(Top Ten Tuesday #2) - 10 livros para relaxar na quarentena

em 24 de marzo de 2020

Resultado de imagen para top ten tuesday

Top Ten Tuesday é super conhecido dos blogs literários, aqui e lá na gringa.
A sessão consiste em fazer uma listinha (que pode ser de 5, 7, 10 ou até mais) de livros sempre de acordo ao tema proposto na semana.
A idéia partiu do blog The Broke and the Bookish  e atualmente os temas estão todos disponíveis lá no blog The Artsy Reader Girl  

Oiiii galerinha!!

O Top Ten Tuesday desta semana tinha tema livre, e eu tinha planejado ele há tempos. Não era pra ser esse tema. Ia escrever sobre as melhores protagonistas que já li ou algo parecido... Mas os tempos mudaram né? O mundo de repente virou do avesso e uma realidade bem triste vai sendo retratada todos os dias nos jornais. 
É pessoal, estamos vivendo tempos estranhos, de dor, de reclusão, de reflexão também. 
Vou confessar que se assisto muito as notícias, acabo me entristecendo, por isso que nesta época de ficar literalmente "de castigo" dentro de casa, tenho aproveitado para arrumar meu cantinho, viver um pouco da preguiça e, óbvio, ler muito. Ler pra distrair, ler pra relaxar, ler pra desconectar dessa rotina desconcertante que estamos tendo que viver. Eu gostaria de dizer que "um dia a gente ainda vai sentar e rir de tudo isso", mas não, nós não vamos mesmo, porque tem muita gente doente, falecendo, e cada vez mais parece que a catástrofe vai aumentando então, no mínimo, vai ser algo que vamos nos sentar e lembrar, mas em vez de rir, vamos nos sentir mais frágeis e falíveis... E diante dessa sensação de impotência gigante, só a leitura e as artes no geral possuem o poder de ainda assim roubar um sorriso, um suspiro, e nos fazer mergulhar em um universo diferente, em uma outra vida, vivendo em outra pele, desconectando um pouco de tudo isso. 

Para esses dias complicadinhos, selecionei 10 livros perfeitos pra levantar um pouquinho o astral, envolver como um abraço e emocionar como só uma boa história faz...


Em Outra Vida, Talvez?Em outra vida, talvez? by Taylor Jenkins Reid publicado por Editora Record

Taylor Jenkins é uma autora de chick lit que escreve histórias que vão muito além de um simples romance. Seus livros sempre causam impacto, são carregados de emoção e conseguem prender o leitor, do início ao fim. 
Em outra vida, talvez? apresenta a Hannah como protagonista. A vida dela está um caos, ela nem sabe o que quer da própria vida e o que esperar do futuro. Isso até seu caminho se dividir em dois! Em duas realidades distintas o leitor vai acompanhar a diferença dos rumos na vida de Hannah a partir das escolhas feitas pela protagonista e das consequências de cada uma delas. Será que ela está predestinada a passar por certas coisas independente do que escolha? Vale a pena conferir.






P.S. I Like YouP.S. I like you by Kasie West

Kasie West é uma rainha dos young adult. ela escreve estórias gostosinhas de ler, com protagonistas muito gente como a gente. 
Lily está cansada da aula chata de Química e por isso mesmo ela começou a rascunhar sua canção favorita. Quando ela chega pra aula no dia seguinte, percebe que alguém completou a letra da canção pra ela, e de bônus deixou uma mensagem. Dessa maneira imprevista, Lily e seu amigo secreto passam a se corresponder, através de mensagens deixadas na mesa que os dois compartilham em períodos opostos. Lily nem sabe quem é essa pessoa, mas se sente de repente à vontade para compartilhar segredos, pedir conselhos e desabafar um pouco. Ela descobre que esse amigo secreto tem tanto a ver com ela! Disposta a descobrir a identidade do amigo invisível, Lily vai até o fim, e o leitor fica ali, com o coração apertado, torcendo pra tudo dar certo enquanto devora as páginas dessa estória fofíssima. 






Entre a Culpa e o DesejoEntre a culpa e o desejo by Sarah MacLean publicado por Gutenberg

Esse foi um dos melhores romances de época que já li. Lady Phillipa, ou melhor Pippa, é uma aspirante a cientista. Tudo para ela pode ser explicado através da ciência, inclusive os sentimentos... especialmente o amor. 
E como uma boa cientista que é, Pippa precisa vivenciar tudo. Antes de se casar, ela quer vivenciar todas as experiências que precisa, para não ir às cegas aos braços do tal futuro marido. E para ensiná-la, ninguém melhor que o Sr. Cross, um dos sócios de seu cunhado, e... um cafajeste de primeira. 
Cross não quer saber de mais nada, mas a determinada Pippa intriga e muito. E, dessa maneira inusitada, Pippa e Cross vão descobrir que o amor é no minimo a mais incontrolável das experiências. 
Esse livro não é só romântico, doce e envolvente, mas também é engraçado e super leve. Eu me apaixonei pelas personalidades de Pippa e Cross e até hoje guardo um carinho imenso por essa obra.







Lendo de Cabeça para BaixoLendo de cabeça para baixo by Jo Platt por Editora Rocco

Lendo de cabeça para baixo é cativante, cheio de boas energias e ainda por cima nos trás uma estória de superação e recomeços. 
A protagonista, Rosalind, foi abandonada no altar! Para dar a volta por cima ela precisa se reinventar, e isso incluí partir para outro lugar, se tornar sócia numa livraria calorosa, e conhecer um vizinho pra lá de charmoso. A jornada de Ross faz o leitor vibrar e torcer muito, porque ela é real e super doce também. Foi um dos melhores chick-lits que li e para esses dias é uma recomendação que deixo com carinho...







Um Verão Na ItáliaUm verão na Itália by Carrie Elks por Editora Verus

Um verão na Itália é o primeiro de uma tetralogia que traz a estória das irmãs Shakespeare, quatro irmãs que vivem em lugares diferentes, possuem vidas diferentes mas que vão encontrar e viver um grande amor, sempre de maneira improvável e irreverente. 
Essa primeira parte, além de trazer como protagonista Cesca, uma jovem roteirista que precisa aprender a lidar com o fracasso, e Sam, um galã de Hollywood que só busca sossego, tem como pano de fundo a vibrante Itália, sempre cheia de charme, tornando a estória um show de cores, costumes e alegria. Até aqui, dos livros recomendados, este é o mais adulto, e com certeza vai encantar quem curte ler um bom romance com uma pegada mais sexy na escrita.






Teto Para DoisTeto para dois by Beth O´Leary publicado por Intrínseca

Imagina dividir o apartamento com um completo desconhecido? Ele só aparece de dia, porque trabalha de noite. E a protagonista, Tiffy, vai dormir por lá à noite. Isso é legal porque na teoria os caminhos dos dois nem precisam se cruzar. Mas acontece que Tiffy e Leon tem coisas pra tratar do apartamento. O jeito vai ser se comunicar por post-its. Quando as conversas via post-it vão se tornando mais próximas e íntimas, os dois sentem como se até já se conhecessem. Mas será que o cara a cara e a realidade da vida de ambos pode colocar tudo a perder com o tempo?
Eu amei esse livro porque além de ser engraçado e inusitado trata também de questões sérias, sem perder o bom humor e a leveza. A escrita da autora é divina, e apesar de ter 400 páginas, é aquele tipo de leitura que a gente lê sem nem perceber. 





Save The DateSave the date by Morgan Matson

Morgan Matson é uma das minhas autoras favoritas em Young Adult. Ela escreve histórias que começam parecendo simples, e aos poucos vai evoluindo, transformando seus personagens em figuras marcantes. Suas tramas sempre passam alguma mensagem e deixam no leitor aquele sensação boa de coração aquecido.
Save the date é na verdade uma comédia romântica juvenil focada em uma grande família, cheia de charme mas também conflitos. Está ambientado em Connecticut e tem bem jeitão de série americana. Charlotte, a narradora, é a caçula de 17 anos da família. Ela está mega empolgada porque neste ano todos os irmãos vão finalmente estar reunidos antes dos pais se mudarem. É o casamento da sua irmã, Linnie, e tudo tem que estar perfeito. Mas quanto mais Charlie tenta fazer tudo dar certo, mais confusão e imprevistos vão acontecendo. E o leitor vai acompanhando como, durante um fim de semana, a vida de Charlie e de sua família vai mudando, rumo a caminhos que eles nem imaginam.





Since YouSince you´ve been gone by Morgan Matson

Outra vez Morgan Matson reinando neste Top Ten. Since you´ve been gone é um dos meus favoritos da autora, porque é diferente. O livro não foca em um romance adolescente, mas na amizade entre duas garotas bem diferentes. 
Emily sempre se sentiu segura por ter Sloane, sua melhor amiga, sempre ao lado, como apoio e incentivadora. Mas agora Sloane partiu, sem deixar um endereço, sem dar qualquer explicação. O que aconteceu com a Sloane e como encontrá-la outra vez?
A garota deixou para trás uma lista, com treze tarefas que Emily jamais faria, mas deveria. Acreditando que cada tarefa é uma pista que conduz à Sloane, Emily vai cumprindo cada loucura, até aprender a viver e aceitar o inesperado de braços abertos.
Esse livro é incrível. O começo parecia tedioso, e eu achei que nem fosse gostar, mas quando começou a se desenrolar a trama se revelou preciosa e cativante, e no final me apaixonei por cada personagem, especialmente Sloane. Se você se interessou, corre pra conferir a resenha dele.






Good Omens: Belas MaldiçõesGood Omens - Belas Maldições by Neil Gaiman e Terry Pratchett publicado por Bertrand Brasil

O fim do mundo e o Apocalipse ganharam uma nova cara nessa releitura de Neil Gaiman e Terry Pratchett, e tudo ficou muito engraçado. O fim do mundo é inevitável, e será num sábado. Mas quem sabe se um anjo intelectual e um demônio sarcástico excessivamente apegados com as maravilhas da Terra unissem forças para evitar o Grande Plano, quem sabe ainda dava pra adiar tudo mais um pouquinho. O Anti Cristo foi trocado mesmo e ninguém sabe onde ele se perdeu.... Se o anjo e o demônio se apressarem, e (eles vão precisar de ajuda!), pode até ser que eles consigam deter o pequeno Anticristo e ainda chegarem à tempo para jantar um bom sushi. 
Esse livro arranca gargalhadas, é original e absurdamente hilário. Descobri Neil Gaiman através dessa obra e até hoje lembro da história com um imenso carinho. O vício foi tão grande que depois corri pra conferir também a série, da Amazon, que aliás está super fiel à história do livro.





Minha Vida (Não Tão) PerfeitaMinha vida (não tão) perfeita by Sophie Kinsella publicado por Editora Record

Sophie Kinsella é quase uma unanimidade quando se fala em romance fofo que entretém e cativa. Ela é a autora da série Becky Bloom e de vários outros livros que encantam leitores há anos. 
Minha vida (não tão) perfeita é um dos mais recentes dela, e me conquistou por trazer uma estória moderna, atual e bem escrita com uma protagonista que vai ter que aprender (à força mesmo) a encarar a realidade e aceitar quem é. Cat Brenner tem um Instagram dos sonhos, e faz sua vida aparentar ser igualmente abastada. Mas a realidade está muito distante disso, e quando Cat é finalmente demitida por sua chefe super exigente, ela vai ter que voltar às origens lá na sua cidadezinha natal e mostrar que talento e versatilidade vem de berço, onde quer que ela esteja. 
O romance desse livro é bem bacana, mas o mais legal é a estória de perdão, de segunda chances e recomeços que Kinsella traz. Vale a pena conferir e se lançar em mais essa estória da autora.



Um grande beijo e, por favor, fiquem em casa galerinha.!!!


Ivy

12 comentarios:

  1. Oi Ivy
    Agora que estamos de quarentena eu tô pegando todo tipo de indicação possível haha alguns eu já li, como Entre a culpa e o desejo que é muito divertido, ri horrores, e Teto para dois, que é ótimo! Eu queria muito ler esses livros da Morgan, mas acho essas capas péssimas hahaha
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Oi, Ivy como vai? Que situação é essa que a humanidade está experienciando com o vírus nefasto não é mesm! Excelente as indicações. Já li alguns da lista e gostei dos que eu li. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá, Ivy.
    Eu sou dessas que fico nervosa e não consigo prestar atenção nos livros hehe. Mas vou experimentar as dicas que você trouxe. Inclusive Lendo de cabeça para baixo está de grátis na Amazon.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  4. Oi, Ivy!

    Concordo plenamente com você. Com tanta coisa ruim acontecendo, eu prefiro assistir aos jornais essenciais, e ir para outro mundo nos livros, pro desespero não começar a nos consumir. Se manter informado é importante, mas se distrair e manter a saúde mental também é. Adorei as suas recomendações! Já li Em outra vida, talvez?, Lendo de cabeça pra baixo, Minha vida não tão perfeita, Um verão na itália, e são todas leituras bem leves. Tô pra ler Teto para dois, que todos falam tão bem a respeito!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Olá, tudo bem? Aiii, que demais esse post e essas dicas! Eu estou tentando fugir das notícias, pois isso só deixa a gente pior, então estou focada em estudar, fazer os trabalhos da faculdade e ler meus livrinhos queridos, haha. Ótimas dicas!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderEliminar
  6. Oi Ivy, tudo bem?
    Eu ando meio ansiosa com essa situação toda e minha leitura não tá fluindo. :(
    Mas adorei sua lista, cheia de indicações leves. Estou louca pra conferir Teto Para Dois e assim que sair uma promoção quero comprar!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderEliminar
  7. Amei sua listinha! Desses eu li apenas "teto para dois" (que amei taaaanto) e "um verão na Itália" (que gostei bastante). Já conheci a escrita da Kasie West por outra obra, mas tenho vontade de ler esse livro dela. Com as ofertas de e-books grátis na Amazon, baixei "lendo de cabeça para baixo" e quero ler em breve.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderEliminar
  8. Dentre todos, só Good Omens está por aqui haha, mas sendo sério, nessa quarentena eu não estou lendo livro que relaxe ou que seja mais rapidinho não. Talvez eu queira ocupar minha mente já que posso ter um foco maior e esquecer um pouco o que estamos vivendo. Sério, não aguento mais notícias a cada minuto de coisas que só vão aumentando e ficando pior. (@yelloobow/@lunetaliterária)

    ResponderEliminar
  9. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oi Ivy, tudo bem?
      Da tua lista, eu só conheço a metade, incluindo "Good Omens", porque Pratchett e Gaiman não tem como ser ruim, e "Teto para dois", do qual eu li umas resenhas bem positivas e cuja premissa me conquistou de cara porque achei bem diferenciada se comparada com uns chick-lits que andaram saindo nos últimos meses. Mas sou grata pelas dicas e sem dúvida vou anotá-las para um futuro próximo.
      Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
      http://www.osvampirosportenhos.com.br

      Eliminar
  10. Adorei essa listagem! Conheço alguns títulos, outros vi pela primeira vez aqui e já anotei as dicas! Amo uma leitura bem levinha, com um belo romance também! Amo Teto Para Dois e estou muito curiosa para ler sobre as irmãs Shakespeare!

    ResponderEliminar