenil que, segundo li em várias resenhas, surpreende por sua trama cheia de detalhes e também a ambientação, retratando lugares da Europa.
A protagonista teve o pai desaparecido, e por conta disso começa a descobrir que ele esconde alguns segredos sobre si mesmo. Agora, ela terá que assumir uma nova identidade e vai partir pela Europa pra descobrir sobre o misterioso paradeiro do pai.
Quem leu diz que o livro tem um tom mais pesado e maduro do que muitos suspenses juvenis, e há cenas de bastante ação. Sou curiosa em conferir a dualogia que teve pouca visibilidade no Brasil mas merece ser lida por quem também como eu curte um bom suspense.


8. Geekerela de Ashley Poston publicado por Editora Intrínseca

Geekerela é um YA romântico com ares de fofura pura que reconta a estória da Cinderela transportando tudo para os dias atuais.
A protagonista é uma nerd de carteirinha que é fã de um clássico da ficção científica. Ela vai participar de um concurso cujo grande prêmio é um jantar com o astro da série, um ídolo teen que quer ser mais do que um mero galã.
Todo mundo que leu Geekerela suspirou de paixão pela estória de Poston, e só de ler essa premissa mega cute já sei que também tem tudo pra me conquistar.


9. Insônia de J. R. Johansson publicado por V&R Editora

O protagonista tem o poder se se infiltrar no sonho dos outros enquanto dorme. O problema é que longe de ser um alivio, isso pra ele é mais uma maldição. Cansado de pesadelos e sonhos terríveis, ele descobre uma garota que só tem sonhos leves e tranquilos, mas quando a mesma garota passa a sofrer ameaças de morte, o próprio protagonista terá que se envolver mais do que deveria para descobrir o que está por trás disso.
A premissa de Insônia tem elementos paranormais, mas mais que tudo se revela também um suspense e essa misturinha sempre me chama a atenção. Esse é o primeiro de uma trilogia, já toda publicada no Brasil, e apesar de não ter sido muito reconhecido por aqui, dividiu opiniões de quem leu.


Caraval


10. Caraval de Stephanie Garber (Caraval #1) publicado por Editora Novo Conceito

Pra fechar com chave de ouro tem que ter Caraval nesta lista!
Um livro cheio de magia e fantasia, sobre uma ilha concorrida e misteriosa, que me conquistou. Tem ares de O Mágico de Oz, mas consegue ser também sombrio em muitos momentos.
Eu amei a ambientação caprichada e a evolução fantástica da protagonista, que começa bem chatinha mas depois se revela bem determinada.
Tem resenha de Caraval clicando AQUI



E aí? Gostaram desta nova coluna aqui do blog? Já conhecia o "Top Ten Tuesday"? Quais livros estariam na tua listinha?

Conta pra mim !!!!!!!!



Até a próxima, 


Ivy

25 comentarios:

  1. Oi, Ivy como vai? Adorei essa nova coluna. Tem livros aí dessa lista que eu ainda não li e fiquei interessado em lê-los. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Oi, Ivy!
    Ruína é uma ótima fantasia, mas uma pena que a editora nem se importa mais em lança-la aqui no Brasil.
    Achei legal esse listagem. Nunca reparei em livros com somente uma palavra.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderEliminar
  3. Oii
    Eu adoro poste assim e sempre faço no meu blog, mais como TOP5, desses ai eu só li Reiniciados e gosto bastante, pena que é uma história pouco conhecida.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. OI Ivy, adorei suas escolhas, fiquei curiosa com Ruína apesar de ser mais romance! Ainda não li Caraval, mas tenho muita vontade.
    Adorei o tema dessa vez, é tão bom falar dos livros que mais gostamos não é?!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderEliminar
  5. Oi Ivy.
    Adorei a coluna! Desses livros que citou eu já li e gostei de Caraval. E tenho muita vontade de conferir Geekerela.
    Bjus

    ResponderEliminar
  6. Eu amo esse Top 10 Terça-Feira. Fazia antigamente mas me perdi com o tempo KKKKK
    Eu só li Caraval, que é magnífico e Encrenca, que também é lindo, um dos YAs mais legais que já li.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Olá, Ivy.
    Sempre que vou responder alguma tag ou fazer uma lista parece que somem todos os livros da mente hehe. Dos que você colocou na postagem eu li Encrenca, Reiniciados, Caraval e Legend. E com exceção de Reiniciados que achei um pouco fraco, os outros eu amei todos.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  8. Oi Ivy, tudo bem?
    Adorei a ideia de ter temas diferentes. Me lembrou a vibe das TAGs. Dá pra dizer que tem semelhança, né? rs
    Dos livros citados, tenho muuuita vontade de ler Kindred. Parece forte e incrível.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderEliminar
  9. Oi Ivy.

    Eu adoro acompanhar essas listinhas que contém nos blogs, sempre pegou dicas maravilhosa. A sua não está diferente, já anotei 4 livros que despertou meu interesse.

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Dessa sua lista eu conheço só uns três, mas adorei a ideia das listinhas! Vou começar a participar também kkkk
    Eu quero muito ler Caraval e Dezesseis, eu vi bastante gente falando bem desses livros! E Kindred é uma leitura maravilhosa, foi uma das minhas melhores leituras do ano passado! Adorei seu post!

    ResponderEliminar
  11. Oii Ivy, tudo bom?
    Conheço vários livros dessa lista e tenho curiosidade em ler vários, como Geekerela, Kindred, Legend e Caraval. Achei super legal a ideia desse quadro com desafios propostos, espero que você continue com ele.
    Beijos
    Três de Dezembro

    ResponderEliminar
  12. Oi, Ivy

    Eu conheço a coluna, é bem clássica na blogosfera, né?
    Eu fiquei impressionada que você citou um monte de livros e eu li um total de zero! Hahahah
    Eu tenho Ruína, mas nem sinal de lançarem o próximo aqui... aí bate um desânimo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderEliminar
  13. Oi Ivy,

    Adorei o projeto e pelo menos metade desses eu já li e estão na minha lista de favoritos.
    Preciso muito ler Ruína pois sinto que vou amar ♥

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderEliminar
  14. Oi, tudo bem? Adorei a ideia do post! Mas, que horror, desses da postagem eu só li Encrenca :O Fiquei curiosa com Ruína, vou deixar na wishlist! Teve um tempo, há uns anos, que eu fiquei a fim de ler Dezesseis, mas passou... Kindred é uma leitura que ainda quero fazer neste ano, pois acho que já passou da hora hehe. Já ouvi falar de Geekrella, mas não fiquei com vontade de ler. Os outros não conhecia. Obrigada pelas dicas, vou ver se procuro alguns!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Oi! Encrenca e Caraval são dois livros maravilhosos que recomendo para todo mundo. Adorei a nova coluna.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderEliminar
  16. Oi Ivy!
    Só meus amores ali nessa listinha. Legend e tudo pra mim. Preciso terminar a trilogia pra sofrer com quem leu os dois outros volumes e Caraval preciso ler Lendario tambem que comprei e nao consegui pegar ainda.
    Pretendo ler Geekrela. Vi resenhas super positivas e parece divertido pacas.

    Abraços
    Emerson
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Que Tag legal! De certo modo, é uma Tag, né? Eu ainda não conhecia, achei bem diferente e criativa. Faz tanto tempo que não participo de uma Tag que nem consegui pensar rápido em livros que se encaixariam kkkk

    Mas eu adorei as suas escolhas e fiquei bem curiosa com alguns que mencionou.

    ResponderEliminar
  18. Uau, eu amei essa novidade e estou ansiosa para acompanhar mais esse quadro do seu blog. Amei conhecer esses títulos! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  19. Enquanto lia a sua publicação, fiquei pensando nos títulos que tenho na estante, que tenham uma palavra só no título e me surpreendi. Da sua lista eu já li e amei Kndred, Cinderella e Caraval

    Sai da Minha Lente

    ResponderEliminar
  20. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Apostando na Loteria

    ResponderEliminar
  21. Olá! Achei bem criativo procurar livros com apenas uma palavra no título, achei engraçado porque nunca parei para me atentar a isso e é algo que tem em muitos livros.
    Gostei das edições que mostrou aui mas, desses ainda não li nenhum.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  22. Olá,
    Que lista interessante! Confesso que não li nenhum dos livros mencionados, mas gostei dessa coisa de título de uma palavra. Acho a capa de Geekerela super bonitinha!

    ResponderEliminar
  23. Oi, Ivy!
    Conheço alguns desses. Inclusive sou doida para ler Caraval e amo Legend!
    Muito legal esse Top Ten Tuesday!
    Quero participar também.

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderEliminar
  24. OI Ivy!
    Eu AMEI Reiniciados , de verdae
    mas amei essa tag???
    QUERO MAIS!!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderEliminar
  25. Oi Ivy!
    Vários dos livros que vc citou estão na minha lista de quero ler! hahah
    Menos Dezesseis, Reiniciados, Crueldade, Insônia e Caraval.
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderEliminar